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      Incorporação imobiliária

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      Incorporação Imobiliária

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      Data: A confirmar


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      Inscreva-se na Transmissão Simultânea


      Objetivo: Proporcionar aos participantes, conhecimentos gerais sobre a atividade de incorporação imobiliária, desde a prospecção e aquisição do terreno até a construção e entrega do empreendimento, passando pelos aspectos relacionados ao direito imobiliário, a gestão da inovação no setor, a contabilidade específica para incorporadoras, a sustentabilidade no setor, ao plano diretor e zoneamento, aos conceitos básicos da arquitetura e a estimativa de áreas de projeto, ao processo de comercialização das unidades, a análise econômica e financeira de empreendimentos, além do compartilhamento de casos reais vivenciados por convidados e pelo corpo docente, composto por experientes profissionais do setor.

      Público-alvo:Este curso destina-se a empresários, gerentes de incorporação, engenheiros, arquitetos, advogados, gerentes de vendas, investidores e qualquer outro profissional interessado em conhecer a atividade de incorporação imobiliária.

      Pré-requisitos:Ter conhecimentos básicos de operação de planilha eletrônica Excel e trazer notebook com este software instalado para uma aula prática de análise econômica e financeira.

      Competência: Ao final deste curso, o participante terá adquirido conhecimentos gerais sobre a atividade de incorporação imobiliária, de acordo com os temas descritos no programa abaixo.

      Programação

      Introdução a atividade de incorporação imobiliária (1 aula)

      • Visão geral de um empreendimento imobiliário

      Prospecção, aquisição de terrenos (1 aula)

      • Estudo da vocação do terreno
      • Análise preliminar da Legislação Urbana (restrições e potenciais)
      • Análise do terreno (infraestrutura, topografia, solo, contaminação/lençol freático, documentação)
      • Estudo das exigências e restrições dos órgãos públicos envolvidos (zoneamento, uso e ocupação do solo, enquadramento em Operação Urbana e Outorga, exigências em outras instâncias )
      • Pesquisa de mercado e Estudo da vocação do terreno
      • Estudos de arquitetura
      • Aspectos da negociação com proprietários
      • Formas de Pagamento: dinheiro ou permutas

      Definição de produto e lançamento (1 aula)

      • Pesquisa de mercado, definição de produto e projeto legal e preparativos para o lançamento

      Cases (1 aula)

      • Apresentações de dois cases por dois incorporadores convidados

      Aspectos contábeis para incorporadoras (1 aula)

      • Apresentação de aspectos contábeis específicos para empresas incorporadoras

      Inovação (1 aula)

      • Como se preparar para a indústria da construção 0

      Coordenação de projetos e BIM (1 aula)

      • Como realizar a coordenação de todos os projetos. Noções básicas sobre o Building Information Modeling (BIM)

      Gestão do empreendimento (4 aulas)

      • Contratos de Serviços
        • Contratação da construtora
        • Desenvolvimento de projetos técnicos
        • Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos
        • Montagem do canteiro de obras
      • Acompanhamento da obra
        • Acompanhamento da obra (previsto x realizado)
        • Revisão de projetos em razão de imposições técnicas
        • Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos
        • Regularização da construção com vistas ao “habite-se”
        • Elaboração do orçamento da obra
        • Cronograma físico financeiro
        • Qualidade e responsabilidades na construção civil – normalização, garantias, vida útil e normas de desempenho
      • Finalização e entrega do empreendimento
        • Emissão de certidões necessárias ao “habite-se”
        • Vistorias pelos órgãos públicos
        • Emissão de alvarás diversos
        • Vistoria pelos adquirentes
        • Entrega das chaves
        • Assembleia de instalação do condomínio
      • Outros aspectos relacionados a gestão do empreendimento
        • Relacionamento com os clientes
        • Compliance e governança corporativa

      Fontes de Financiamento e Mercado (3 aulas)

      • Fontes Alternativas de Recursos
      • Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
      • Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)
      • Sistemas de financiamento para famílias de baixa renda
      • Operações de financiamento na Caixa Econômica Federal
      • Mercado imobiliário e economia

      Plano Diretor e Zoneamento (3 aulas)

      • Evolução histórica
      • Conceitos norteadores do Plano Diretor Estratégico e da Lei de Zoneamento
      • Zonas e categorias de uso
      • Parâmetros urbanísticos
      • Quota ambiental
      • Retrofit e reforma / Código de Obras
      • Áreas de interesse social
      • Exemplos práticos de busca
      • Estudo de viabilidade técnico-legal e estimativa de áreas de projeto

      Sustentabilidade no Setor Imobiliário (2 aulas)

      • Conceitos de sustentabilidade
      • Problemas socioambientais e econômicos no planeta e no desenvolvimento imobiliário
      • Possíveis soluções para um desenvolvimento imobiliário sustentável
      • Custos adicionais e benefícios econômicos da construção sustentável
      • Apresentações sobre as principais certificações ambientais de edifícios existentes no país

      Aprovações e licenciamentos (1 aula)

      • Aprovações e licenciamentos de incorporações imobiliárias

      Direito imobiliário (7 aulas)

      • Lei 4591/64 de Incorporações Imobiliárias
      • Patrimônio de afetação
      • Alienação fiduciária
      • Modelos de aquisição de terrenos para incorporação
      • Montagem jurídica e registro do Memorial de Incorporação
      • Registro Imobiliário e documentações
      • Contrato de alienação de unidades sob a ótica da Lei 786/18
      • Elaboração e registro da Convenção de Condomínio
      • Estruturação societária e tributação
      • Responsabilidades dos envolvidos numa incorporação imobiliária
      • Gestão de Prevenção e Solução de Conflitos Imobiliários

      Mercado de capitais (1 aula)

      • Instrumentos do mercado de capitais para o setor imobiliário

      Registro eletrônico de imóveis (1 aula)

      • Visão geral sobre as ferramentas disponíveis para interação com o Registro de Imóveis Eletrônico, por meio das centrais registradoras.

      Lançamento e comercialização (2 aulas)

      • Definição de produto, da campanha e das peças de marketing
      • Treinamento da equipe de vendas e abertura do processo de comercialização
      • Dados de mercado

      Marketing digital para incorporadoras imobiliárias (3 aulas)

      • Utilização de Big Data, redes sociais, ferramentas e mídias digitais

      Análise econômica e financeira de incorporações imobiliárias (3 aulas)

      • Composição do VGV, dos custos e despesas do empreendimento (obra, propaganda e marketing, juros, administração da incorporação, jurídicas, administrativas da SPE, impostos, corretagem, outorga )
      • Conceitos básicos dos principais indicadores econômicos e financeiros utilizados nas análises de empreendimentos imobiliários (Valor Presente Líquido, Taxa interna de Retorno- TIR, Pay- Back, Margem Estática, Investimentos, Retornos, Fluxo de Caixa, )
      • Exercícios práticos de análise econômica e financeira de incorporações imobiliárias em planilha Excel fornecida pelo docente

      Trabalho de Conclusão de Curso TCC (1 aula online gravada opcional)

      • Pesquisa, escrita e metodologia científica
      • Aplicativos para organização da bibliografia
        (Aula online gravada, para quem optar por redigir artigo)

      Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitam ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas metodologias ativas, proposições de problemas, discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.

      Trabalho de Conclusão de Curso:

      Os alunos poderão optar entre a realização de uma prova final online e a entrega de um artigo (monografia) com formatação de acordo com a NBR 14.724:2011 (Trabalhos acadêmicos – Apresentação), em até 30 dias após o término das aulas, sobre temas relacionados ao setor imobiliário, com tamanho entre 15 e 20 páginas (Incluindo a bibliografia e anexos). Será fornecido um template com padrões de espaçamento, tipos e tamanhos de fontes.

      A comunicação por parte do aluno sobre sua opção de redigir artigo deve ocorrer em até 10 dias após a data de início do curso, pois se não houver comunicação até esta data, será considerado que o aluno optou pela realização da prova final. Existem vagas para até 6 alunos entregarem artigos, que serão preenchidas pela ordem de recebimento da comunicação. Os artigos aprovados poderão ser publicados na página www.unisecovi.com.br/categoria/artigos/ se autorizados pelos autores. Neste caso a UniSecovi contratará profissional especializado para realizar revisão gramatical dos textos.

      Certificado

      Serão emitidos certificados online aos alunos que entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dentro do prazo estabelecido no item 7 acima, tiverem nota igual ou maior que 6,0 no TCC ou na Prova Final e tiverem frequência mínima de 75% ao final do curso. O prazo para a divulgação da nota do TCC é de até 30 dias após a data de recebimento do trabalho e a nota da Prova Final online é informada no momento do seu término. A emissão do certificado online é realizado em até 15 dias após a divulgação da nota da prova ou do TCC.

      Carga horária: 114 horas de aulas expositivas.

      (Para as turmas presenciais podem haver até 6 aulas por transmissão online ao vivo)

      Uma aula online opcional (gravada) de 3 horas sobre pesquisa, escrita e metodologia científica.

      Até 3 horas de orientação para cada autor de artigo, realizada por docente ou profissional do setor indicado pela UniSecovi.

      Pontuação:

      Investimento:

      Presencial
      Participantes À vista com desconto Parcelado
       

      Sócios Secovi

       

      R$ 4.608,00

      2x
      R$ 2.327,00
      3x
      R$ 1.566,00
      4x
      R$ 1.186,00
      5x
      R$ 958,00
      8x R$ 668,00
      (somente cartão de crédito)
       

      Representados

       

      R$ 5.184,00

      2x
      R$ 2.617,00
      3x
      R$ 1.762,00
      4x
      R$ 1.334,00
      5x
      R$ 1.078,00
      8x R$ 751,00
      (cartão de crédito)
      Demais Interessados  

      R$ 5.760,00

      2x
      R$ 2.908,00
      3x
      R$ 1.958,00
      4x
      R$ 1.483,00
      5x
      R$ 1.198,00
      8x R$ 835,00
      (cartão de crédito)

       

      Transmissão Simultânea

      Participantes

      À vista com desconto

      Parcelado
       

      Sócios Secovi

       

      R$ 1.566,00

      2x
      R$ 790,00
      3x
      R$ 532,00
      4x
      R$ 403,00
      5x
      R$ 325,00
      8x R$ 227,00
      (cartão de crédito)
       

      Representados

       

      R$ 1.762,00

      2x
      R$ 889,00
      3x
      R$ 599,00
      4x
      R$ 453,00
      5x
      R$ 366,00
      8x R$ 255,00
      (cartão de crédito)
      Demais Interessados  

      R$ 1.958,00

      2x
      R$ 988,00
      3x
      R$ 665,00
      4x
      R$ 504,00
      5x
      R$ 407,00
      8x R$ 283,00
      (cartão de crédito)

       


      Inscreva-se na Aula Presencial
      Inscreva-se na Transmissão Simultânea



      Observação: (Para a modalidade de transmissão simultânea)

      • A modalidade de transmissão simultânea é a filmagem da aula presencial, que é transmitida ao vivo pela internet via zoom. A aula é gravada, e o aluno da transmissão simultânea pode assistir ao material quantas vezes quiser, em qualquer momento, até o término do curso.
      • A qualidade do vídeo depende da conexão da internet e do equipamento utilizado pelo aluno.
      • O áudio pode conter ruídos do ambiente.
      • Mesmo havendo microfones na sala e orientações para utilizá-los, os alunos da aula presencial podem acabar não usando o aparelho no momento de fazer perguntas ou comentários.
      • Perguntas sobre o conteúdo das aulas devem ser enviadas para o e-mail uni@secovi.com.br, e serão respondidas de acordo com a disponibilidade do docente. Alunos podem utilizar o chat online para informações técnicas sobre a transmissão.


      DIREITO E USO DA IMAGEM E VOZ

      1. Diante do conteúdo programático, sendo o curso transmitido via plataforma de Streaming (Zoom, Google Meet ou similar) e permitindo a depender do formato (webinar ou reunião), a habilitação do microfone e câmera/vídeo, aumentando a interatividade entre os participantes, na necessidade de regular questões oriundas do direito e uso da imagem e voz, bem como o consentimento necessário no âmbito da Legislação de Proteção de Dados, o ALUNO adquirente declara estar ciente que:
        1. As aulas serão gravadas e arquivadas por prazo indeterminado pela UniSecovi;
        2. As gravações das aulas referidas acima serão disponibilizadas aos demais alunos que desejarem assistí-las em qualquer momento depois da aula ao vivo, até que os acessos sejam bloqueados pela UniSecovi depois do término do curso;
        3. No que pese o conteúdo ser gravado e reproduzido, a plataforma de transmissão permite ao participante desativar seu próprio microfone e câmera/vídeo, permanecendo em aula, podendo participar através do chat disponível.
      2. Ciente dos termos descritos no item 1, neste ato, o ALUNO que espontaneamente decidir habilitar seu vídeo e/ou microfone, concede ao SECOVI-SP a captura de sua IMAGEM e VOZ, durante a participação das aulas online, para gravação, reprodução, bem como comercialização do conteúdo captado durante a aula, autorizando o uso de sua imagem e voz, para os fins descritos no presente. A PRESENTE AUTORIZAÇÃO É CONCEDIDA A TÍTULO GRATUITO.


      Descontos para grupos de pessoas (da mesma empresa)*
      Beneficiados Descontos
      De 3 a 5 pessoas Desconto de 5% sobre o valor da tabela na categoria onde estiver enquadrado (sócios, representados ou demais interessados)
      De 6 a 9 pessoas Desconto de 10% sobre o valor da tabela na categoria onde estiver enquadrado (sócios, representados ou demais interessados)
      10 pessoas ou mais Desconto de 15% sobre o valor da tabela na categoria onde estiver enquadrado (sócios, representados ou demais interessados)
      * Solicitar inscrições para grupos de pessoas da mesma empresa através do e-mail uni@secovi.com.br


      Informações Importantes:

      1. Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
      2. Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
        O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;

        1. Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento – SACADO, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários
        2. Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da uni@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária vinculada ao SACADO, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
        3. O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome do SACADO, caso o investimento tenha sido feito pelo participante, o valor só será devolvido ao mesmo mediante o envio de uma carta de anuência do sacado autorizando o pagamento ao participante.
        4. Em caso de desistência por opção do aluno do curso presencial ou da transmissão simultânea, será retido 10% do valor pago, a título de compensação por despesas administrativas, além da retenção do valor proporcional relativo às aulas realizadas ou às notas fiscais emitidas até o momento da solicitação do aluno.
      3. Inclui material didático fornecido pelos docentes (disponibilizado online na área do aluno) e certificado da Universidade Secovi.
      4. Por conta de possíveis imprevistos, a Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários, local das aulas e docentes previamente programados.
      5. Água e bebidas disponíveis na máquina de café do mezanino serão oferecidas gratuitamente aos alunos. Outras bebidas e alimentos podem ser comprados na máquina de autoatendimento.

      Desconto para um próximo curso: Os alunos que realizarem as avaliações de pelo menos 75% das aulas do curso, terão direito a 7,5% de desconto em um outro curso da UniSecovi que tenha início em até 24 meses contados da data da última aula. Para isso, é necessário incluir seu número de CPF no formulário de avaliação de cada aula, disponível em https://aula.questionpro.com.

      Webinar: A nova lei dos distratos

      Mais informações e inscrições:

      Contato: (11) 5591-1300
      E-mail: uni@secovi.com.br
      Local: Secovi-SP – Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Clementino – São Paulo/SP
      Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100

       

      Patrocinador

       

      Detalhes do Curso

      • Leituras 0
      • Quizzes 0
      • Duração 50 horas
      • Nível de Habilidade Todos os níveis
      • Linguagem Inglês
      • Alunos 0
      • Critérios de avaliação Sim
      author avatar
      UniSecovi

      Criada em 2001, a Universidade Secovi é um centro de excelência em educação corporativa. Com mais de 24 mil alunos atendidos e corpo docente formado por mestres e especialistas do setor, os cursos da instituição proporcionam crescimento e desenvolvimento para profissionais e empresários ligados aos mais diversos segmentos do setor imobiliário. Os convênios e parcerias com organizações internacionais permitem um arrojado intercâmbio com profissionais de outros países.

      Carlos Alberto Borges
      Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado; Diretor Presidente na Tarjab desde 2014 (Diretor Técnico de 1983 a 2013); Pós-Graduado em Administração da Fundação Getúlio Vargas; MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica – USP; Vice-Presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi.
      Carlos Del Mar
      Advogado e membro dos conselhos jurídicos do Secovi – SP e do Sinduscon-SP; é consultor da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção; autor dos livros: “Aspectos Jurídicos da Tabela Price”; “Falhas, Responsabilidades e Garantias na Construção Civil” e “Direito na Construção Civil”, e do apêndice jurídico do “Guia Orientativo para Atendimento à NBR 15575”, editado pela CBIC; membro da comissão de estudos da ABNT NBR 15.575 – a “Norma de Desempenho”. Professor no curso de Mestrado em “Prática de Fundações em Empreendimentos Imobiliários” da FESP, e no curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM PERÍCIAS DE ENGENHARIA E AVALIAÇÕES do IBAPE; Membro Associado da MDDI - Mesa de Debates de Direito Imobiliário; Sócio do escritório Del Mar e Associados – Advogados.
      Carlos Henrique Fiorini da Silva
      Graduado em Engenharia Civil pela UNIP – São Paulo/SP, com mais de 20 anos de experiência na área de prospecção/aquisição de terrenos para Incorporação Imobiliária, atuando em grandes empresas do Setor, como Tecnisa, Schahin, Cyrela, VBI Real Estate e atualmente como Diretor de Novos Negócios na BRcorp Empreendimentos Imobiliários.
      Celso Petrucci
      Economista formado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Ingressou na área de crédito imobiliário em 1976, na Diretoria de Programas Habitacionais da Nossa Caixa/ Nosso Banco, e iniciou as atividades sindicais no Secovi-SP (Sindicato da Habitação) em 1983. É economista-chefe do Secovi-SP e vice-presidente da Área Imobiliária da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Foi representante Técnico conselheiro suplente e titular do Conselho Curador do FGTS de 2001 a 2011.
      Gustavo Tadeu Testa Reis
      Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM) e Bacharel em Comunicação Social (ESPM). Possui especializações em Comportamento do Consumidor Harvard Business School, Gestão da Inovação pela ESPM, Estratégia e Liderança pela Fundação Dom Cabral (2015) e Inovação Digital pela Stanford University (2015). Atualmente é Gerente Geral de Marketing & Ambientes Digitais da Tecnisa, Professor de Marketing na pós-graduação da ESPM, Marketing Digital no INSPER.
      Hamilton Leite
      Administrador de Empresas – FAAP (1991); Pós Graduado em Gerenc. de Empresas de Construção Civil – Poli/USP; Pós Graduado em Negócios Imobiliários – FAAP/SECOVI; Mestre em Engenharia Civil e Urbana - Poli/USP; CEO da Casoi Desenvolvimento Imobiliário (1991-2017); Executivo da Universidade Secovi-SP (desde 2017); Pró-reitor da Universidade Secovi-SP (2016-2017); Vice Presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP (2016-2017); Diretor da FIABCI Brasil; Membro do Conselho do Fundo Paulista de HIS (2010-2013); Membro do Conselho Municipal de Habitação de São Paulo (2009-2012; 2014-2016); Docente no MBA in Real Estate na ESPM e em pós-graduação na Arquitetura da Universidade Mackenzie; Vice Presidente da Coalizão de Padrões Éticos Internacionais para o setor imobiliário (www.ies-coalition.org); Membro do Conselho do CBCS (www.cbcs.org.br); Membro do Conselho do ITDP (www.itdpbrasil.org.br); Vice-Presidente da LARES (www.lares.org.br). Artigos e apresentações: www.hamiltonleite.com.br
      Leonardo Araujo
      Formação em administração de empresas pela UGF, pós-graduação em marketing pela UNESA, MBA em finanças e controladoria pelo INPG, especialização em gestão de risco de crédito pela FGV, formação em Life Coach pela Line Coaching, formação em Professional Coach e Coach Financeiro pelo ICF (Instituto de Coaching Financeiro), além de atuar há mais de 20 anos na área financeira ocupando cargos executivos em grandes empresas como Banco General Motors e grandes construtoras. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente Financeiro na Plano & Plano Desenvolvimento Imobiliário.
      Marcelo Terra
      Sócio de Duarte Garcia, Serra Netto e Terra – Sociedade de Advogados, Membro do Conselho Jurídico do Secovi-SP. Fundador do curso de pós-graduação em Negócios Imobiliários da Universidade Secovi-SP. Idealizador do curso de especialização em Direito Imobiliário Empresarial, organizado pela Universidade Secovi-SP. Vencedor do "Prêmio Master Imobiliário", concedido pela FIABCI-BRASIL, na categoria "Consultoria Jurídica", pelo trabalho "Permuta de terreno por unidade a ser construída no próprio local". Conselheiro Nato do Secovi-SP em reconhecimento dos relevantes serviços prestados à Indústria Imobiliária. Fontes citadas pela Chambers Latin America 2010 afirmam que “Marcelo Terra é um marco de qualidade – ele é o melhor na área do direito imobiliário e recebe uma torrente de elogios pelos excelentes serviços prestados e enorme experiência no setor”. Recomendado como “leading lawyer” na área de direito imobiliário nas edições “Chambers Latin America 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 – Client’s Guide”. Indicado como “leading practitioner” em direito imobiliário pela revista “Who’s Who Legal: Brazil 2010, Brazil 2012, Brazil 2013 e Brazil 2014”. Destacado no guia “Legal 500 Latin America 2012, 2014, 2015, 2017 e 2018”. Diretor Adjunto para o biênio 2016/2018 do Conselho Diretor da Fiabci/Brasil - Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1978.
      Olivar Vitale
      Advogado, sócio fundador do VBD Advogados, Presidente do IBRADIM, Membro do Conselho de Gestão da Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo, Conselheiro Jurídico do Secovi-SP e do Sinduscon-SP, Diretor da MDDI (Mesa de Debates de Direito Imobiliário), Membro do Conselho Deliberativo do IBDiC, Professor e Coordenador da UniSecovi e da especialização/MBA da POLI-USP, Professor da EPD e de outras entidades de ensino.
      Ricardo Lacaz
      Doutor e Mestre em Direito Econômico e Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Autor do livro “Tributação da Renda Imobiliária”, publicado pela Ed. Quartier Latin – 2011, Professor do Instituto Brasileiro de Direito Tributário, do Curso de Legislação Tributária para o Mercado Imobiliário na UniSecovi desde 2006, Membro do Conselho Jurídico da Presidência do Secovi-SP e Sócio do escritório Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich & Schoueri Advogados.
      Roberta Simeone
      Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade do Grande ABC há 19 anos, com curso de Especialização em Políticas Públicas Ambientais e Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Mestranda em Planejamento Urbano pela Universidade Mackenzie, tendo como objeto de Pesquisa o Plano Diretor do Município de São Paulo. Atuou como Arquiteta na Prefeitura de Santo André no Departamento de Projetos Urbanos bem como Urbanização de Assentamentos e Regularização Fundiária. Foi Diretora de Departamento Técnico da Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura de São Paulo. Atuou em Escritórios de Arquitetura e Incorporadoras Imobiliárias, em âmbito nacional, na aprovação de projetos e análises urbanísticas. Atua desde a análise de Laudos Urbanísticos para aquisição de terrenos, aprovação de projetos, legalização de obras até a obtenção do “Habite-se”, desempenhando as atividades necessárias junto aos órgãos pertinentes nas esferas municipais, estadual e federal.
      Rodrigo Cury Bicalho
      Advogado formado pela USP em 1990, sócio do escritório Bicalho e Mollica Advogados. Integrante do Conselho Jurídico do Secovi e do Sinduscon. Coordenador Geral do Curso de Direito Imobiliário Empresarial da Universidade Secovi. Professor de Pós Graduação na Escola Politécnica da USP. Ganhador do Prêmio Master Imobiliário em 2017 – categoria profissionais.
      Daniel Calderon
      Contador formado pela PUC-SP. Advogado formado pela FMU-SP. Palestrante na área acadêmica para alunos de Ciências Contábeis. Empresário e Sócio da Calderon Contábil Ltda – empresa contábil especializada na área imobiliária (contabilidade e tributação para incorporadoras, construtoras, holdings patrimoniais, locação de imóveis, administradoras).
      Marcia Taques
      Sócia do Grupo Urbi, empresa de investimento em imóveis comerciais para renda. Graduada em Direito pela PUCSP, pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV e MBA em Real Estate pela POLI USP, participa do Secovi NE. Entusiasta da inovação no mercado imobiliário e construção civil, ajudou a formular ações de inovação para o setor, como o Movimente Secovi NE e Startup Weekend Construtech.
      Vicente de Abreu Amadei
      Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Palestrante em cursos de especialização e de extensão em diversas instituições (v.g. PUC-Cogeae/SP, Escola Paulista da Magistratura, SECOVI-SP), em Direito Notarial e Registral, Direito Imobiliário, Direito Urbanístico e Direito Ambiental Artificial, área em que tem vários artigos e livros publicados. Foi professor universitário, assessor técnico Legislativo da Câmara Municipal de São Paulo e advogado em empresa imobiliária.
      Mauro Teixeira Pinto
      Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo – 1988. Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo – 1994. Consultor Arthur Andersen 1987-1990. Consultor Andersen Consulting 1990-1992. Analista Econômico Unibanco 1993-1994. Professor Economia Universidades Mackenzie e Oswaldo Cruz – 1994-1998. Diretor TPA Empreendimentos Ltda. desde 1995 e Diretor Secovi desde 2008.
      Kelly Durazzo
      Advogada Especializada em Direito Imobiliário. 20 anos de experiência. Pós-Graduada em Direito Contratual pela PUC-SP e Direito Empresarial Imobiliário pelo Secovi-SP. Especialização na New York University e New York Real Estate Institute. Coautora na obra intitulada “Direito Imobiliário” da Editora Elsevier, 2007. Membro do Conselho Jurídico da Aelo, do GT Secovi- Cartórios visando adequação das Normas da Corregedoria do Estado de São Paulo
      Augusto Sottano
      Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista em Contratos pelo CEU – Centro de Extensão Universitária. Especializado em Direito Imobiliário e Registral. Pós graduado em Direito Contratual pelo Centro de Extensão Universitário e Coordenador de Projetos no CORI-BR e na ARISP. Histórico profissional: Oficial substituto e oficial interino do 4º Registro de Imóveis de São Paulo ; Interventor 2º Registro de Imóveis de Santos; Interventor 7º Registro de Títulos e Documentos
      Tácito Monteiro Filho
      Francisco Maia
      Leandro Lapolla Cury
      Alejandra Maria Devecchi
      É doutora em Planejamento Urbano e Regional com mais de 30 anos de experiência na gestão e desenvolvimento de projetos urbanos complexos, além de forte atuação em processos referentes à formulação de políticas públicas, tendo desempenhado cargos públicos na SEHAB, CDHU e SVMA. Foi coordenadora do Projeto Nova Luz junto a AECOM e ocupou o cargo de diretora de planejamento ambiental da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo. Atualmente é gerente de planejamento urbano na empresa dinamarquesa Ramboll.
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