Data: 09/04 a 12/09/2024 (Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.)
Objetivo: O programa completo é composto por palestra introdutória, seis cursos e palestra de encerramento – oferece capacitação em todas as atividades para realização de loteamentos, demonstrando os problemas, as dificuldades e os caminhos mais adequados para os empreendedores deste segmento evitarem prejuízos, sanções administrativas e até criminais, por falta de conhecimento da legislação, de procedimentos e de cuidados hoje absolutamente necessários.
Webinar: Desenvolvimento Urbano Inteligente e Sustentável
Público-alvo: Empresários, gerentes e encarregados de setores específicos de empresas que atuam na atividade de loteamento e de desenvolvimento urbano; proprietários de glebas; agrimensores, engenheiros, arquitetos, empreiteiros de obras e serviços de loteamentos, advogados e outros profissionais prestadores de serviços, estudantes, servidores públicos e demais interessados na área de parcelamento do solo urbano.
- Aprimorar e complementar conhecimentos de profissionais do setor público e privado que atuam na área de parcelamento do solo urbano, visando a melhoria da qualidade dos projetos, a execução de obras e serviços, atendimento ao cliente e as exigências legais – urbanísticas, ambientais, saneamento básico, aprovações, registro imobiliário, comercialização, incidências tributárias e administração do empreendimento, inclusive regularização urbanística e registraria de loteamento – transmitindo experiências e apresentação de “cases” para facilitar o entendimento dos temas que serão apresentados.
- Capacitar proprietários de glebas, iniciadores na atividade de loteamento, estudantes, prestadores de serviços, funcionários públicos e demais interessados para atuar em atividades específicas de parcelamento do solo urbano.
- Conscientizar empreendedores e profissionais da inciativa privada e do poder público, sobre a necessidade de exercerem suas funções com zelo e responsabilidade, para evitar surpresas desagradáveis que poderão lhes causar prejuízos, sanções administrativas e criminais.
- Enfatiza sobre a importância de produção de lotes com qualidade e legalidade para dar aos empreendedores e compradores a segurança e a tranquilidade a que têm direito na venda e compra de lotes.
- Proporcionar ao aluno que for aprovado, condições para requerer à Universidade Secovi-SP, a sua certificação profissional de Gestor de Atividade Específica do Curso que fizer, mediante o atendimento de alguns requisitos.
Programação
Programa de cursos de atividades específicas de loteamentos
Palestra de abertura – Visão global da atividade de loteamento
Carga horária: 3h
Data: 09/04/2024
- Noções gerais sobre aspectos legais, urbanísticos, ambientais, comerciais e econômicos, aprovações, registro, implantação de obras e serviços, comercialização e administração do empreendimento.
Curso de Estudos de viabilidade de loteamentos
Carga horária: 21h
Datas: 11, 16, 18, 23, 25, 30/04 e 02/05/2024
-
- Legislações aplicáveis nas atividades de loteamentos
- Viabilidade legal
- Viabilidade urbanística
- Viabilidade ambiental e de saneamento
- Viabilidade Comercial
- Análise econômica e financeira – 1ª parte
- Análise econômica e financeira – 2ª parte
Curso de Projetos Paisagístico e Urbanístico
Carga horária: 21h
Datas: 07, 09, 14, 16, 21, 23 e 28/05
- Levantamento planialtimétrico e cadastral da gleba
- Estudos preliminares do projeto urbanístico – considerando aspectos técnicos, sociais e urbanístico
- Desenvolvimento do Projeto Urbanístico, Drenagem Urbana, Permeabilidade do solo e Soluções Renováveis
- Parte 01 – Projeto Paisagístico e Parte 02 – Agenda Verde: jardins de chuva e outras soluções paisagísticas/ambientais
- Metodologias para Desenvolvimento Coletivo do Projeto (Charrette)
- Loteamentos com Qualificação Urbana e Bairros Planejados
- Desenvolvimento urbano inteligente e sustentável
Curso de Projetos de Infraestrutura
Carga horária: 21h
Datas: 04, 06, 11, 13, 18, 20 e 25/06/2024
- Projeto de Terraplenagem
- Laudos Geotécnicos e Estabilização de taludes
- Projeto de Drenagem Superficial
- Abastecimento de água – Sistema público e Sistema alternativo isolado
- Esgoto: Coleta, Transporte, Tratamento e Destinação
- Parte 01 – Energia Elétrica e Parte 02 – Sistemas Fotovoltaicos
- Parte 01- Sistema Viário Pavimentação e Parte 02 – Pavimentação do Concreto (Votorantim)
Curso de Aprovações, Implantação e Entrega de obras e serviços
Carga horária: 21h
Datas: 27/06 | 02, 04, 11, 16, 18 e 23/07/2024
-
- Pré-aprovação e aprovação na prefeitura e no GRAPROHAB
- Regularização urbanística e registro de loteamento regularizado
- Planta urbanística ambiental – Diagnóstico, Laudos Flora e Fauna
- Planta urbanística ambiental – Infraestrutura Verde com Intervenção em APP
- Implantação de obras e serviços de loteamentos
- Entrega de obras e serviços: TVO, LO, TCRA – Redes de Água/Esgoto e Energia Elétrica
- Condomínios de lotes X Loteamentos: Aspectos Civis, Registrais e Urbanísticos
Curso de Contratos e Registro de Loteamentos
Carga horária: 21h
Datas: 25, 30/07 | 01, 06, 08, 13 e 15/08/2024
- Contrato de parceria
- Contrato Padrão: Alienação Fiduciária e Compromisso de Venda e Compra
- Responsabilidade Ambiental – Civil e Criminal
- Parte 01 – Inadimplência em Contratos com Alienação Fiduciária e Parte 02 – Julgados mais recentes da área de desenvolvimento urbano.
- Registro Imobiliário de Loteamento e do Instrumento de Compromisso de Venda de lotes
- Era Digital: Registro Eletrônico de Loteamentos e Comercialização Eletrônica de Lotes
- Parte 01 – Inadimplência em Contratos com Alienação Fiduciária e Parte 02 – Código de Defesa do Consumidor com ênfase nas atividades de Desenvolvimento Urbano
Curso de Administração, Inovação, Comercialização e Marketing
Carga horária: 21h
Datas: 20, 22, 27, 29/08 | 03, 05 e 10/09/2024
- Estruturação Societária e Legislação Tributária
- Marketing e comercialização
- Controles Operacionais e Administrativos do Empreendimento – Parte 01
- Controles Operacionais e Administrativos do Empreendimento – Parte 02
- Associação de Adquirentes / O novo Perfil do Consumidor
- Tecnologia e Inovação
- Branding X Placemaking
Palestra de encerramento – Case de um empreendimento
Carga horária: 3h
Data: 12/09/2024
O programa foi organizado, tendo como estratégias, em cada curso, várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar ideias e dividir com os docentes suas próprias experiências, proporcionando uma ampla visão do tema apresentado nas diversas aulas, através de conhecimentos, informações e experiências de um corpo docente integrado por doutores, mestres, empresários e consultores especialistas que atuam na área de parcelamento do solo urbano.
Avaliação da Aprendizagem
A avaliação é realizada considerando os seguintes critérios:
- Será realizada prova de avaliação online ao término do programa completo dos cursos com a finalidade de identificar o nível de aprendizagem conforme os objetivos estabelecidos*
- Nota: de 0 a 10 pontos
- Aprovação: exige-se nota mínima de 6,0 (seis) pontos.
- Frequência mínima para aprovação: 75%
- Válida apenas para alunos inscritos no programa completo
*Importante: Caso o aluno não realize a prova no período definido ao término do curso, ele poderá solicitar uma prova substitutiva, a qual será cobrada uma taxa fixa de R$ 100,00.
Perfil dos docentes
Doutores, mestres, especialistas e empresários do setor que atuam como profissionais nas respectivas áreas dos temas das aulas.
Coordenadora: Mariângela Machado – Atua na área de Desenvolvimento Urbano a mais de 30 anos, com formação em Análise de Sistemas pela PUC, especialização pela UNICAMP e Pós-Graduada em Negócios Imobiliários pela FAAP.
Título de Gestora de Empreendimentos Privados de Desenvolvimento Urbano.
Diretora de Associações em Loteamentos & Bairros Planejados do SECOVI SP.
Membro do CDU (Comitê de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo).
Conselheira Consultiva da ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico).
Gestora da AELO (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano).
Membro da Comissão de Loteamentos e Comunidades Planejadas e da Comissão de Negócios Imobiliários do IBRADIM (Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário) e Coordenadora de cursos na área de Desenvolvimento Urbano.
Coordenadora do Grupo GPARSOLO (Gestores de Parcelamento do Solo.
Sócia Proprietária da Consultoria FOCUS TRADING DESENVOVIMENTO URBANO & GESTÃO EMPRESARIAL.
Certificado
Aos alunos que participarem em cursos individuais e que tiverem uma frequência mínima de 75% das aulas:
– a Universidade Secovi emitirá um certificado online do respectivo curso.
Aos alunos que participarem do programa completo e que forem aprovados com nota mínima de 6 pontos e que tiverem uma frequência mínima de 75% das aulas:
– será fornecido o certificado online de conclusão com êxito no Programa de Cursos de Loteamentos e estarão aptos a se candidataram para obter a designação técnica GPARSOLO, após o atendimento de outras exigências.
Carga horária: 132 horas
Certificação profissional:
Os alunos que concluírem com êxito o Curso Completo (6 módulos com 132 horas/aula), com no mínimo 75 % de frequência e nota mínima 6 pontos na avaliação final, terão direito a se candidatar à importante Certificação Profissional de Gestor de Parcelamento do Solo.
Formato:
On-line – Transmissão ao vivo via Zoom – no formato reunião, que possibilita aos alunos que acompanham a aula ao vivo, habilitarem câmera e microfone para a participação.
O conteúdo das aulas será gravado e ficará à disposição do aluno até 15 dias corridos do final do curso, ou seja, o curso encerra dia 12/09/24, as aulas gravadas ficam acessíveis somente até o dia 27/09/24, possibilitando que o aluno possa assistir em outro horário – sem prejuízo de marcação de presença e com a possibilidade de rever quantas vezes for necessário o material apresentado.
Investimento:
Programa completo – Carga horária 132h | ||||||
Participantes | À vista | Parcelado | ||||
Associados: SECOVI-SP, ADU-GO, AEAT, AELO-SP | MG e AELO-Tap, ADIT, AD NOTARE, ALFA, ASBEA-SP, IBRADIM, INSTITUTO DE ENGENHARIA, SINDUSCON-SP, Funcionários de órgãos públicos e estudantes | R$ 3.920,00 | 2x R$ 2.067,00 | 3x R$ 1.378,00 | 4x R$ 1.033,00 | 5x R$ 827,00 | 8x R$ 516,00 |
Representados | R$ 4.410,00 | 2x R$ 2.326,00 | 3x R$ 1.550,00 | 4x R$ 1.163,00 | 5x R$ 930,00 | 8x R$ 581,00 |
Não Associados | R$ 4.900,00 | 2x R$ 2.584,00 | 3x R$ 1.723,00 | 4x R$ 1.292,00 | 5x R$ 1.033,00 | 8x R$ 646,00 |
Cursos individuais – Carga horária 21h | ||||||
Participantes | À vista | Parcelado | ||||
Associados: SECOVI-SP, ADU-GO, AEAT, AELO-SP | MG e AELO-Tap, ADIT, AD NOTARE, ALFA, ASBEA-SP, IBRADIM, INSTITUTO DE ENGENHARIA, SINDUSCON-SP, Funcionários de órgãos públicos e estudantes | R$ 680,00 | 2x R$ 358,00 | 3x R$ 239,00 | 4x R$ 179,00 | 5x R$ 143,00 | 8x R$ 89,00 |
Representados | R$ 765,00 | 2x R$ 403,00 | 3x R$ 269,00 | 4x R$ 201,00 | 5x R$ 161,00 | 8x R$ 100,00 |
Não Associados | R$ 850,00 | 2x R$ 448,00 | 3x R$ 298,00 | 4x R$ 224,00 | 5x R$ 179,00 | 8x R$ 112,00 |
Informações Importantes:
FORMATOS
Apenas On-line.
REGISTRO DE PRESENÇA
Online – de acordo com o registro de acesso na plataforma Zoom – ao vivo ou gravado
TRANSMISSÃO
- A qualidade do vídeo depende da conexão da internet e do equipamento utilizado pelo aluno.
- O áudio pode conter ruídos do ambiente.
- O aluno poderá utilizar-se do microfone para a sua participação interativa nas aulas ao vivo, porém poderá optar por fazer a sua comunicação através do Chat, a fim de interagir com perguntas ou comentários.
DIREITO E USO DA IMAGEM E VOZ
- Diante do conteúdo programático, sendo o curso transmitido via plataforma de Streaming (Zoom, Google Meet ou similar) e permitindo a depender do formato (webinar ou reunião), haverá a habilitação do microfone e câmera/vídeo, aumentando a interatividade entre os participantes.
- Na necessidade de regular questões oriundas do direito e uso da imagem e voz, bem como o consentimento necessário no âmbito da Legislação de Proteção de Dados (LGPD), o ALUNO adquirente declara estar ciente que:
- As aulas serão gravadas e arquivadas por prazo indeterminado pela UniSecovi;
- As gravações das aulas referidas acima serão disponibilizadas aos demais alunos que desejarem assisti-las em qualquer momento depois da aula ao vivo, até que os acessos sejam bloqueados pela UniSecovi, passados 10 dias corridos do término do curso;
- No que pese o conteúdo ser gravado e reproduzido, a plataforma de transmissão permite ao participante desativar seu próprio microfone e câmera/vídeo, permanecendo em aula, podendo participar através do chat disponível.
- Ciente dos termos descritos no item 1, neste ato, o ALUNO que espontaneamente decidir habilitar seu vídeo e/ou microfone, concede ao SECOVI-SP a captura de sua IMAGEM e VOZ, durante a participação das aulas online, para gravação, reprodução, bem como, para comercialização do conteúdo captado durante a aula, autorizando o uso de sua imagem e voz para os fins descritos no presente.
A PRESENTE AUTORIZAÇÃO É CONCEDIDA A TÍTULO GRATUITO.
INVESTIMENTO
- Os valores para associados/Representados do Secovi-SP são concedidos para funcionários de empresas (em dia c/ as contribuições), com o consentimento dessas, de acordo com o CNPJ indicado no ato da inscrição.
Consequentemente o Documento de Cobrança, referente a inscrição será SEMPRE EMITIDO EM NOME daquele que possui o benefício (valor c/ desconto).
- Procedimento de emissão de Documento de cobrança ou Notas Fiscais de Prestação de Serviços:
- A emissão do documento de cobrança (p/ associados/Representados do Secovi-SP) ou da NF. (p/ o público demais), ocorre após a prestação de serviço, portanto não temos como proceder com a emissão dos mesmos antes que o curso aconteça. As emissões são efetuadas de forma rateada entre os meses em que ocorre o curso, e de acordo com a quantidade de aulas que o mesmo teve no mês, com base na Legislação do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), Decreto: 53.151 de 17 de maio de 2012.
- Emissão do Documento de cobrança para o público Associado e/ou Representado:
O Documento de cobrança relativo a atividades que compõem o objeto social do SECOVI-SP, desenvolvidas em benefício de seus associados/Representados. De acordo com a Solução de Consulta SF/DJUG N. 17/2021, tais atividades não constituem prestação de serviço, de modo que não devem ser objeto da emissão de nota fiscal de serviço.
- Emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviços para o público Não Associado/Representado:
Os valores para aqueles que não fazem parte da categoria representada sindicalmente pela entidade, implica em emissão da NFs-e
- Os pagamentos parcelados no boleto só serão aceitos desde que a primeira parcela seja quitada antes da data de início do curso e a última parcela quitada até a data de término do curso
- Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
O curso poderá ser cancelado ou adiado pela UniSecovi por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;- Serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária vinculada ao CNPJ/CPF do campo SACADO, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- O reembolso será feito única e exclusivamente em nome do SACADO. Caso a compra tenha sido paga pelo aluno, o mesmo deverá encaminhar carta de anuência da empresa assinada pelo procurador legal da mesma e, uma cópia do contrato social da empresa, para verificação de poderes da assinatura do procurador;
- Em caso de desistência por opção do aluno, será retido 10% do valor da inscrição, a título de compensação por despesas administrativas, além da retenção do valor proporcional relativo as aulas realizadas ou as Notas Fiscais emitidas até o momento da solicitação do aluno.
Diversos
- Inclui material didático fornecido pelos docentes e certificado da Universidade Secovi (disponibilizados online).
- Por conta de possíveis imprevistos, a Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários e docentes previamente programados.
- A viabilização do curso dependerá de um número mínimo de inscritos em cada modalidade.
PATROCÍNIO:
APOIO:
Mais informações e inscrições:
Contato: (11) 5591-1300
WhatsApp: (11) 9*7098-0858
E-mail: uni@secovi.com.br
Local: Secovi-SP – Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100
Detalhes do Curso
- Leituras 0
- Quizzes 0
- Duração 50 horas
- Nível de Habilidade All levels
- Linguagem Inglês
- Alunos 0
- Critérios de avaliação Sim