Crescimento do mercado imobiliário é sustentável, dizem representantes do setor em palestra da Universidade Secovi
Para profissionais que atuam no mercado imobiliário, a palestra Perspectivas e Tendências do Mercado Imobiliário Brasileiro, realizada na noite da última quarta-feira (8/2), na sede do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), foi um prato cheio. Além de um panorama histórico deste setor no Brasil, foram fornecidas informações sobre os cenários micro e macroeconômico, crédito, financiamento, inadimplência, poupança, perspectivas e desafios.
O evento, desenvolvido pela Universidade Secovi, a UBS (União Business School) e a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), teve como mote principal o lançamento da segunda turma do MBA Financiamentos, Negócios e Empreendimentos Imobiliários, resultado de uma parceria entre as três entidades.
Principal convidado para a ocasião, o professor titular da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), Dr. José Roberto Securato, ressaltou a necessidade de construir novos investimentos e fontes de recursos para o mercado imobiliário. “O Brasil começou a fazer história na economia mundial agora, precisamos ter paciência para desenvolver um mercado imobiliário sustentável a longo prazo”, defendeu.
Também palestrante do evento, o novo presidente do Secovi-SP, Cláudio Bernardes, enfatizou que não estamos vivendo uma bolha imobiliária no Brasil. Segundo ele, este fenômeno é caracterizado pelo rápido aumento no valor de propriedades imobiliárias em níveis irreais e insustentáveis, dando origem ao declínio acentuado de preços de venda. Mas, no caso brasileiro, diversos fatores combatem a possibilidade dessa ocorrência. Dentre eles, a forte regulação no sistema financeiro, o rigor na concessão de financiamento, aumento de demanda e renda da população, mercado secundário incipiente e indicadores positivos no cenário macroeconômico brasileiro.
“Temos excelentes perspectivas de crescimento de médio e longo prazo, mas além de elaborar alternativas de fontes de recursos e novos modelos para financiamentos imobiliários, precisamos adequar a infraestrutura aos níveis de produção”, afirmou. “É isso que estamos propondo com esse MBA: disponibilizamos os instrumentos necessários para vocês progredirem na vida e colaborarem com o desenvolvimento deste importante setor”, concluiu.
O encerramento da palestra foi feito pelo presidente da Abecip, Octavio de Lazari. Ele também avaliou positivamente o crescimento do mercado imobiliário no Brasil. “Costumo dizer que um mercado imobiliário sustentável é reflexo de uma economia saudável e é isso que estamos vivendo no Brasil”, comentou.
O evento reuniu aproximadamente 200 pessoas e contou com a participação do economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, como mediador.
Sobre o MBA Financiamentos, Negócios e Empreendimentos Imobiliários
Previsto para março, o curso é composto por 480 horas (três semestres) e tem como objetivo formar profissionais que pensem modelos e práticas para tornar as operações de financiamento imobiliários mais eficazes, menos burocráticas e absolutamente seguras para compradores, produtores e financiadores.
Os encontros presenciais do MBA acontecem na sede da UBS, as segundas e terças, das 18h40 às 22h40, quatro semanas sim e uma não.
Segundo o diretor da UBS, Eduardo Terra, o curso atrai público diversificado de diversas regiões do País. “Se existe esse mercado em expansão, nosso entendimento é que algumas competências se tornam necessárias. Entretanto, só podemos especializar os profissionais se tivermos os parceiros ideias. Essa parceria está dando tão certo que agora estamos lançando uma nova turma em Brasília”, relatou durante o evento.
Curso: MBA Financiamentos, Negócios e Empreendimentos Imobiliários
Duração: Três semestres
Aulas: segundas e terças-feiras, das 18h40 às 22h40.
Local: UBS – União Business School – Alameda Santos, 1893.
Informações e Inscrições: (11) 3016-5550 ou mba@ubs.edu.br