Negócios sem fronteiras
* Elbio Fernández Mera
As oportunidades de negócios no setor imobiliário são muitas e para todos. Basta estar atento e pronto para aproveitá-las. O Brasil reúne condições adequadas para investimentos estrangeiros e não menos prósperas são as possibilidades imobiliárias em outros países. Secovi-SP e Fiabci/Brasil oferecem aos seus associados vários canais, que visam facilitar os contatos, as indicações e auxiliam na realização de transações com segurança para as partes.
O fluxo de transações ocorre em duas direções. Uma envolve brasileiros radicados em diversos países e que buscam imóveis para investimento no Brasil, além de estrangeiros que querem comprar ou investir aqui. A outra via é a de oportunidades de mercado nos Estados Unidos, Sul da Flórida – principal conexão da Rede Secovi de Imóveis –, e, a partir dessa região, em todo o país.
Em todo o mundo, são largamente difundidos e utilizados sistemas de rede com as mesmas tecnologias que estão sendo implantadas no País. O sistema facilita a interação entre as empresas de compra e venda, permite a ampliação dos negócios e dos investimentos, e contribui, ainda, para a melhoria no atendimento aos clientes e a profissionalização dos corretores, que atingem padrão internacional.
O profissional de vendas conta com vantagens que vão desde a possibilidade de acompanhar a evolução do mercado mundial, selecionar os produtos para seus clientes, até receber consulta de potenciais compradores de outros países. Vale lembrar que não existe barreiras de idiomas, pois, em muitos portais, as propostas são traduzidas em vários idiomas (incluindo o português).
Dentre os convênios mantidos pelo Secovi-SP, estão o WorldProperties.com, portal imobiliário do ICREA (em português, Consórcio Nacional de Associações Imobiliárias, do qual o Sindicato é membro fundador), com mais de 2,5 milhões de profissionais e cerca de 3 milhões de propriedades ao redor do mundo. Permite negócios em parceria em todos os 45 países membros, com total segurança.
É parceiro da maior associação imobiliária nacional mundial, a NAR (National Association of Realtors), que tem 1,2 milhão de corretores nos Estados Unidos e proporciona acesso a negócios aos brasileiros. Nos EUA, há ainda a MAR (Miami Association of Realtors), com foco nos imóveis localizados no Sul da Flórida.
Outro importante canal de intermediação e interação é a Cimlop (Confederação Imobiliária de Língua Oficial Portuguesa), entidade da qual o Secovi-SP é fundador e que reúne Brasil, Portugal e Angola, mas que será ampliada com o objetivo de abranger todos os países de língua portuguesa.
Também se encontra em estudo a possibilidade de os imóveis listados na Rede Secovi aparecerem simultaneamente nos portais WorldProperties.com, MAR, Cimlop e na SOM (Sistema de Ofertas Múltiplas), rede argentina de imóveis. E, ainda, interligar bancos de dados com a AMPI (Associação Mexicana de Profissionais Imobiliários), que possui mais de 1 milhão de corretores.
A Fiabci, presente em mais de 60 países, congrega corretores, incorporadores, advogados, avaliadores, dentre outros profissionais, com fantástico network dessas atividades imobiliárias. Promove aperfeiçoamento por meio de seu congresso anual (este ano, em Chipre) e de missões a diversos países, ocasiões em que possibilita reuniões empresariais e visitas técnicas. Em 2011, a programação inclui a África do Sul, com o objetivo de mostrar aos empresários como o país e o mercado local se adequaram ao período pós-Copa do Mundo de Futebol. Na mesma linha, delegação organizada pela entidade irá conhecer como foi e está sendo a preparação de Londres para as Olimpíadas de 2012.
Todos esses canais estão à disposição e permitem que os profissionais ultrapassem as fronteiras e fechem negócios no Exterior e/ou no Brasil. Vale ressaltar também que o Sindicato da Habitação oferece, por meio de sua Universidade corporativa, cursos e certificações destinados a capacitar os profissionais a realizarem negócios imobiliários internacionais.
A construção de relacionamentos internacionais teve início há mais de 30 anos, permitindo valorizar e aperfeiçoar profissionais, organizar o mercado imobiliário e qualificar o atendimento aos clientes que desejam comprar, vender ou alugar imóveis no Brasil e no mundo.
* Elbio Fernández Mera é vice-presidente de Comercialização e Marketing do Secovi-SP (Sindicato da Habitação)