Universidade Secovi promove três palestras durante a Convenção 2012
A parceria da Universidade Secovi com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e a UBS (União Business School) vai além dos cursos de pós-graduação e MBA. O maior resultado disso foi a participação de ambas as instituições no programa de palestras da Convenção Secovi 2012.
No temário, assuntos que interessam aos profissionais que investem em profissionalização, como Branding, Marketing de Relacionamento e Perfil do Consumidor. Confira abaixo os principais tópicos abordados em cada um dos painéis.
Perfil do novo consumidor brasileiro
Em sua palestra, Eduardo Terra, diretor-geral da UBS e professor de pós-graduação da FIA (Fundação Instituto de Administração), afirmou que quando uma pessoa assume o papel de consumidor, passa a ter apenas 18 anos – independentemente de sua idade cronológica. “Esse consumidor já sabe o que quer, embora ainda não tenha atingido a maturidade”, explicou. “Por isso, esse novo consumidor ainda não sabe lidar com o crédito. Por outro lado, o americano toma dinheiro no banco há 70 anos, e lida com isso com mais naturalidade”, complementou, lembrando os recentes aumentos da taxa de inadimplência.
Ainda segundo Terra, dos atuais 200 milhões de habitantes brasileiros, quase 114 milhões são considerados consumidores. Destes, 30 milhões ascenderam de classes sociais mais baixas.
A “geração Y” também ganhou destaque ao longo da apresentação. Os jovens de 18 a 30 anos são, atualmente, um verdadeiro enigma para as empresas, devido aos novos modelos de comportamento adotados por eles. Para Eduardo Terra, a melhor forma de atrair esses consumidores é por meio da segmentação. “Você vai lançar um empreendimento imobiliário? Defina um público para ele e não se preocupe se os demais vão ou não gostar do conceito. Quem tem de gostar é o consumidor em que você pensou”, exemplificou.
Branding
As etapas para o posicionamento de uma marca foram definidas pelo diretor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Sérgio Santos. De acordo com ele, desenvolver a oferta da empresa para ocupar uma posição única e valorizada na mente dos clientes é o que toda marca deseja. Para alcançar esse patamar, é preciso investir em estratégias.
Para Santos, o primeiro passo da empresa é definir quem é o público-alvo. A partir daí, é possível associar o produto a algumas categorias, tais como: benefício esperado pelo consumidor, uso de aplicação e comparação com a concorrência, entre outros posicionamentos.
O próximo passo é investir em um plano de marketing que possa identificar as diferenças tangíveis, simbólicas e emocionais do sua marca. Só assim ela poderá ser construída, passando pelas definições de identidade, significado, julgamentos (respostas do consumidor) e relacionamento.
“Para segmentar é preciso ousadia e, acima de tudo, coragem”, concluiu.
Marketing de Relacionamento
Como o seu produto ou serviço ocupa a mente do consumidor? Foi com essa provocação que o professor Luiz Paulo Orelli, diretor da Lob Peritos Consultores, iniciou a palestra “Marketing de Relacionamento”.
“O marketing de relacionamento estabelece laços com os consumidores, individualmente, por meio de correspondências, telefonemas, internet e até visitas pessoais”, explicou. “O objetivo é conhecer intimamente os clientes, para melhor atendê-los e assim conservar a fidelidade”, complementou.
Segundo Orelli, esse cuidado especial deve ser feito em todas as etapas do processo de vendas, pois ajuda a agregar valor ao produto ou serviço prestado. Para atingir esse objetivo, o professor sugere seguir a metodologia do Peppers and Rogers Group, composto pelas seguintes etapas: diferenciação, personalização e interação.
“Seguindo essa metodologia, o seu produto ou serviço será o primeiro do mercado a aflorar na mente do consumidor, e este é o desejo de qualquer marca”, apontou o palestrante.