Data: a confirmar
Objetivo: Proporcionar aos participantes uma visão geral da manutenção, uso e operação de edifícios residenciais em condomínio, através de conceituação técnica e legal, que visa estabelecer as atividades necessárias para a preservação do ambiente construído, resguardando as condições de habitabilidade, segurança e sustentabilidade para todos os usuários.
Compreender e reconhecer que a implementação adequada da manutenção predial, é imprescindível para a mitigação de riscos no condomínio, assim como, redução de custos operacionais e a valorização patrimonial.
Webinar: Manutenção Predial em Condomínios
Público-alvo: Este curso destina-se à iniciação de gerentes prediais, zeladores, supervisores, profissionais da área e demais interessados em atuar neste segmento.
Pré-requisitos:
Não há.
Programação
Demonstrar aos participantes que a gestão da manutenção predial é uma ação que integra os conhecimentos técnicos e legais, com comportamentos e atitudes preventivas. Estabelecer relações de responsabilidade do síndico, usuários e prestadores de serviço. Desenvolver capacidade para identificar os tipos de manutenção e para localizar as normas técnicas e legislação em vigor, pertinentes à manutenção predial. Estabelecer critérios básicos para a contratação segura e gestão de terceiros. Possibilitar o planejamento das atividades necessárias para a gestão da manutenção e o controle dos respectivos documentos técnicos e legais, visando preservar as garantias e responsabilidades técnicas dos serviços prestados. Reconhecer que um adequado programa de manutenção preventiva, agrega valor à gestão predial e a todos os usuários do condomínio.
- Caracterização técnica e legal do objeto de uma incorporação imobiliária, o condomínio
- Sistemas construtivos de um edifício e equipamentos instalados
- Legislação Federal, Estadual e Municipal relacionadas à manutenção e conservação predial;
- Normas brasileiras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) aplicáveis à manutenção, uso e operação do condomínio
- Sistema de gestão da manutenção predial em condomínios residenciais
- Principais diretrizes para contratação de empresas capacitadas e especializadas
- Elaboração de programa básico de manutenção preventiva para edifício residencial
Sobre o condomínio edilício
- Da construção à manutenção, uso e operação
- Manutenção predial: responsabilidades, controle e acompanhamento
- Responsável legal e as administradoras de condomínio, gestores, zeladores e intervenientes
Sobre a Legislação Federal
- Normas Regulamentadoras (NR) – Ministério do Trabalho e Previdência (MTb)
- Normas brasileiras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
- Prazos e obrigatoriedade
- Competências profissionais, responsabilidades técnicas envolvidas
Sobre a Legislação Estadual
- Regulamento de segurança contra incêndios das edificações e áreas de risco
- Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros
- AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – prazos de renovação
- Código Sanitário e legislação em vigor correlacionadas com a manutenção predial
Legislação Municipal e interfaces no condomínio
- Código de obras
- Acessibilidade em edificações
- Transporte vertical – elevadores
- Leis específicas do município de São Paulo sobre a manutenção e conservação de edifícios
Sistemas construtivos e equipamentos
- Estrutura
- Paredes e revestimentos
- Esquadrias
- Cobertura e impermeabilização
- Instalações hidráulicas (água fria e quente, esgoto e águas pluviais)
- Instalações de gás
- Instalações elétricas e SPDA
- Sistema de segurança contra incêndio
- Transporte vertical – elevadores
- Automação predial
- Ventilação e exaustão forçada
- Equipamentos de lazer
- Paisagismo
- Controle de pragas urbanas
Manutenção, uso e operação do edifício
- Requisitos básicos
- Visão geral da norma brasileira ABNT NBR 5674
- Controle e acompanhamento
- Equipe de manutenção local
- Contratação de empresas capacitadas e especializadas
- Responsabilidade técnica das empresas, fornecedores e prestadores de serviço
- Programa de manutenção preventiva
- Acessibilidade
- Sustentabilidade
Foram organizadas, como estratégias, várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente ideias e dividir com o docente suas próprias experiências. Serão apresentados Estudos de Caso e proposições de problemas para discussão em grupo.
Avaliação
Não haverá avaliação final.
Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos que tiverem uma frequência mínima de 75%.
Carga horária: 30 horas
Pontuação:
VALE PONTOS
Formatos:
Presencial – A UNISECOVI está localizada na sede do Secovi-SP, na Rua Dr. Bacelar, 1043 – Vila Clementino – São Paulo/SP – 04026-002 – Onde serão realizadas todas as aulas presenciais.
On-line – Transmissão ao vivo via Zoom – no formato reunião, que possibilita aos alunos que acompanham a aula ao vivo, habilitarem câmera e microfone para a participação.
O conteúdo das aulas será gravado e ficará à disposição do aluno até 10 dias corridos do final do curso, possibilitando que o aluno possa assistir em outro horário – sem prejuízo de marcação de presença e também com a possibilidade de rever quantas vezes for necessário o material apresentado em aula.
Informações Importantes:
TRANSMISSÃO
- A qualidade do vídeo depende da conexão da internet e do equipamento utilizado pelo aluno.
- O áudio pode conter ruídos do ambiente.
- Mesmo havendo microfones na sala e orientações para utilizá-los, os alunos da aula presencial podem acabar não usando o aparelho no momento de fazer perguntas ou comentários.
- O aluno poderá utilizar-se do microfone para a sua participação interativa nas aulas ao vivo, porém poderá optar por fazer a sua comunicação através do Chat, a fim de interagir com perguntas ou comentários
DIREITO E USO DA IMAGEM E VOZ
- Diante do conteúdo programático, sendo o curso transmitido via plataforma de Streaming (Zoom, Google Meet ou similar) e permitindo a depender do formato (webinar ou reunião), haverá a habilitação do microfone e câmera/vídeo, aumentando a interatividade entre os participantes.
- Na necessidade de regular questões oriundas do direito e uso da imagem e voz, bem como o consentimento necessário no âmbito da Legislação de Proteção de Dados (LGPD), o ALUNO adquirente declara estar ciente que:
- As aulas serão gravadas e arquivadas por prazo indeterminado pela UniSecovi;
- As gravações das aulas referidas acima serão disponibilizadas aos demais alunos que desejarem assisti-las em qualquer momento depois da aula ao vivo, até que os acessos sejam bloqueados pela UniSecovi, passados 10 dias corridos do término do curso;
- No que pese o conteúdo ser gravado e reproduzido, a plataforma de transmissão permite ao participante desativar seu próprio microfone e câmera/vídeo, permanecendo em aula, podendo participar através do chat disponível.
- Ciente dos termos descritos no item 1, neste ato, o ALUNO que espontaneamente decidir habilitar seu vídeo e/ou microfone, concede ao SECOVI-SP a captura de sua IMAGEM e VOZ, durante a participação das aulas online, para gravação, reprodução, bem como, para comercialização do conteúdo captado durante a aula, autorizando o uso de sua imagem e voz para os fins descritos no presente.
A PRESENTE AUTORIZAÇÃO É CONCEDIDA A TÍTULO GRATUITO.
INVESTIMENTO
- Os valores para associados/Representados do Secovi-SP são concedidos para funcionários de empresas (em dia c/ as contribuições), com o consentimento dessas, de acordo com o CNPJ indicado no ato da inscrição.
Consequentemente o Documento de Cobrança, referente a inscrição será SEMPRE EMITIDO EM NOME daquele que possui o benefício (valor c/ desconto).
- Procedimento de emissão de Documento de cobrança ou Notas Fiscais de Prestação de Serviços:
- A emissão do documento de cobrança (p/ associados/Representados do Secovi-SP) ou da NF. (p/ o público demais), ocorre após a prestação de serviço, portanto não temos como proceder com a emissão dos mesmos antes que o curso aconteça. As emissões são efetuadas de forma rateada entre os meses em que ocorre o curso, e de acordo com a quantidade de aulas que o mesmo teve no mês, com base na Legislação do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), Decreto: 53.151 de 17 de maio de 2012.
- Emissão do Documento de cobrança para o público Associado e/ou Representado:
O Documento de cobrança relativo a atividades que compõem o objeto social do SECOVI-SP, desenvolvidas em benefício de seus associados/Representados. De acordo com a Solução de Consulta SF/DJUG N. 17/2021, tais atividades não constituem prestação de serviço, de modo que não devem ser objeto da emissão de nota fiscal de serviço.
- Emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviços para o público Não Associado/Representado:
Os valores para aqueles que não fazem parte da categoria representada sindicalmente pela entidade, implica em emissão da NFs-e
- Os pagamentos parcelados no boleto só serão aceitos desde que a primeira parcela seja quitada antes da data de início do curso e a última parcela quitada até a data de término do curso
- Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
O curso poderá ser cancelado ou adiado pela UniSecovi por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;- Serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária vinculada ao CNPJ/CPF do campo SACADO, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- O reembolso será feito única e exclusivamente em nome do SACADO. Caso a compra tenha sido paga pelo aluno, o mesmo deverá encaminhar carta de anuência da empresa assinada pelo procurador legal da mesma e, uma cópia do contrato social da empresa, para verificação de poderes da assinatura do procurador;
- Em caso de desistência por opção do aluno, será retido 10% do valor da inscrição, a título de compensação por despesas administrativas, além da retenção do valor proporcional relativo as aulas realizadas ou as Notas Fiscais emitidas até o momento da solicitação do aluno.
Diversos
- Inclui material didático fornecido pelos docentes e certificado da Universidade Secovi (disponibilizados online).
- Por conta de possíveis imprevistos, a Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários e docentes previamente programados.
- A viabilização do curso dependerá de um número mínimo de inscritos em cada modalidade.
- Água e bebidas disponíveis na máquina de café do mezanino serão oferecidas gratuitamente aos alunos da modalidade presencial. Outras bebidas e alimentos podem ser comprados na máquina de autoatendimento.
Mais informações e inscrições:
Contato: (11) 5591-1300
WhatsApp: (11) 9*7098-0858
E-mail: uni@secovi.com.br
Local: Secovi-SP – Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100
Detalhes do Curso
- Leituras 0
- Quizzes 0
- Duração 50 horas
- Nível de Habilidade All levels
- Linguagem Inglês
- Alunos 0
- Critérios de avaliação Sim