Secovi-SP é parceiro da Imprensa Oficial do Estado na Certificação Digital
O Secovi-SP (Sindicato da Habitação) está no primeiro rol de entidades detentoras da Autoridade de Registro (AR) vinculadas à Autoridade Certificadora Imprensa Oficial do Estado, e que atuam baseadas no sistema ICP – Brasil.
“Estamos satisfeitos pelo fato de participar desse processo, tão importante para as empresas do mercado imobiliário, em especial para os condomínios, que precisam da Certificação Digital para acessar o Conectividade Social”, observa Maraneide Alves Brock, gerente do departamento Jurídico do Sindicato.
Ao lado do Secovi-SP figuram AASP, FAMS, Prodam e CIESP. Estão em fechamento o Incor, ITEC e IO Pará. “Estamos felizes e animados com os frutos já colhidos a partir dos projetos desenvolvidos nesse sentido, sempre com a ajuda de nossos parceiros”, analisa Marcos Monteiro, diretor presidente da Imprensa Oficial.
O projeto – criado com um potencial bastante promissor, o projeto para desenvolvimento de produtos e serviços a partir da tecnologia digital funciona hoje de maneira ainda mais assertiva, e com o apoio significativo do governo Alckmin, de acordo com Monteiro. “Tudo começa a se consolidar, a acontecer realmente. Nesse momento, é de extrema importância a discussão e alinhamento de ideias com nossos parceiros, a exemplo do Secovi, com quem almejamos trabalhar por um longo tempo”, ressalta Monteiro.
“O grande esforço da Imprensa Oficial se dá no sentido de levar sua experiência no “tratamento eletrônico” dos clientes, para, desta forma, dar continuidade, segurança e velocidade a todos os interlocutores”, afirma João Paulo Foini, gerente de Produtos de Tecnologia da Imprensa Oficial.
Evolução do mercado – A evolução do mercado de certificação eletrônica cumpriu seu primeiro fluxo pelo caminho da obrigatoriedade, de forma que a “consciência” do uso desse instrumento ocorreu após a reunião de documentos que garantem eficácia na tramitação do processo.
Ainda segundo Foini, o ideal dessa tecnologia é a prestação de serviços eletrônicos 100% on line, mas, até em função da grande demanda, essa não é a realidade do momento, embora as perspectivas sejam excelentes. “É preciso promover ações difusoras, para avançarmos em atendimento e qualidade”, reflete.
O grande objetivo do Secovi-SP com a tecnologia digital é atender às necessidades e demandas das empresas do setor imobiliário, particularmente os condomínios, agora sob o viés das novas instruções da Caixa Econômica Federal, no que tange à Conectividade Social, caminho para o cumprimento das obrigações ante ao FGTS.
Após 31 de dezembro de 2011, os empregadores deverão utilizar exclusivamente o novo canal Conectividade Social ICP, cujo acesso exige o certificado digital. Outras informações em http://certificadodigital.secovi.com.br/.