Data: 18/05 a 30/11/2022 (segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h).
Objetivo: O programa completo é composto por palestra introdutória, seis cursos e palestra de encerramento – oferece capacitação em todas as atividades para realização de loteamentos, demonstrando os problemas, as dificuldades e os caminhos mais adequados para os empreendedores deste segmento evitarem prejuízos, sanções administrativas e até criminais, por falta de conhecimento da legislação, de procedimentos e de cuidados hoje absolutamente necessários.
Webinar: Desenvolvimento Urbano Inteligente e Sustentável
Público-alvo: Empresários, gerentes e encarregados de setores específicos de empresas que atuam na atividade de loteamento e de desenvolvimento urbano; proprietários de glebas; agrimensores, engenheiros, arquitetos, empreiteiros de obras e serviços de loteamentos, advogados e outros profissionais prestadores de serviços, estudantes, servidores públicos e demais interessados na área de parcelamento do solo urbano.
- Aprimorar e complementar conhecimentos de profissionais do setor público e privado que atuam na área de parcelamento do solo urbano, visando a melhoria da qualidade dos projetos, a execução de obras e serviços, atendimento ao cliente e as exigências legais – urbanísticas, ambientais, saneamento básico, aprovações, registro imobiliário, comercialização, incidências tributárias e administração do empreendimento, inclusive regularização urbanística e registraria de loteamento – transmitindo experiências e apresentação de “cases” para facilitar o entendimento dos temas que serão apresentados.
- Capacitar proprietários de glebas, iniciadores na atividade de loteamento, estudantes, prestadores de serviços, funcionários públicos e demais interessados para atuar em atividades específicas de parcelamento do solo urbano.
- Conscientizar empreendedores e profissionais da inciativa privada e do poder público, sobre a necessidade de exercerem suas funções com zelo e responsabilidade, para evitar surpresas desagradáveis que poderão lhes causar prejuízos, sanções administrativas e criminais.
- Enfatiza sobre a importância de produção de lotes com qualidade e legalidade para dar aos empreendedores e compradores a segurança e a tranquilidade a que têm direito na venda e compra de lotes.
- Proporcionar ao aluno que for aprovado, condições para requerer à Universidade Secovi-SP, a sua certificação profissional de Gestor de Atividade Específica do Curso que fizer, mediante o atendimento de alguns requisitos.
Programação
Programa de cursos de atividades específicas de loteamentos
Palestra de abertura – Visão global da atividade de loteamento
Carga horária: 3h
Data: 18/05/2022
- Noções gerais sobre aspectos legais, urbanísticos, ambientais, comerciais e econômicos, aprovações, registro, implantação de obras e serviços, comercialização e administração do empreendimento.
Curso de Estudos de viabilidade de loteamentos
Carga horária: 21h
Datas: 23, 25, 30/05 | 01, 06, 08 e 13/06/2022
-
- Legislações aplicáveis nas atividades de loteamentos
- Viabilidade legal
- Viabilidade urbanística
- Viabilidade ambiental e de saneamento
- Viabilidade comercial
- Análise econômica e financeira 1ª parte
- Análise econômica e financeira 2ª parte
Curso de projetos paisagístico e urbanístico
Carga horária: 21h
Datas: 15, 20, 22, 27, 29/06 | 04 e 27/07/2022
- Levantamento planialtimétrico e cadastral da gleba
- Metodologias para desenvolvimento coletivo do projeto (Charrette)
- Estudos preliminares do projeto urbanístico – considerando aspectos técnicos, sociais e urbanístico
- Desenvolvimento do projeto urbanístico com ênfase em Soluções Ambientais: drenagem urbana e permeabilidade do solo
- Projeto Paisagístico parte 1 | Agenda Verde: jardins de chuva e outras soluções paisagísticas/ambientais parte 2
- Loteamentos com Qualificação Urbana e Bairros Planejados
- Desenvolvimento urbano inteligente e sustentável: Como empreender em grandes e pequenas cidades
Curso de projetos de infraestrutura
Carga horária: 21h
Datas: 01, 03, 08, 10, 15, 17 e 29/08/2022
- Projeto de terraplenagem
- Laudos geotécnicos e estabilização de taludes
- Projeto de drenagem superficial
- Abastecimento de água – sistema público e sistema alternativo isolado
- Esgoto: Coleta, transporte, tratamento e destinação
- Energia elétrica: Aérea e subterrânea parte 1 | Sistemas de Infraestrutura Integrados (gás, saneamento, drenagem e energia subterrânea) parte 2
- Sistema viário | Pavimentação, mobilidade e usos
Curso de aprovações, implantação e entrega de obras e serviços
Carga horária: 21h
Datas: 31/08 | 05, 12, 14, 19, 21 e 26/09/2022
-
- Pré-aprovação e aprovação na prefeitura e no GRAPROHAB
- Regularização urbanística e registro de loteamento regularizado
- Planta urbanística ambiental – Parte 1 Diagnóstico, laudos, flora e fauna
- Planta urbanística ambiental – Parte 2 Elaboração
- Implantação de obras e serviços de loteamentos
- Entrega de obras e serviços -TVO – LO – TCRA – Redes de Água/Esgoto e Energia Elétrica
- Condomínios de lotes X loteamentos: Aspectos Civis, Registrais e Urbanísticos
Curso de Contratos e registro de loteamento
Carga horária: 21h
Datas: 28/09 | 03, 05, 10, 17, 19 e 24/10/2022
- Contrato de parceria
- Contrato Padrão: Alienação Fiduciária e Compromisso de Venda e Compra
- Contrato de Intermediação de Vendas e Contrato de Obras e de Serviços parte 1 | Atualizações Jurídicas: PL (Projetos-Lei) e Legislações recentes que afetam a Área de Desenvolvimento Urbano parte 2
- Responsabilidade Ambiental – Civil e Criminal
- Registro Imobiliário de Loteamento e do Instrumento de Compromisso de Venda de lotes
- Era Digital: Registro Eletrônico de Loteamentos e Comercialização Eletrônica de Lotes
- Inadimplência em Contratos com Alienação Fiduciária parte1 | Os Reflexos da Lei da Liberdade Econômica e da Lei do Superendividamento parte 2
Curso de administração, comunicação, comercialização e marketing do empreendimento
Carga horária: 21h
Datas: 26, 31/10 | 07, 16, 21, 23 e 29/11/2022
- Controles Operacionais e Administrativos do Empreendimento – Parte 01
- Controles Operacionais e Administrativos do Empreendimento – Parte 02
- Associação de Adquirentes / O novo Perfil do Consumidor
- Marketing e comercialização
- Tecnologia e Inovação parte 1 | Comunicação na Era Digital parte 2
- Estruturação Societária e Legislação Tributária
- Pinga Fogo – Perguntas e Respostas de Especialistas para Esclarecimentos de
Palestra de encerramento – Startups para a área de Loteamentos e Apresentação de um Case de um empreendimento
Carga horária: 3h
Data: 30/11/2022
O programa foi organizado, tendo como estratégias, em cada curso, várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar ideias e dividir com os docentes suas próprias experiências, proporcionando uma ampla visão do tema apresentado nas diversas aulas, através de conhecimentos, informações e experiências de um corpo docente integrado por doutores, mestres, empresários e consultores do Secovi-SP, especialistas que atuam na área de parcelamento do solo urbano.
Avaliação da Aprendizagem
A avaliação é realizada considerando os seguintes critérios:
- Será realizada prova de avaliação online ao término do programa completo dos cursos com a finalidade de identificar o nível de aprendizagem conforme os objetivos estabelecidos*
- Nota: de 0 a 10 pontos
- Média de aprovação: 6,0 (seis)
- Frequência mínima para aprovação: 75%
- Válida apenas para alunos inscritos no programa completo
*Importante: Caso o aluno não realize a prova no período definido ao término do curso, o mesmo poderá solicitar uma prova substitutiva, a qual será cobrada uma taxa fixa de R$ 100,00
Perfil dos docentes
Doutores, mestres, especialistas e empresários do setor que atuam como profissionais nas respectivas áreas dos temas das aulas.
Coordenadora: Mariângela Machado – Atua em Desenvolvimento Urbano há 39 anos, com formação em Análise de Sistemas pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), com especialização pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pós-graduação em Negócios Imobiliários pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Título de GParsolo (Gestora de Empreendimentos Privados de Desenvolvimento Urbano), diretora de Associações em Loteamentos e Bairros Planejados do Secovi-SP, membro do CDU (Comitê de Desenvolvimento Urbano Aelo/Secovi-SP/SindusCon-SP), conselheira da ADIT Brasil, diretora da Focus Consultoria em Desenvolvimento Urbano & Gestão.
Certificado
Aos alunos que participarem em cursos individuais e que tiverem uma frequência mínima de 75% das aulas a UniSecovi, emitirá certificado online do respectivo curso.
Aos alunos que participarem do programa completo que forem aprovados com média mínima de 6 e que tiverem uma frequência mínima de 75% das aulas, será fornecido certificado online de conclusão com êxito do Programa de Cursos de Loteamentos.
Carga horária: 132 horas
Certificação profissional:
Os alunos que concluírem com êxito o curso completo (6 módulos com 132 horas/aula) presencial ou por transmissão simultânea pela internet, terão direito a se candidatar à importante Certificação Profissional de Gestor da Atividade correspondente ao curso concluído com êxito e frequência mínima de 75%.
Investimento:
Programa completo – Carga horária 132h – Transmissão Simultânea: | ||||||
Participantes | À vista | Parcelado | ||||
Associados AELO, Secovi-SP, ADIT, IBRADIM, SINDUSCON SP, funcionários de órgãos públicos e estudantes | R$ 3.920,00 | 2x R$ 2.067,00 | 3x R$ 1.391,00 | 4x R$ 1.053,00 | 5x R$ 850,00 | 10x R$ 568,00 |
Representados | R$ 4.410,00 | 2x R$ 2.326,00 | 3x R$ 1.565,00 | 4x R$ 1.185,00 | 5x R$ 956,00 | 10x R$ 639,00 |
Não Associados | R$ 4.900,00 | 2x R$ 2.584,00 | 3x R$ 1.739,00 | 4x R$ 1.316,00 | 5x R$ 1.063,00 | 10x R$ 710,00 |
Cursos individuais – Carga horária 21h | ||||||
Participantes | À vista | Parcelado | ||||
Associados AELO, Secovi-SP, ADIT, IBRADIM, SINDUSCON SP, funcionários de órgãos públicos e estudantes | R$ 680,00 | 2x R$ 358,00 | 3x R$ 241,00 | 4x R$ 182,00 | 5x R$ 147,00 | 10x R$ 98,00 |
Representados | R$ 765,00 | 2x R$ 403,00 | 3x R$ 271,00 | 4x R$ 205,00 | 5x R$ 166,00 | 10x R$ 110,00 |
Não Associados | R$ 850,00 | 2x R$ 448,00 | 3x R$ 301,00 | 4x R$ 228,00 | 5x R$ 184,00 | 10x R$ 123,00 |
Informações Importantes:
Observação: (MODALIDADE DE TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA – AO VIVO)
- A transmissão Simultânea é feita pela plataforma zoom no formato reunião, que possibilita o aluno habilitar câmera e microfone, melhorando assim a interação docente x aluno.
- Após a realização da aula ao vivo, o conteúdo permanece gravado e disponível aos alunos até 10 dias corridos após a data final do curso, possibilitando que o mesmo possa assistir em outro horário – sem prejudicar a presença, e rever o que foi apresentado em aula.
- A qualidade do vídeo depende da conexão da internet e do equipamento utilizado pelo aluno.
- O áudio pode conter ruídos do ambiente.
- Mesmo havendo microfones na sala e orientações para utilizá-los, os alunos da aula presencial podem acabar não usando o aparelho no momento de fazer perguntas ou comentários.
- Perguntas sobre o conteúdo das aulas e ou informações técnicas sobre a transmissão ao vivo devem ser enviadas pelo chat.
- Formação de turma para transmissão simultânea dependerá do número mínimo de interessados.
DIREITO E USO DA IMAGEM E VOZ
- Diante do conteúdo programático, sendo o curso transmitido via plataforma de Streaming (Zoom, Google Meet ou similar) e permitindo a depender do formato (webinar ou reunião), a habilitação do microfone e câmera/vídeo, aumentando a interatividade entre os participantes, na necessidade de regular questões oriundas do direito e uso da imagem e voz, bem como o consentimento necessário no âmbito da Legislação de Proteção de Dados, o ALUNO adquirente declara estar ciente que:
- As aulas serão gravadas e arquivadas por prazo indeterminado pela UniSecovi;
- As gravações das aulas referidas acima serão disponibilizadas aos demais alunos que desejarem assistí-las em qualquer momento depois da aula ao vivo, até que os acessos sejam bloqueados pela UniSecovi depois do término do curso;
- No que pese o conteúdo ser gravado e reproduzido, a plataforma de transmissão permite ao participante desativar seu próprio microfone e câmera/vídeo, permanecendo em aula, podendo participar através do chat disponível.
- Ciente dos termos descritos no item 1, neste ato, o ALUNO que espontaneamente decidir habilitar seu vídeo e/ou microfone, concede ao SECOVI-SP a captura de sua IMAGEM e VOZ, durante a participação das aulas online, para gravação, reprodução, bem como comercialização do conteúdo captado durante a aula, autorizando o uso de sua imagem e voz, para os fins descritos no presente. A PRESENTE AUTORIZAÇÃO É CONCEDIDA A TÍTULO GRATUITO.
Observação: Modalidade presencial
- Para viabilização das aulas no formato presencial é necessário no mínimo 15 alunos nesta modalidade, se ficar abaixo desta quantidade, os alunos inscritos no presencial serão transferidos para o módulo de transmissão e reembolsados no valor da diferença entre os módulos. Vale ressaltar que, caso algum docente não se sinta confortável com a aula presencial, em virtude do momento da pandemia vigente, o mesmo pode solicitar a realização desta por transmissão simultânea.
Observação: Investimento
- Os valores para associados do Secovi-SP são concedidos para funcionários de empresas associadas – com o consentimento dessas, de acordo com o CNPJ indicado no ato da inscrição.
Consequentemente o Documento de Cobrança, referente a inscrição será em nome da empresa que tem o benefício do valor com desconto
O Documento de cobrança relativo a atividades que compõem o objeto social do SECOVI-SP desenvolvidas, em benefício de seus associados/Representados. Nos termos da Solução de Consulta SF/DJUG N. 17/2021, tais atividades não constituem prestação de serviço, de modo que não devem ser objeto da emissão de nota fiscal de serviço. - Procedimento de emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviços para o público não Associado/Representado:
A emissão da NF ocorre após a prestação de serviço, portanto não temos como proceder com a emissão da nota antes que o curso aconteça. A Nota Fiscal é enviada rateada entre os meses em que ocorre o curso, e de acordo com a quantidade de aulas que o mesmo teve no mês, com base na Legislação do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), Decreto: 53.151 de 17 de Maio de 2012. - Os pagamentos parcelados no boleto só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
- Em casos de cancelamento ou adiamento do curso: O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;
- Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária vinculada ao CNPJ/CPF do campo SACADO, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 30 (trinta) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da uni@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome do SACADO – Caso a compra tenha sido paga pelo aluno, o mesmo deverá encaminhar carta de anuência da empresa assinada pelo procurador legal da mesma e, uma cópia do contrato social da empresa, para verificação de poderes da assinatura do procurador.
- Em caso de desistência por opção do aluno do curso presencial ou da transmissão simultânea, será retido 10% do valor pago, a título de compensação por despesas administrativas, além da retenção do valor proporcional relativo às aulas realizadas ou às Notas Fiscais emitidas até o momento da solicitação do aluno.
Observação: Diversos
- Inclui material didático fornecido pelos docentes (disponibilizado online na área do aluno) e certificado em formato digital da Universidade Secovi.
- Por conta de possíveis imprevistos, a Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários, local das aulas e docentes previamente programados.
- Água e bebidas disponíveis na máquina de café do mezanino serão oferecidas gratuitamente aos alunos da modalidade presencial. Outras bebidas e alimentos podem ser comprados na máquina de autoatendimento.
PATROCÍNIO:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
APOIO:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Mais informações e inscrições:
Contato: (11) 5591-1300
E-mail: uni@secovi.com.br
Local: Secovi-SP – Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100
Detalhes do Curso
- Leituras 0
- Quizzes 0
- Duração 50 horas
- Nível de Habilidade All levels
- Linguagem Inglês
- Alunos 0
- Critérios de avaliação Sim