Secovi em Jundiaí participa de discussões sobre Plano Diretor
A direção da entidade representante do Secovi-SP em Jundiaí, a Associação das Empresas de Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região (Proempi), ao lado de integrantes de algumas das 26 entidades que compõem o Fórum Regional da Indústria, Comércio e Serviços de Jundiaí (Forcis), reuniram-se, na sexta-feira, 11/2, com o secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente Jaderson Spina para explanar sobre a revisão do Plano Diretor da cidade e também sobre outros direcionamentos relativos à preservação do meio ambiente. Na ocasião, Spina revelou que sua Pasta conclui tratativas para a realização de um seminário sobre o tema, e que também existe um cronograma de discussões com a sociedade sobre o assunto. “Precisamos explicar o que é realmente o Plano Diretor, muita gente não sabe”, ressaltou o secretário.
Para Célia Benassi, presidente da Proempi e diretora do Secovi-SP no município, a questão implica diretamente na qualidade de vida da população. “Nosso setor, por ser bastante atuante e participativo, também colabora com a Prefeitura no sentido de promover adequações no trânsito local”, adianta a diretora.
Ainda de acordo com Spina, na década de 1980 Jundiaí assistiu a uma explosão de empreendimentos, o que volta a acontecer nos dias de hoje, só que em uma escala muito maior e com algumas peculiaridades. “Antes os empreendedores eram daqui e conheciam bem o Plano e também as necessidades de adequação para que o avanço imobiliário não interfira na qualidade de vida. Hoje, eles são de fora, precisam de toda a informação”, analisa.
O sistema viário de Jundiaí precisa de melhorias, já que a população da cidade tem crescido 12% ao ano e, paralelamente, aumenta a frota de veículos (8% ao ano). “Nossa grande preocupação é fazer com que essa demanda se adapte ao sistema viário da região”, explicou Spina.
Outro assunto em debate foi a continuidade da preservação da Serra do Japi evitar a extinção de tal “cultura”. Ainda, o secretário adiantou que a Prefeitura local mantém tratativas para elaboração de um Plano Estratégico priorizando o planejamento da cidade a longo prazo.
Detalhes nos contatos da Proempi em www.proempi.org.br ou pelo telefone (11)4586-3535.