Financiamento a hotéis é tema de evento
O Núcleo Imobiliário-Turístico e Hoteleiro do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) recebeu na última quinta-feira, 26/5, Marcus Vinicius Macedo Alves, gerente do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que falou sobre o programa ProCopa Turismo, lançado pelo banco no ano passado com objetivo de apoiar a ampliação e modernização do parque hoteleiro nacional e que está aberto a projetos de todo o País.
O programa é considerado internamente um divisor de águas. “Até o ProCopa ser lançado, a demanda por financiamento a hotel estava bem fraca, mesmo com a perspectiva das Olimpíadas e da Copa”, afirmou o gerente do BNDES, que demonstrou otimismo com relação aos investimentos em hotelaria no Brasil nos próximos anos.
Alves informou que as empresas que apresentarem certificações de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental dos empreendimentos poderão usufruir de condições financeiras mais favoráveis, como a prorrogação do prazo de pagamento do empréstimo.
“Para construção de um hotel novo, por exemplo, o prazo passou de dez para até 18 anos”, disse, acrescentando que os pedidos de financiamento devem ser encaminhados ao banco até dezembro de 2012, mas, se houver necessidade, o banco poderá prorrogar a vigência do programa.