Formação para Profissionais de Administradoras de Condomínios e Síndicos

Data: 10/03 a 07/07/2021 (segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h)
Objetivo: contribuir com a profissionalização do mercado através do exercício eficaz da administração condominial, oferecendo de forma integrada e multidisciplinar a aquisição de conhecimentos fundamentais e básicos que propiciem o desenvolvimento de competências profissionais, habilidades e atitudes propositivas para a gestão e administração qualificada de condomínios.
Específico: de forma integrada e relacional, propicia a aquisição de conhecimentos específicos do universo condominial referentes às questões jurídicas, administrativas, financeiras, manutenção, segurança e comportamentais, visando qualificar, otimizar e agregar valor ao atendimento das demandas e necessidades coletivas e individuais da comunidade condominial.
Público-alvo: Síndicos condôminos, Síndicos Profissionais, Gerentes e assistentes de administradoras de condomínios, gerentes prediais, gestores prediais e interessados na área.
Pré-requisitos:
Conhecimentos básicos de aritmética: porcentagem, fração e regra de três.
Programação
Este curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência: Preparar os participantes a ampliar seus conhecimentos sobre Administração Condominial. Para isso, este curso envolve os seguintes tópicos e ações:
- Conhecer as características fundamentais da estrutura formal do condomínio edilício
- Identificar direitos e deveres com relação à propriedade e o uso entre proprietários, inquilinos e usuários
- Identificar os principais aspectos da legislação condominial para o funcionamento legal do condomínio
- Compreensão básica da natureza jurídica e os tipos de assembleia
- Identificar as responsabilidades da administradora e do síndico
- Compreensão básica da estrutura técnica da gestão financeira do condomínio e seus parâmetros legais
- Conhecer a legislação condominial específica que regra as multas e estabelece relações com os direitos e deveres dos condôminos
- Conhecer as principais obrigações relativas à legislação trabalhista e sua hierarquia: Constituição, CLT e Convenção Coletiva
- Conhecer a composição da folha de pagamento: salário, adicionais benefícios e encargos sociais
- Compreender de forma básica os tipos de manutenção e as relações custos x benefícios x segurança
- Compreensão básica de como montar um programa de manutenção preventiva para agregar valor à gestão e administração condominial
- Compreender as limitações legais do síndico para autorizar e monitorar obras nas unidades privativas e a importância de o condomínio ter um manual de obras e reformas
- Ter compreensão básica de como elaborar um programa de gerenciamento de riscos como ferramenta de segurança e agregação de valor à gestão e administração condominial
- Conhecer basicamente a estrutura e finalidade dos programas PPRA, PCMSO e CIPA
- Saber identificar e classificar os riscos potenciais de incêndio no sistema condomínio e compreender de forma básica os métodos de extinção do fogo
- Saber identificar e classificar os riscos potenciais de incêndio no sistema condomínio e compreender de forma básica os métodos de extinção do fogo
- Compreender basicamente as normas, legislação e procedimentos de manutenção preventiva dos sistemas e equipamentos de combate a incêndio do sistema condomínio
- Compreender a importância do atendimento ao cliente
- Identificar diferentes formas de postura, perfil e de habilidades do profissional da área.
- Compreender conceitos essenciais de direito processual e condominial
- Compreender os procedimentos de RH
- Compreender as rotinas Administrativas
- Identificar e organizar os procedimentos para a execução de assembleias
- Aplicar os procedimentos que envolvem aplicação de tributos, impostos e taxas
- Compreender os conceitos de manutenção predial
- Integrar as diferentes áreas que compõem o trabalho de administração
- Perfil Histórico do Conceito Condomínio
- Estrutura Formal do Condomínio Edilício
- Perfil da Legislação Aplicada ao Condomínio
- Organização e Funcionamento do Condomínio Edilício
- Responsabilidade civil do condomínio e da empresa administradora
- Assembleia Condominial
- Gestão e Administração do Condomínio Edilício
- Direito
- Atendimento ao Cliente, relação e fidelização
- Administração Financeira do Condomínio Edilício
- Tributos, Impostos e taxas
- Cobrança Extrajudicial
- Gestão de Pessoal
- Conflitos Trabalhistas
- Manutenção Predial
- Sistema de Segurança Contra Incêndio
- Seguros no Condomínio
- Implantação de condomínios novos
- Ética
Breve Perfil Histórico do Conceito Condomínio
- Comunhão
- Condomínio
- Direito de Posse
- Função Social da Propriedade
- Propriedade Condominial
Estrutura Formal do Condomínio Edilício
- Condomínio Edilício
- Área privativa (unidade exclusiva)
- Áreas de uso comum
- Fração ideal
- Propriedade pública/entorno
- Condômino – Proprietário
- Inquilino – Usuário
- Tipos de condomínio
Perfil da Legislação Aplicada ao Condomínio
- Costumes – Legislação
- Hierarquia da legislação
- Legislação – Singularidades
Organização e Funcionamento do Condomínio Edilício
- Convenção do Condomínio
- Regimento Interno
- Corpo Diretivo
- Assembleia Condominial
- Assembleia como ato jurídico
Responsabilidade civil do condomínio e da empresa administradora
- Conceitos e classificações
- Fundamentação legal
- Generalidades sobre o tema
- Tendências jurisprudenciais
- Casos reais mais frequentes
Assembleia Condominial
- Natureza jurídica
- Tipos e procedimentos para realização
- Descrever o relacionamento do administrador com o conselho, moradores e colaboradores
- Reconhecer as mais comuns barreiras de comunicação
- Demonstrar a habilidade de saber ouvir
- Interpretar o comportamento não verbal
- Comparar estilos de resolução de conflitos
- Descrever o relacionamento do administrador com o conselho, moradores e colaboradores
- Reconhecer as mais comuns barreiras de comunicação
- Descrever a autoridade do Conselho Administrativo e a importância de educar o Conselho sobre suas responsabilidades
- Definir os diversos tipos de reuniões (do conselho, especiais, anuais, emergenciais, executivas etc) e suas políticas e procedimentos
- Conduzir os processos de reunião pertinentes, incluindo as atas e a exigência legal de aviso prévio
Gestão, Administração e Administradoras
- Gestão Condominial
- Administração Condominial
- Autogestão e Autoadministração
- Sindico Profissional
- Administradoras
Direito
- Direito Geral
- Direito Condominial
- Direito Processual
Atendimento ao Cliente
- Conceitos, propósitos e objetivos no Atendimento ao Cliente no segmento de Condomínio
- Competências e Objetivos para o Profissional de Relacionamento
- Como construir um Relacionamento Interpessoal com os Clientes: Síndicos/Condôminos/ Conselheiros/ Proprietários/ Locatários/ Inquilinos/ Ocupantes/ Funcionários/ Parceiros/ Fornecedores e Prestadores de Serviço
- Como lidar com diferentes perfis de Clientes
- Conceitos e tendência do mercado de atendimento ao Cliente na área de Condomínio
- Cliente interno x externo
- Fidelização do Síndico/Condômino
- Formas de enfrentar o estresse do dia a dia
- Postura, Perfil e Habilidades do profissional
Administração Financeira do Condomínio Edilício
- Despesas ordinárias
- Despesas extraordinárias
- Tipos de rateios
- Fundo de reserva
- Previsão orçamentária
- Tipos de contas
- Contas contábeis
Tributos, Impostos e Taxas
- Conceitos tributos e obrigações tributárias
- O condomínio como tomador de serviços e a responsabilidade tributária
- Os tipos de prestadores de serviços a as retenções na fonte
- Reinf
Cobrança Extrajudicial e Judicial
- Cobrança Extrajudicial
- Proprietário Condominial
- Cessionário
- Promitente
- Inadimplência Condominial
- Notificação Extrajudicial
- Mediação
- Novação
Gestão de Pessoal
- Legislação Trabalhista
- Admissão e Demissão
- Piso Salarial
- Convenção Coletiva
- Profissões existentes no condomínio
- Contratos de Trabalho
- Salário
- Benefícios
- Encargos Sociais
- Hora Extra
- Esocial
- Compreender a importância da análise da função nos seguintes aspectos:
- Identificar práticas de contratação eficazes
- Orientar o colaborador de forma bem-sucedida
- Realizar avaliações de desempenho efetivas
- Lidar com ações disciplinares legalmente
- Gerenciar a rotatividade de colaboradores
Conflitos Trabalhistas
- Obrigações Contratuais (contrato de trabalho como instrumento de prevenção de conflitos)
- Terceirização de serviços e responsabilidade do contratante
- Preservação do Meio Ambiente de Trabalho (dano moral, assédio moral e sexual)
Manutenção e Operação predial
- Introdução à Manutenção e sua importância
- Manutenção no contexto da relação custo e benefício
- Programa de manutenção preventiva
- Círculo virtuoso e círculo tortuoso como processo de valorização social e patrimonial
- Questões Ambientais, sustentabilidade e green buildings
- Equipamentos e Instalações
- Sistemas prediais
- Fachadas, reservatórios de água, elevadores, heliponto, impermeabilização
- Normas Regulamentadoras (NRs)
- Atestados
- Segurança predial
- Acessibilidade
- Serviços de renovação periódica – AVCB, Extintores, para raios, caixa d’água, etc.
- Gestão de reformas e alterações de uso
Prevenção e Combate a Incêndio
- Incêndio – como fenômeno passível de ser prevenido e controlado
- Riscos potenciais de incêndio no sistema condomínio
- Ciência do Fogo: causa, composição e extinção
- Ações preventivas: normatização e procedimentos específicos
- Equipamentos e sistemas fundamentais: normatização, funcionamento e manutenção preventiva
- Legislação específica
- Brigada de incêndio e equipe de emergência
Seguro
- Obrigatoriedade
- Coberturas
- Valores
- Riscos Excluídos
- Seguro de vida para funcionários
Implantação de condomínios novos
- As peculiaridades de uma implantação
- Relação administradora com a incorporadora
- Pré-implantação e cuidados necessários
- Primeira previsão orçamentaria
- Assembleia de instalação
- Providências pós-assembleia
Ética
- Ética e moral
- Código de Ética do IREM
- Explicar o significado das relações fiduciárias
- Identificar fatores que contribuem para conflitos e interesses
- Mediação
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante a troca de ideias, e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas proposições de problemas, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.
Avaliação da Aprendizagem
A avaliação é realizada considerando os seguintes critérios:
- Será realizada prova de avaliação online ao término do curso com a finalidade de identificar o nível de aprendizagem conforme os objetivos estabelecidos.*
- Nota: de 0 a 10 pontos
- Média de aprovação: 6,0 (seis)
- Frequência mínima para aprovação: 75%
*Importante: Caso o aluno não realize a prova no período definido ao término do curso, o mesmo poderá solicitar uma prova substitutiva, a qual será cobrada uma taxa fixa de R$ 100,00.
- ANGÉLICO, Américo Izidoro. Condomínio no Novo Código Civil. 3a Edição. Editora Juarez de Oliveira,2005.
- RIBEIRO, Guilherme de Barros Monteiro. Condomínios: Gestão Financeira para Administradores. Millenium Editora, 2002
- RIBEIRO, Guilherme de Barros Monteiro e outros. Inspeção Predial – Check-up Predial: Guia da Boa Manutenção. 3ª edição. Leud, 2012.
- SOUZA, Agnaldo Celino. Condomínio em Edifícios – Manual do Condômino. 5a Edição. Editora Atlas S.A, 2007.
- ELIAS FILHO, Rubens Carmo. As despesas do condomínio edilício. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006.
- FUCCI, Paulo Eduardo. Condomínio, Estatuto da Cidade e o novo Código Civil. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2003.
- LOPES, João Batista. Condomínio. 6ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1997.
- MALUF, Carlos Alberto Dabus, MARQUES, Márcio Antero Motta Ramos. O condomínio edilício e o novo Código Civil. São Paulo: Saraiva.
- KOJRANSKI, Nelson. Condomínio edilício: aspectos jurídicos relevantes. Rio de Janeiro: GZ, 2011.
- PEREIRA, Caio Mário da Silva. Condomínios e incorporações. Rio de Janeiro: Forense, 1999.
- QUEIROZ, Luiz Fernando de. Guia do condomínio IOB. São Paulo: IOB, 1994.
- RUGGIERO, Biasi Antonio. Questões imobiliárias. São Paulo: Saraiva, 1997.
- TARCHA, Jorge, SCAVONE JÚNIOR, Luiz Antonio. Despesas ordinárias e extraordinárias de condomínio: manual de orientação para condôminos, síndicos, locadores, locatários e profissionais de direito. São Paulo: J. de Oliveira, 1999.
- TERRA, Marcelo. Temas jurídicos nos negócios imobiliários. São Paulo: IOB, 1991.
- VIANA, Marco Aurélio S. Manual do condomínio edilício. Rio de Janeiro: Forense, 2009.
- BERGAMINI, M.C. Capital Humano – O que é e por que as pessoas investem nele, São Paulo, Nobel, 2001.
- FITZ-ENZ J. Retorno do investimento em capital humano, medindo o valor econômico dos desempenhos dos colaboradores, São Paulo, Futura, 2000.
- GUBMAN, E. L. Talento, Desenvolvendo pessoas e estratégias para obter resultados extraordinários, São Paulo, Campus, 5ª Edição, 1999.
- MATOZO, L., Call Center modismo ou realidade? Rio de Janeiro, Editora Record 2000.
- PEPPPERS AND ROGERS GROUP, CRM Series Marketing 1 to 1, São Paulo, Makron Books, 2000.
- PEPPPERS AND ROGERS GROUP, Call Center 1 to 1, São Paulo, Makron Books, 2001.
- SANCHEZ, WANDA, Monitoria em Call Center – Desenvolvendo talentos e alcançando resultados no relacionamento com o cliente, São Paulo, Nobel, 2010.
- AMORIM José Roberto Neves/CASCONI Francisco Antonio – Condomínio Edilício – aspectos relevantes – Editora Método – 2ª edição – São Paulo – SP – 2002
- ARAUJO Lino/ JAFET Sergio/Rocha Gabriela – Ser Síndico Não É Padecer no Condomínio – Amaral Gurgel Editorial – 1ª edição – São Paulo – SP – 2014
- FRANCO J. Nascimento – Condomínio – Editora Revista dos Tribunais – 2ª edição – São Paulo – SP – 1999
- LOPES João Batista – Condomínio – Editora Revista dos Tribunais – 8ª edição – São Paulo – SP – 2003
- NETO João Alfredo Mello – Manual Teórico e Prático do Condomínio – Editora Aide – 2ª edição – Rio de Janeiro – RJ -1996
- OLIVEIRA Cristiano de Souza – Sou Síndico e Agora ? – Grupo Direcional – 1ª edição – São Paulo – SP – 2012
- WAGNER Michel Rosenthal – Situações de Vizinhança no Condomínio Edilício, desenvolvimento sustentável das cidades, soluções de conflitos, mediação e paz social – Editora Millennium – 1ª edição – São Paulo – SP – 2015
Certificado
Serão emitidos certificados online aos alunos aprovados na avaliação final e que tiverem uma frequência mínima de 75% ao final do curso.
Carga horária: 96 horas
Pontuação:
Investimento:
Presencial | ||||||
Participantes | À vista com desconto | Parcelado | ||||
Sócios Secovi | R$ 3.015,00 | 2x R$ 1.522,00 | 3x R$ 1.025,00 | 4x R$ 776,00 | 5x R$ 627,00 | 8x R$ 437,00 (somente cartão de crédito) |
Representados | R$ 3.392,00 | 2x R$ 1.712,00 | 3x R$ 1.153,00 | 4x R$ 873,00 | 5x R$ 705,00 | 8x R$ 491,00 (somente cartão de crédito) |
Demais Interessados | R$ 3.769,00 | 2x R$ 1.903,00 | 3x R$ 1.281,00 | 4x R$ 970,00 | 5x R$ 783,00 | 8x R$ 546,00 (somente cartão de crédito) |
Transmissão Simultânea | ||||||
Participantes | À vista com desconto | Parcelado | ||||
Sócios Secovi | R$ 1.567,00 | 2x R$ 791,00 | 3x R$ 532,00 | 4x R$ 403,00 | 5x R$ 325,00 | 8x R$ 227,00 (cartão de crédito) |
Representados | R$ 1.763,00 | 2x R$ 890,00 | 3x R$ 599,00 | 4x R$ 453,00 | 5x R$ 366,00 | 8x R$ 255,00 (cartão de crédito) |
Demais Interessados | R$ 1.959,00 | 2x R$ 989,00 | 3x R$ 666,00 | 4x R$ 504,00 | 5x R$ 407,00 | 8x R$ 284,00 (cartão de crédito) |
Observação:
- A modalidade de transmissão simultânea é a filmagem da aula presencial, que é transmitida ao vivo pela internet via zoom. A aula é gravada, e o aluno da transmissão simultânea pode assistir ao material quantas vezes quiser, em qualquer momento, até o término do curso.
- A qualidade do vídeo depende da conexão da internet e do equipamento utilizado pelo aluno.
- O áudio pode conter ruídos do ambiente.
- Mesmo havendo microfones na sala e orientações para utilizá-los, os alunos da aula presencial podem acabar não usando o aparelho no momento de fazer perguntas ou comentários.
- As perguntas podem ser feitas via chat para alunos que estão acompanhando a transmissão ao vivo, aos que estão assistindo à gravação, as perguntas devem ser enviadas para o e-mail uni@secovi.com.br, e serão respondidas de acordo com a disponibilidade do docente.
- Alunos podem utilizar o chat online para informações técnicas sobre a transmissão.
DIREITO E USO DA IMAGEM E VOZ
- Diante do conteúdo programático, sendo o curso transmitido via plataforma de Streaming (Zoom, Google Meet ou similar) e permitindo a depender do formato (webinar ou reunião), a habilitação do microfone e câmera/vídeo, aumentando a interatividade entre os participantes, na necessidade de regular questões oriundas do direito e uso da imagem e voz, bem como o consentimento necessário no âmbito da Legislação de Proteção de Dados, o ALUNO adquirente declara estar ciente que:
- As aulas serão gravadas e arquivadas por prazo indeterminado pela UniSecovi;
- As gravações das aulas referidas acima serão disponibilizadas aos demais alunos que desejarem assistí-las em qualquer momento depois da aula ao vivo, até que os acessos sejam bloqueados pela UniSecovi depois do término do curso;
- No que pese o conteúdo ser gravado e reproduzido, a plataforma de transmissão permite ao participante desativar seu próprio microfone e câmera/vídeo, permanecendo em aula, podendo participar através do chat disponível.
- Ciente dos termos descritos no item 1, neste ato, o ALUNO que espontaneamente decidir habilitar seu vídeo e/ou microfone, concede ao SECOVI-SP a captura de sua IMAGEM e VOZ, durante a participação das aulas online, para gravação, reprodução, bem como comercialização do conteúdo captado durante a aula, autorizando o uso de sua imagem e voz, para os fins descritos no presente. A PRESENTE AUTORIZAÇÃO É CONCEDIDA A TÍTULO GRATUITO.
Descontos para grupos de pessoas da mesma empresa – Presencial | |
Beneficiados | Descontos |
Grupo: de 2 ou 3 pessoas da mesma empresa | Desconto de 5% sobre o valor da tabela na categoria* onde estiver enquadrado |
Grupo: de 4 a 6 pessoas da mesma empresa | Desconto de 7,5% sobre o valor da tabela na categoria* onde estiver enquadrado |
Grupo: de 7 a 10 pessoas da mesma empresa | Desconto de 10% sobre o valor da tabela na categoria* onde estiver enquadrado |
Grupo: de 11 a 15 pessoas da mesma empresa | Desconto de 12,5% sobre o valor da tabela na categoria* onde estiver enquadrado |
Grupo: de 16 ou mais pessoas da mesma empresa | Desconto de 15% sobre o valor da tabela na categoria* onde estiver enquadrado |
* Sócios Secovi, Representados e Demais Interessados | |
* Solicitar inscrições para grupos de pessoas da mesma empresa através do e-mail uni@secovi.com.br |
Descontos para grupos de pessoas da mesma empresa – Transmissão Simultânea | |
Beneficiados | Descontos |
Grupo: de 2 ou 3 pessoas da mesma empresa | Desconto de 8% sobre o valor da tabela na categoria* onde estiver enquadrado |
Grupo: de 4 a 6 pessoas da mesma empresa | Desconto de 12% sobre o valor da tabela na categoria* onde estiver enquadrado |
Grupo: de 7 a 10 pessoas da mesma empresa | Desconto de 16% sobre o valor da tabela na categoria* onde estiver enquadrado |
Grupo: de 11 a 15 pessoas da mesma empresa | Desconto de 20% sobre o valor da tabela na categoria* onde estiver enquadrado |
Grupo: de 16 ou mais pessoas da mesma empresa | Desconto de 25% sobre o valor da tabela na categoria* onde estiver enquadrado |
* Sócios Secovi, Representados e Demais Interessados | |
* Solicitar inscrições para grupos de pessoas da mesma empresa através do e-mail uni@secovi.com.br |
Informações Importantes:
- Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
- Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;- Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento – SACADO, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários
- Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da uni@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária vinculada ao SACADO, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome do SACADO, caso o investimento tenha sido feito pelo participante, o valor só será devolvido ao mesmo mediante o envio de uma carta de anuência do sacado autorizando o pagamento ao participante.
- Em caso de desistência por opção do aluno do curso presencial ou da transmissão simultânea, será retido 10% do valor pago, a título de compensação por despesas administrativas, além da retenção do valor proporcional relativo às aulas realizadas ou às notas fiscais emitidas até o momento da solicitação do aluno.
- Inclui material didático fornecido pelos docentes (disponibilizado online na área do aluno) e certificado da Universidade Secovi.
- Por conta de possíveis imprevistos, a Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários, local das aulas e docentes previamente programados.
- Água e bebidas disponíveis na máquina de café do mezanino serão oferecidas gratuitamente aos alunos. Outras bebidas e alimentos podem ser comprados na máquina de autoatendimento.
Desconto para um próximo curso: Os alunos que realizarem as avaliações de pelo menos 75% das aulas do curso, terão direito a 7,5% de desconto em um outro curso da UniSecovi que tenha início em até 24 meses contados da data da última aula. Para isso, é necessário incluir seu número de CPF no formulário de avaliação de cada aula, disponível em https://aula.questionpro.com.
Mais informações e inscrições:
Contato: (11) 5591-1306
E-mail: uni@secovi.com.br
Local: Secovi-SP – Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100
Detalhes do Curso
- Leituras 0
- Quizzes 0
- Duração 50 horas
- Nível de Habilidade Todos os níveis
- Linguagem Inglês
- Alunos 0
- Critérios de avaliação Sim