Encontro de síndicos em Campinas aborda sustentabilidade em condomínios
A edição de 2011 do Encontro de Síndicos e Administradoras de Condomínios de Campinas e Região, que aconteceu nesta quinta-feira, 28/4, tratou de um tema com interesse crescente nos condomínios: sustentabilidade. Síndicos, subsíndicos e administradoras de condomínio puderam se informar sobre coleta seletiva e reciclagem de óleo.
O palestrante Cheda Nami Filho, tesoureiro da ONG EDH (Ecologia e Dignidade Humana), falou sobre os tipos de lixo e reciclagem. “Lixos são os restos das atividades humanas, considerados inúteis pelos geradores. No entanto, muitas vezes podem ser reciclados. Depende de cada um decidir se aquilo é material inútil ou fonte de materiais e renda”.
Segundo Cheda, no Brasil, há uma lei que estabelece que todos são responsáveis pelo lixo e pela reciclagem. “Além da legislação humana, a natureza também tem a sua própria lei: ela devolve às pessoas as agressões que sofre”.
O tesoureiro da EDH deu ainda uma dica que pode facilitar a reciclagem. Muitas pessoas separam o material reciclado por categorias (plástico, papel, vidro). No entanto, no País, os caminhões que fazem a coleta juntam tudo. Por isso, é preciso apenas separar o que é orgânico e o que é reciclável.
Célia Marcondes, presidente da Ecóleo (Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível), considera o óleo como um dos principais responsáveis pela poluição do meio ambiente. “Quando ele é jogado no lixo ou na pia, polui rios, córregos, riachos e o solo”. E os danos não são apenas os ambientais. O óleo pode, ainda, entupir os canos de residências, condomínios e da própria rede de esgotos.
Célia ressaltou também as vantagens do óleo quando reciclado, que pode ser utilizado para produzir biodiesel, ração animal, tintas e vernizes, sabão, cosméticos, velas, entre outros. “A reciclagem faz o óleo deixar de ser um problema e se tornar uma solução para outras questões, como a geração de empregos”.
Para Kelma Camargo, diretora geral do Secovi-SP em Campinas, sustentabilidade é um tema fundamental atualmente. “É preciso ter novas atitudes e fazer mais pelo meio ambiente. Não só pelo planeta, pois ele, de uma forma ou de outra, encontra um caminho de se salvar. Mas e nós, estamos preparados para isso? Quando temos atitudes sustentáveis, é a nós mesmos que estamos tentando salvar”, afirma.
O vice-presidente do Interior do Sindicato, Flavio Amary, destacou, ainda, a importância da realização deste encontro, que acontece anualmente em todas as unidades regionais do Secovi-SP. “Estas oportunidades são ótimas para trocarmos informações e conhecimento sobre diversos assuntos imprescindíveis no dia a dia do condomínio”.