Um Olhar Sobre São Paulo: noite de autógrafos acontece na quinta-feira, 7/7
No dia 7 de julho, será lançado o livro Um Olhar Sobre São Paulo, de Ricardo Viveiros, obra comemorativa dos 65 anos do Secovi-SP. A obra reúne depoimentos, em forma de crônicas, de importantes personalidades da cidade de São Paulo, ¾ de arquitetos, engenheiros e urbanistas que ajudaram a moldar o novo perfil da metrópole até intelectuais, artistas e personagens populares que se tornaram paulistanos por opção. E, com base nesses depoimentos, discute a São Paulo que desejamos viver no futuro.
Um Olhar Sobre São Paulo é um documento de inestimável valor humano e histórico, um debate ricamente ilustrado, com fotos do passado e do presente. A obra é um projeto editorial patrocinado pelo Secovi-SP, o “Sindicato da Habitação”.
O lançamento acontece em noite de autógrafos no Museu da Casa Brasileira (avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705), a partir das 19 horas, com show dos Trovadores Urbanos, além das presenças do autor e do presidente do Secovi-SP, João Crestana, que autografarão a obra.
Houve um tempo em que era possível estacionar no Vale do Anhangabaú. Em que a avenida Paulista estava tomada por imóveis residenciais, amplos e ajardinados. Em que se podia, com total segurança, passear calmamente pelas ruas do Centro, apreciando vitrines, entrando em livrarias ou bebericando um chá com torradas nas tradicionais leiterias.
Lembrar essa São Paulo do passado, analisá-la no presente e tecer conjecturas sobre o futuro foi o desafio abraçado pelo Secovi-SP e pelo jornalista e escritor Ricardo Viveiros no projeto Um Olhar Sobre São Paulo, livro que marca a comemoração dos 65 anos de existência do “Sindicato da Habitação”.
Com base em depoimentos de personalidades da vida paulistana, com média de idade em 85 anos, o autor coloca em discussão temas como transporte, habitação, mobilidade, segurança, trânsito, limpeza pública, meio ambiente e outros, instigando os entrevistados a debaterem soluções para os principais gargalos da cidade que viram crescer e se tornar metrópole.
“Ao entrevistar pessoas com vasta experiência de vida, não quis imprimir um tom saudosista ao livro”, explica Viveiros. “Ao contrário: o foco de Um Olhar Sobre São Paulo é, principalmente, a construção do amanhã. Como melhorar, como continuar a crescer sem abrir mão da qualidade de vida? São estas as questões que procurei abordar com base no que cada um dos depoentes viveu no passado e acompanhou acontecer até os dias de hoje ¾ o que melhorou e piorou na cidade de São Paulo”, esclarece o autor.
Sempre espelhando comparativamente o ontem e o hoje, a obra une imagens históricas a fotografias feitas exclusivamente para o livro. O resultado visual é quase uma atração à parte: além de esbanjarem beleza, as imagens completam a narrativa sobre a história da cidade. E, justamente por sua exuberância, vão integrar uma exposição durante a noite de autógrafos.
Depoimentos
Foram ouvidas as seguintes personalidades: Abram Szajman, Adolfo Lindenberg, Aldo Bartholomeu, Antonio Cassalho, Bolívar Lamounier, Carlos Bratke, Emanuel Araújo, Eugênia Gorini Esmeraldo, Flavio Villaça, Gian Carlo Gasperini, Hernâni Donato, João Emílio Gerodetti, Laudo Natel, Luciano Wertheim, Marc Rubin, Maria Ruth Amaral de Sampaio, Massimo Ferrari, Miguel Badra Júnior, Milton Vargas, Nestor Goulart Reis, Oberdan Cattani, Odil Baur de Sá, Ozires Silva, Paulo André Jorge Germanos, Paulo Júlio Valentino Bruna, Paulo Nathanael Pereira de Souza, Paulo Vanzolini, Plínio Assman, Roberto Bratke, Romeu Chap Chap, Rosa Kliass, Ruy Ohtake, Vicente Amadei, Victor Brecheret Filho, Violeta Jafet, Walmor Chagas e Zélio Alves Pinto.
O presidente do Secovi-SP, João Crestana, também figura dentre os participantes: o prefácio e o posfácio são de sua autoria, adicionando outras importantes questões ao debate que a obra objetiva estimular.
Informações técnicas:
Obra: Um Olhar Sobre São Paulo
Autor: Ricardo Viveiros
Editora: Azulsol