Mais importante do que entender do negócio é entender de negócio
Com a casa cheia, a Universidade Secovi e a ESPM receberam na noite de ontem (17/7), Romeo Deon Busarello, diretor de marketing e ambientes digitais da Tecnisa, para palestrar sobre inovações no mercado imobiliário.
Na apresentação, fórmulas mágicas, ou explicações detalhadas sobre cases de sucessos, deram lugar a um bate-papo informal com um profissional que entende do setor – e que, como qualquer executivo, sente as rápidas mudanças do mercado.
“Quando você acha que tem respostas para tudo, vem o mercado e muda as perguntas. Portanto, qualquer cochilada de dois anos pode ser fatal para sua carreira”, orientou o palestrante.
Em outras palavras, o que ele quis dizer foi: seremos eternamente reféns da educação. E não se deve considerar apenas estudos em sala de aula: vale qualquer coisa que ajude a abrir a mente. Para Busarello, cultivar uma boa rede de relacionamentos é a palavra-chave para ter boas ideias. Tanto é assim que, segundo ele, o desafio atual do profissional de marketing é criar relações entre assuntos ou coisas que tenham pouco em comum. Mas, nada daquela velha máxima de “pensar fora da caixa”, é preciso ir além.
“Sempre tento buscar soluções na minha rede, pois mais de 60% dos problemas que enfrento hoje, nunca vi na minha vida e não existe literatura para eles”, declarou.
Falando em problemas, para o diretor de marketing, eles são o verdadeiro tesouro do País, pois podem dar origem a novos negócios. “Em 10 anos, a digitalização do nosso modo de vida resultará em uma explosão de novos serviços na indústria do entretenimento. Precisamos estar preparados”, revelou. Mas, aquela dica que todos queriam veio ao final da apresentação: “Nenhuma ideia sensacional resiste a uma implementação fraca. O principal problema das empresas hoje está em processos”, afirmou o executivo.
Sobre a pós-graduação
Pioneira na América Latina, a pós-graduação “Gestão de Negócios Imobiliários” da Universidade Secovi existe desde 1989 e já formou mais de 1.000 alunos.
O curso, que acaba de passar por mais uma reformulação, tem duração de três semestres. Aborda temas como as novas tendências do mercado, as características do desenvolvimento urbano, planejamento de vendas, gestão de pessoas, engenharia, marketing, direito, arquitetura e análise dos ambientes de negócios.
A próxima turma terá início em agosto, mas as matrículas devem ser efetuadas durante o mês de julho. Associados do Secovi têm 10% de desconto.
Informações e inscrições poderão ser feitas pelos telefones (11) 5081-8225 ou pelo e-mail candidato@espm.br.