Parceria provê música, cultura e inclusão social aos operários da construção civil
Emoções Incorporadora
AAM Incorporadora
Toledo Ferrari Construtora e Incorporadora
São Paulo – SP
Vergalhões, canos de PVC, pregos, parafusos e conduítes. O material de refugo da obra transforma-se em instrumentos musicais pelas mãos dos próprios operários. Esse contato com a música e a sua percepção como expressão artística criativa fazem parte da rotina de trabalho dos 180 funcionários do empreendimento que a Emoções Incorporadora, a AAM Incorporadora e a Toledo Ferrari erguem em parceria na cidade de São Paulo.
O Projeto Canteiros é resultado da união das três empresas com a Associação Mestres da Obra, uma organização de caráter social e de interesse público, que há mais de uma década vem contribuindo para o desenvolvimento humano dos trabalhadores da construção civil nas questões relacionadas à educação, cultura e saúde.
A iniciativa tem ainda a participação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), instituição visitada pelos participantes no projeto, e da Editora Moderna, que fornece o material didático. Por meio de módulos com duas aulas quinzenais de educação musical dirigidos a grupos de 10 pessoas, os operários aprendem conceitos, como escala e compasso, experimentam a sensação de produzir seus próprios instrumentos e realizar música com eles.
Os sons captados são tratados em estúdio e adaptados a releituras de canções do rei Roberto Carlos. Como ele mesmo canta, “é preciso saber viver”. E, com música no trabalho, a missão torna-se bem mais agradável.
Justificativa do Júri:
“Emoções Incorporadora, AAM Incorporadora e Toledo Ferrari Construtora e Incorporadora são empresas que vêm inovando as relações de trabalho no universo da construção civil. As empresas apresentaram um trabalho de destaque no canteiro de obra, e a parceria com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo permitiu a realização de uma ação de inclusão social inédita, por meio da música e utilização de materiais de descarte das construções para a confecção de instrumentos. Iniciativas como esta contribuem para aumentar a autoestima dos funcionários, qualificar o ambiente de trabalho e auxiliar na formação de uma nova e mais qualificada geração de trabalhadores da construção.”