Moradores de HIS aprendem a administrar o condomínio
Administração de condomínio não é fácil. Imagine, então, quando nenhum dos moradores tem qualquer tipo de vivência em prédio. É essa situação que os condôminos dos conjuntos habitacionais do governo municipal enfrentam: de uma hora para outra, todos passam a conviver em um tipo de comunidade cujos mecanismos desconhecem.
“É preciso formar gestores e multiplicadores para atuar nessas comunidades condominiais. Eles serão os responsáveis pela construção de uma cultura baseada no respeito às diferenças e às necessidades individuais e coletivas”, explica o diretor de Habitação de Interesse Social do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Antonio Luiz Polverini.
Foi pensando na formação dessa cultura condominial, por meio de um pacto social somado à capacitação técnica, que a Universidade Secovi e a Prefeitura de São Paulo se uniram para promover o curso Gestão e Administração de Condomínios HIS (Habitação de Interesse Social). Para 2012, está prevista a organização de 14 novas turmas. As primeiras iniciaram as aulas no mês de maio e correspondem às comunidades Arco Verde, Jardim Nazaré, Goiti, Jardim do Lago, Cidade Azul, Jardim Celeste e Tiro ao Pombo.
Na grade do curso, os participantes, selecionados pelos condôminos, são orientados sobre a estrutura e legislação condominial, o gerenciamento da diversidade de opiniões, técnicas de administração e manutenção, gestão financeira e segurança pessoal/patrimonial. A iniciativa é sempre realizada aos sábados e tem duração de 24 horas, divididas em seis encontros presenciais.
Para Polverini, além de importante e necessário, esse trabalho oferece grande benefício aos moradores, contribuindo para a melhor qualidade de vida nos condomínios e para a redução de custos de manutenções, refletindo-se positivamente também na melhoria do meio ambiente e da sociedade no entorno.
Clique aqui para assisir reportagem da Globo sobre o curso.
Sobre a iniciativa
A parceria entre a Universidade Secovi e a Prefeitura de São Paulo foi firmada em 2010 e já formou seis turmas nas comunidades Heliópolis, Jardim Celeste e Cidade Azul (Habi Sudeste); Pari e Centro (Habi Centro); Jaraguá, Jardim Imperador, Lidiane, Vila Nilo, Paraisópolis, Real Parque e Conjunto Garagem.