Incorporação Imobiliária

Data: A confirmar


Objetivo: Proporcionar aos participantes, conhecimentos gerais sobre a atividade de incorporação imobiliária, desde a prospecção e aquisição do terreno até a construção e entrega do empreendimento, passando pelos aspectos relacionados ao direito imobiliário, a gestão da inovação no setor, a contabilidade específica para incorporadoras, a sustentabilidade no setor, ao plano diretor e zoneamento, aos conceitos básicos da arquitetura e a estimativa de áreas de projeto, ao processo de comercialização das unidades, a análise econômica e financeira de empreendimentos, além do compartilhamento de casos reais vivenciados por convidados e pelo corpo docente, composto por experientes profissionais do setor.
Público-alvo:Este curso destina-se a empresários, gerentes de incorporação, engenheiros, arquitetos, advogados, gerentes de vendas, investidores e qualquer outro profissional interessado em conhecer a atividade de incorporação imobiliária.
Pré-requisitos:Ter conhecimentos básicos de operação de planilha eletrônica Excel e trazer notebook com este software instalado para uma aula prática de análise econômica e financeira.
Competência: Ao final deste curso, o participante terá adquirido conhecimentos gerais sobre a atividade de incorporação imobiliária, de acordo com os temas descritos no programa abaixo.
Programação
Introdução a atividade de incorporação imobiliária (1 aula)
- Visão geral de um empreendimento imobiliário
Prospecção, aquisição de terrenos (1 aula)
- Estudo da vocação do terreno
- Análise preliminar da Legislação Urbana (restrições e potenciais)
- Análise do terreno (infraestrutura, topografia, solo, contaminação/lençol freático, documentação)
- Estudo das exigências e restrições dos órgãos públicos envolvidos (zoneamento, uso e ocupação do solo, enquadramento em Operação Urbana e Outorga, exigências em outras instâncias )
- Pesquisa de mercado e Estudo da vocação do terreno
- Estudos de arquitetura
- Aspectos da negociação com proprietários
- Formas de Pagamento: dinheiro ou permutas
Definição de produto e lançamento (1 aula)
- Pesquisa de mercado, definição de produto e projeto legal e preparativos para o lançamento
Cases (1 aula)
- Apresentações de dois cases por dois incorporadores convidados
Aspectos contábeis para incorporadoras (1 aula)
- Apresentação de aspectos contábeis específicos para empresas incorporadoras
Inovação (1 aula)
- Como se preparar para a indústria da construção 0
Coordenação de projetos e BIM (1 aula)
- Como realizar a coordenação de todos os projetos. Noções básicas sobre o Building Information Modeling (BIM)
Gestão do empreendimento (4 aulas)
- Contratos de Serviços
- Contratação da construtora
- Desenvolvimento de projetos técnicos
- Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos
- Montagem do canteiro de obras
- Acompanhamento da obra
- Acompanhamento da obra (previsto x realizado)
- Revisão de projetos em razão de imposições técnicas
- Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos
- Regularização da construção com vistas ao “habite-se”
- Elaboração do orçamento da obra
- Cronograma físico financeiro
- Qualidade e responsabilidades na construção civil – normalização, garantias, vida útil e normas de desempenho
- Finalização e entrega do empreendimento
- Emissão de certidões necessárias ao “habite-se”
- Vistorias pelos órgãos públicos
- Emissão de alvarás diversos
- Vistoria pelos adquirentes
- Entrega das chaves
- Assembleia de instalação do condomínio
- Outros aspectos relacionados a gestão do empreendimento
- Relacionamento com os clientes
- Compliance e governança corporativa
Fontes de Financiamento e Mercado (3 aulas)
- Fontes Alternativas de Recursos
- Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
- Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)
- Sistemas de financiamento para famílias de baixa renda
- Operações de financiamento na Caixa Econômica Federal
- Mercado imobiliário e economia
Plano Diretor e Zoneamento (3 aulas)
- Evolução histórica
- Conceitos norteadores do Plano Diretor Estratégico e da Lei de Zoneamento
- Zonas e categorias de uso
- Parâmetros urbanísticos
- Quota ambiental
- Retrofit e reforma / Código de Obras
- Áreas de interesse social
- Exemplos práticos de busca
- Estudo de viabilidade técnico-legal e estimativa de áreas de projeto
Sustentabilidade no Setor Imobiliário (2 aulas)
- Conceitos de sustentabilidade
- Problemas socioambientais e econômicos no planeta e no desenvolvimento imobiliário
- Possíveis soluções para um desenvolvimento imobiliário sustentável
- Custos adicionais e benefícios econômicos da construção sustentável
- Apresentações sobre as principais certificações ambientais de edifícios existentes no país
Aprovações e licenciamentos (1 aula)
- Aprovações e licenciamentos de incorporações imobiliárias
Direito imobiliário (7 aulas)
- Lei 4591/64 de Incorporações Imobiliárias
- Patrimônio de afetação
- Alienação fiduciária
- Modelos de aquisição de terrenos para incorporação
- Montagem jurídica e registro do Memorial de Incorporação
- Registro Imobiliário e documentações
- Contrato de alienação de unidades sob a ótica da Lei 786/18
- Elaboração e registro da Convenção de Condomínio
- Estruturação societária e tributação
- Responsabilidades dos envolvidos numa incorporação imobiliária
- Gestão de Prevenção e Solução de Conflitos Imobiliários
Mercado de capitais (1 aula)
- Instrumentos do mercado de capitais para o setor imobiliário
Registro eletrônico de imóveis (1 aula)
- Visão geral sobre as ferramentas disponíveis para interação com o Registro de Imóveis Eletrônico, por meio das centrais registradoras.
Lançamento e comercialização (2 aulas)
- Definição de produto, da campanha e das peças de marketing
- Treinamento da equipe de vendas e abertura do processo de comercialização
- Dados de mercado
Marketing digital para incorporadoras imobiliárias (3 aulas)
- Utilização de Big Data, redes sociais, ferramentas e mídias digitais
Análise econômica e financeira de incorporações imobiliárias (3 aulas)
- Composição do VGV, dos custos e despesas do empreendimento (obra, propaganda e marketing, juros, administração da incorporação, jurídicas, administrativas da SPE, impostos, corretagem, outorga )
- Conceitos básicos dos principais indicadores econômicos e financeiros utilizados nas análises de empreendimentos imobiliários (Valor Presente Líquido, Taxa interna de Retorno- TIR, Pay- Back, Margem Estática, Investimentos, Retornos, Fluxo de Caixa, )
- Exercícios práticos de análise econômica e financeira de incorporações imobiliárias em planilha Excel fornecida pelo docente
Trabalho de Conclusão de Curso TCC (1 aula online gravada opcional)
- Pesquisa, escrita e metodologia científica
- Aplicativos para organização da bibliografia
(Aula online gravada, para quem optar por redigir artigo)
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitam ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas metodologias ativas, proposições de problemas, discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.
Trabalho de Conclusão de Curso:
Os alunos poderão optar entre a realização de uma prova final online e a entrega de um artigo (monografia) com formatação de acordo com a NBR 14.724:2011 (Trabalhos acadêmicos – Apresentação), em até 30 dias após o término das aulas, sobre temas relacionados ao setor imobiliário, com tamanho entre 15 e 20 páginas (Incluindo a bibliografia e anexos). Será fornecido um template com padrões de espaçamento, tipos e tamanhos de fontes.
A comunicação por parte do aluno sobre sua opção de redigir artigo deve ocorrer em até 10 dias após a data de início do curso, pois se não houver comunicação até esta data, será considerado que o aluno optou pela realização da prova final. Existem vagas para até 6 alunos entregarem artigos, que serão preenchidas pela ordem de recebimento da comunicação. Os artigos aprovados poderão ser publicados na página www.unisecovi.com.br/categoria/artigos/ se autorizados pelos autores. Neste caso a UniSecovi contratará profissional especializado para realizar revisão gramatical dos textos.
Certificado
Serão emitidos certificados online aos alunos que entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dentro do prazo estabelecido no item 7 acima, tiverem nota igual ou maior que 6,0 no TCC ou na Prova Final e tiverem frequência mínima de 75% ao final do curso. O prazo para a divulgação da nota do TCC é de até 30 dias após a data de recebimento do trabalho e a nota da Prova Final online é informada no momento do seu término. A emissão do certificado online é realizado em até 15 dias após a divulgação da nota da prova ou do TCC.
Carga horária: 114 horas de aulas expositivas.
(Para as turmas presenciais podem haver até 6 aulas por transmissão online ao vivo)
Uma aula online opcional (gravada) de 3 horas sobre pesquisa, escrita e metodologia científica.
Até 3 horas de orientação para cada autor de artigo, realizada por docente ou profissional do setor indicado pela UniSecovi.
Pontuação:
Investimento:
Presencial | ||||||
Participantes | À vista com desconto | Parcelado | ||||
Sócios Secovi |
R$ 4.608,00 |
2x R$ 2.327,00 |
3x R$ 1.566,00 |
4x R$ 1.186,00 |
5x R$ 958,00 |
8x R$ 668,00 (somente cartão de crédito) |
Representados |
R$ 5.184,00 |
2x R$ 2.617,00 |
3x R$ 1.762,00 |
4x R$ 1.334,00 |
5x R$ 1.078,00 |
8x R$ 751,00 (cartão de crédito) |
Demais Interessados |
R$ 5.760,00 |
2x R$ 2.908,00 |
3x R$ 1.958,00 |
4x R$ 1.483,00 |
5x R$ 1.198,00 |
8x R$ 835,00 (cartão de crédito) |
Transmissão Simultânea | ||||||
Participantes |
À vista com desconto |
Parcelado | ||||
Sócios Secovi |
R$ 1.566,00 |
2x R$ 790,00 |
3x R$ 532,00 |
4x R$ 403,00 |
5x R$ 325,00 |
8x R$ 227,00 (cartão de crédito) |
Representados |
R$ 1.762,00 |
2x R$ 889,00 |
3x R$ 599,00 |
4x R$ 453,00 |
5x R$ 366,00 |
8x R$ 255,00 (cartão de crédito) |
Demais Interessados |
R$ 1.958,00 |
2x R$ 988,00 |
3x R$ 665,00 |
4x R$ 504,00 |
5x R$ 407,00 |
8x R$ 283,00 (cartão de crédito) |


Observação: (Para a modalidade de transmissão simultânea)
- A modalidade de transmissão simultânea é a filmagem da aula presencial, que é transmitida ao vivo pela internet via zoom. A aula é gravada, e o aluno da transmissão simultânea pode assistir ao material quantas vezes quiser, em qualquer momento, até o término do curso.
- A qualidade do vídeo depende da conexão da internet e do equipamento utilizado pelo aluno.
- O áudio pode conter ruídos do ambiente.
- Mesmo havendo microfones na sala e orientações para utilizá-los, os alunos da aula presencial podem acabar não usando o aparelho no momento de fazer perguntas ou comentários.
- Perguntas sobre o conteúdo das aulas devem ser enviadas para o e-mail uni@secovi.com.br, e serão respondidas de acordo com a disponibilidade do docente. Alunos podem utilizar o chat online para informações técnicas sobre a transmissão.
DIREITO E USO DA IMAGEM E VOZ
- Diante do conteúdo programático, sendo o curso transmitido via plataforma de Streaming (Zoom, Google Meet ou similar) e permitindo a depender do formato (webinar ou reunião), a habilitação do microfone e câmera/vídeo, aumentando a interatividade entre os participantes, na necessidade de regular questões oriundas do direito e uso da imagem e voz, bem como o consentimento necessário no âmbito da Legislação de Proteção de Dados, o ALUNO adquirente declara estar ciente que:
- As aulas serão gravadas e arquivadas por prazo indeterminado pela UniSecovi;
- As gravações das aulas referidas acima serão disponibilizadas aos demais alunos que desejarem assistí-las em qualquer momento depois da aula ao vivo, até que os acessos sejam bloqueados pela UniSecovi depois do término do curso;
- No que pese o conteúdo ser gravado e reproduzido, a plataforma de transmissão permite ao participante desativar seu próprio microfone e câmera/vídeo, permanecendo em aula, podendo participar através do chat disponível.
- Ciente dos termos descritos no item 1, neste ato, o ALUNO que espontaneamente decidir habilitar seu vídeo e/ou microfone, concede ao SECOVI-SP a captura de sua IMAGEM e VOZ, durante a participação das aulas online, para gravação, reprodução, bem como comercialização do conteúdo captado durante a aula, autorizando o uso de sua imagem e voz, para os fins descritos no presente. A PRESENTE AUTORIZAÇÃO É CONCEDIDA A TÍTULO GRATUITO.
Descontos para grupos de pessoas (da mesma empresa)* | |
Beneficiados | Descontos |
De 3 a 5 pessoas | Desconto de 5% sobre o valor da tabela na categoria onde estiver enquadrado (sócios, representados ou demais interessados) |
De 6 a 9 pessoas | Desconto de 10% sobre o valor da tabela na categoria onde estiver enquadrado (sócios, representados ou demais interessados) |
10 pessoas ou mais | Desconto de 15% sobre o valor da tabela na categoria onde estiver enquadrado (sócios, representados ou demais interessados) |
* Solicitar inscrições para grupos de pessoas da mesma empresa através do e-mail uni@secovi.com.br |
Informações Importantes:
- Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
- Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;- Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento – SACADO, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários
- Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da uni@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária vinculada ao SACADO, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome do SACADO, caso o investimento tenha sido feito pelo participante, o valor só será devolvido ao mesmo mediante o envio de uma carta de anuência do sacado autorizando o pagamento ao participante.
- Em caso de desistência por opção do aluno do curso presencial ou da transmissão simultânea, será retido 10% do valor pago, a título de compensação por despesas administrativas, além da retenção do valor proporcional relativo às aulas realizadas ou às notas fiscais emitidas até o momento da solicitação do aluno.
- Inclui material didático fornecido pelos docentes (disponibilizado online na área do aluno) e certificado da Universidade Secovi.
- Por conta de possíveis imprevistos, a Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários, local das aulas e docentes previamente programados.
- Água e bebidas disponíveis na máquina de café do mezanino serão oferecidas gratuitamente aos alunos. Outras bebidas e alimentos podem ser comprados na máquina de autoatendimento.
Desconto para um próximo curso: Os alunos que realizarem as avaliações de pelo menos 75% das aulas do curso, terão direito a 7,5% de desconto em um outro curso da UniSecovi que tenha início em até 24 meses contados da data da última aula. Para isso, é necessário incluir seu número de CPF no formulário de avaliação de cada aula, disponível em https://aula.questionpro.com.
Webinar: A nova lei dos distratos
Mais informações e inscrições:
Contato: (11) 5591-1300
E-mail: uni@secovi.com.br
Local: Secovi-SP – Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100
Patrocinador
Detalhes do Curso
- Leituras 0
- Quizzes 0
- Duração 50 horas
- Nível de Habilidade Todos os níveis
- Linguagem Inglês
- Alunos 0
- Critérios de avaliação Sim