Data: a confirmar
Objetivo:
- Apresentar a Prática Recomendada ABNT PR 2030 e o Guia Secovi-SP ESG: Melhores práticas para o setor imobiliário, reforçando a sua importância para consolidação dos conceitos ligados ao ESG aplicados ao setor;
- Ampliar e aprofundar a compreensão dos desafios ambientais, sociais e de governança e como eles podem representar riscos e ameaças e, ao mesmo tempo, o caminho para a alcançar a sustentabilidade do negócio a longo prazo;
- Conhecer as etapas necessárias para avançar na jornada ESG;
- Compreender os estágios de maturidade em relação às práticas ESG e como estabelecer metas de evolução.
Público-alvo:
- Profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, com experiência em setores diversos interessados no tema aplicado ao setor imobiliário;
- Profissionais que atuam ou desejam atuar na área de sustentabilidade com foco nas práticas ESG;
- Executivos, líderes, gestores e profissionais que apoiam a alta liderança que tenham como objetivo trazer a pauta ESG para seus negócios.
Módulo 1 – Apresentação / Aquecimento
- Apresentação do facilitador;
- Check-in dos participantes;
- Mapeamento de Expectativas (ferramenta on-line);
- Apresentação do “plano de aula”;
- Apresentação das Referências do Ecossistema ESG;
Módulo 2 – Contextualização Sustentabilidade e ESG
- Sustentabilidade um conceito em evolução;
- Linha do tempo da sustentabilidade;
- Evolução do conceito Responsabilidade Social;
- Entendendo a Governança Corporativa;
- A origem do termo ESG.
Módulo 3 – Pacto Global, ODS e Agenda 2030
- 10 Princípios Universais do Pacto Global
- Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
- ODS x ESG
Módulo 4 – Conceitos ESG
- O Termo ESG
- Novo olhar para a sustentabilidade
- ESG: 1.0 e visão ampliada
- Conceito ESG
- A importância do ESG com instrumento de gestão
- Temas e Critérios Relevantes ESG (overview dos 42 critérios da ABNT PR2030)
Módulo 5 – Jornada ESG para as organizações
- Apresentação dos 7 Passos para incorporar o ESG na Organização;
- A importância de ter uma intenção estratégica;
- Conhecer o que já é feito (diagnóstico);
- Definir os temas materiais (Materialidade e priorização);
- Definir Objetivos e Metas;
- Definir e estabelecer os processos para ESG (inclui o olhar interno e externo como cadeia de valor e suprimentos);
- Estrutura para medir e monitorar o que foi planejado;
- Aspectos formais, transparência: o desafio do relato e comunicação.
Módulo 6 – Temas e Critérios do Eixo Ambiental (E) – Conceitos e Exemplos de Práticas
- Conceituação do eixo ambiental, com destaque para os conceitos e exemplos de práticas nos seguintes temas materiais do setor:
- Mudanças Climáticas (mitigação e adaptação);
- Energia;
- Recursos Hídricos (água);
- Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (uso da terra);
- Economia Circular e Gestão de Resíduos.
Módulo 7 – Temas e Critérios do Eixo Social (S) – Conceitos e Exemplos de Práticas
- Conceituação do eixo social, com destaque para os conceitos e exemplos de práticas nos seguintes temas materiais do setor:
- Relações e Práticas de Trabalho (Saúde e Segurança Ocupacional e Desenvolvimento Profissional, Qualidade de Vida);
- Direitos humanos;
- Diversidade, equidade e inclusão;
- Diálogo Social e desenvolvimento territorial (ações de impacto na comunidade);
- Responsabilidade na Cadeia de Valor (Fornecedores e Clientes);
Módulo 8 – Temas e Critérios do Eixo Governança (G) – Conceitos e Exemplos de Práticas
- Conceituação do eixo Governança, com destaque para os para os conceitos e exemplos de práticas nos seguintes temas materiais do setor:
- Governança Corporativa
- Conduta Empresarial
- Práticas de Controle e Gestão
- Transparência na Gestão
Módulo 9 –Modelo de Avaliação e Direcionamento organizacional
- Conceituação dos estágios
- Orientação para Aplicação do Modelo
- Exemplos práticos de análise
Módulo 10 – Desafios e oportunidades para as empresas na aplicação do ESG
- Principais questões Regulatórias Nacionais e Internacionais;
- Finanças Sustentáveis, a visão dos agentes financeiros e oportunidades em para as empresas;
- Negócios de Impacto;
- Considerações finais.
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar ideias constantemente e dividir com o docente suas experiências. Serão utilizadas proposições de problemas e discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos participantes.
- Guia Secovi-SP ESG: Melhores Práticas para o setor imobiliário
- ABNT PR 2030:2022 Ambiental, Social e Governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações.
Certificado
Serão fornecidos certificados on-line aos alunos que tiverem uma frequência mínima de 75%.
Carga horária: 18 horas
Formatos:
On-line – Transmissão ao vivo via Zoom – no formato reunião, que possibilita aos alunos que acompanham a aula ao vivo, habilitarem câmera e microfone para a participação.
O conteúdo das aulas será gravado e ficará à disposição do aluno até 15 dias corridos do final do curso (14/11/24), possibilitando que o aluno possa assistir em outro horário – sem prejuízo de marcação de presença e com a possibilidade de rever quantas vezes for necessário o material apresentado em aula.
Pontuação:
70 PONTOS
Informações Importantes:
REGISTRO DE PRESENÇA
Online – de acordo com o registro de acesso na plataforma Zoom – ao vivo ou gravado
TRANSMISSÃO
- A qualidade do vídeo depende da conexão da internet e do equipamento utilizado pelo aluno.
- O áudio pode conter ruídos do ambiente.
- O aluno poderá utilizar-se do microfone para a sua participação interativa nas aulas ao vivo, porém poderá optar por fazer a sua comunicação através do Chat, a fim de interagir com perguntas ou comentários.
DIREITO E USO DA IMAGEM E VOZ
- Diante do conteúdo programático, sendo o curso transmitido via plataforma de Streaming (Zoom, Google Meet ou similar) e permitindo a depender do formato (webinar ou reunião), haverá a habilitação do microfone e câmera/vídeo, aumentando a interatividade entre os participantes.
- Na necessidade de regular questões oriundas do direito e uso da imagem e voz, bem como o consentimento necessário no âmbito da Legislação de Proteção de Dados (LGPD), o ALUNO adquirente declara estar ciente que:
- As aulas serão gravadas e arquivadas por prazo indeterminado pela UniSecovi;
- As gravações das aulas referidas acima serão disponibilizadas aos demais alunos que desejarem assisti-las em qualquer momento depois da aula ao vivo, até que os acessos sejam bloqueados pela UniSecovi, passados 10 dias corridos do término do curso;
- No que pese o conteúdo ser gravado e reproduzido, a plataforma de transmissão permite ao participante desativar seu próprio microfone e câmera/vídeo, permanecendo em aula, podendo participar através do chat disponível.
- Ciente dos termos descritos no item 1, neste ato, o ALUNO que espontaneamente decidir habilitar seu vídeo e/ou microfone, concede ao SECOVI-SP a captura de sua IMAGEM e VOZ, durante a participação das aulas online, para gravação, reprodução, bem como, para comercialização do conteúdo captado durante a aula, autorizando o uso de sua imagem e voz para os fins descritos no presente.
A PRESENTE AUTORIZAÇÃO É CONCEDIDA A TÍTULO GRATUITO.
INVESTIMENTO
- Os valores para associados/Representados do Secovi-SP são concedidos para funcionários de empresas (em dia c/ as contribuições), com o consentimento dessas, de acordo com o CNPJ indicado no ato da inscrição.
Consequentemente o Documento de Cobrança, referente a inscrição será SEMPRE EMITIDO EM NOME daquele que possui o benefício (valor c/ desconto).
- Procedimento de emissão de Documento de cobrança ou Notas Fiscais de Prestação de Serviços:
- A emissão do documento de cobrança (p/ associados/Representados do Secovi-SP) ou da NF. (p/ o público demais), ocorre após a prestação de serviço, portanto não temos como proceder com a emissão dos mesmos antes que o curso aconteça. As emissões são efetuadas de forma rateada entre os meses em que ocorre o curso, e de acordo com a quantidade de aulas que o mesmo teve no mês, com base na Legislação do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), Decreto: 53.151 de 17 de maio de 2012.
- Emissão do Documento de cobrança para o público Associado e/ou Representado:
O Documento de cobrança relativo a atividades que compõem o objeto social do SECOVI-SP, desenvolvidas em benefício de seus associados/Representados. De acordo com a Solução de Consulta SF/DJUG N. 17/2021, tais atividades não constituem prestação de serviço, de modo que não devem ser objeto da emissão de nota fiscal de serviço.
- Emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviços para o público Não Associado/Representado:
Os valores para aqueles que não fazem parte da categoria representada sindicalmente pela entidade, implica em emissão da NFs-e
- Os pagamentos parcelados no boleto só serão aceitos desde que a primeira parcela seja quitada antes da data de início do curso e a última parcela quitada até a data de término do curso
- Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
O curso poderá ser cancelado ou adiado pela UniSecovi por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;- Serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária vinculada ao CNPJ/CPF do campo SACADO, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- O reembolso será feito única e exclusivamente em nome do SACADO. Caso a compra tenha sido paga pelo aluno, o mesmo deverá encaminhar carta de anuência da empresa assinada pelo procurador legal da mesma e, uma cópia do contrato social da empresa, para verificação de poderes da assinatura do procurador;
- Em caso de desistência por opção do aluno, será retido 10% do valor da inscrição, a título de compensação por despesas administrativas, além da retenção do valor proporcional relativo as aulas realizadas ou as Notas Fiscais emitidas até o momento da solicitação do aluno.
Diversos
- Inclui material didático fornecido pelos docentes e certificado da Universidade Secovi (disponibilizados online).
- Por conta de possíveis imprevistos, a Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários e docentes previamente programados.
- A viabilização do curso dependerá de um número mínimo de inscritos em cada modalidade.
Mais informações e inscrições:
Contato: (11) 5591-1300
WhatsApp: (11) 9*7098-0858
E-mail: uni@secovi.com.br
Local: On-line
Detalhes do Curso
- Leituras 0
- Quizzes 0
- Duração 10 weeks
- Nível de Habilidade All levels
- Linguagem Inglês
- Alunos 0
- Critérios de avaliação Sim