Universidade Secovi: 15 anos de história
Maio é mês de celebração na Universidade Secovi. Este ano, a instituição, reconhecida por seu pioneirismo e excelência, comemora 15 anos de existência e segue firme com seu compromisso de capacitar profissionais de toda a cadeia imobiliária.
Em todos esses anos, a instituição formou 20,7 mil profissionais, em dezenas de cursos que atendem de zeladores a administradores e engenheiros. São cursos rápidos, especializações e pós-graduação, oferecidos presencialmente, por transmissão simultânea e EaD (Ensino a distância), democratizando o acesso ao conhecimento de qualquer parte do Brasil e até do mundo.
Hoje sua grade oferece 51 cursos, e o portfólio é constantemente renovado – em média quatro novos cursos são lançados por ano –, para atender a demanda e as novidades que surgem neste dinâmico mercado. Flavio Amary, que assumiu a presidência do Secovi-SP e a reitoria da Universidade Secovi em fevereiro deste ano, reafirma seu compromisso em investir em conhecimento. “Vou manter o excelente trabalho dos companheiros que me antecederam na reitoria da Universidade e buscar aumentar o cardápio de cursos, ampliando, assim, as oportunidades para os profissionais de toda a cadeia imobiliária”, diz.
Pioneirismo
Segundo Laerte Temple, diretor-executivo da instituição desde a sua fundação, a UniSecovi surgiu para preencher uma lacuna no setor imobiliário, já que no Brasil não há graduação e, anos atrás, também não havia pós-graduação em Ciência Imobiliária. “O Secovi-SP foi pioneiro na criação da primeira universidade corporativa no segmento imobiliário”, lembra o diretor, enfatizando seu propósito de oferecer treinamento ainda inédito no mercado, focado em assuntos específicos do setor. O então vice-presidente da República Marco Maciel foi o patrono na inauguração, em maio de 2001.
O diretor relata que somente grandes empresas possuem universidades corporativas, mas, como o setor imobiliário é caracterizado por 90% de pequenas e médias empresas que não têm estrutura para oferecer treinamento a seus funcionários, coube ao Secovi-SP, como representante de um segmento da economia, desempenhar esse papel. “Fazia parte do planejamento estratégico do Secovi-SP, no início dos anos 90, melhorar a capacitação dos associados. A Uni surgiu para qualificar funcionários das empresas associadas, além de outros profissionais do setor, de maneira acessível”, complementa Temple. Associados têm, pelo menos, 20% de desconto nos cursos oferecidos.
Antes da criação da Uni, o Secovi-SP já oferecia alguns cursos: desde 1978, o de Matemática Financeira com o Sistema Financeiro de Habitação; desde 1989, a pós-graduação em Negócios Imobiliários (parceria com Faap e, mais recentemente, com a ESPM); e, desde 1990, o programa de Aperfeiçoamento em Técnicas de Zeladoria (parceria com o Senac). Mas sem a estruturação que veio com a Universidade Secovi. “Foi necessário identificar pessoas e prepará-las para formar nosso corpo docente. Convidamos profissionais especialistas, empresários, técnicos e consultores”, conta Temple.
Área condominial
Antigamente, administrar um condomínio era mais simples, envolvendo basicamente algumas atividades: folha de pagamento, quitação de contas de consumo e manutenções. Hoje, virou algo muito sofisticado, com legislação, gestão de contratos com fornecedores e prestadores de serviços. “Atualmente, o nível de complexidade da administração de um condomínio se assemelha a uma empresa. Sem estudo e preparo, não é possível administrá-lo. Todo condômino quer o seu patrimônio preservado, funcionários bem treinados e as contas em ordem”, afirma Laerte Temple.
Dinâmico. É assim que o coordenador dos cursos do segmento condominial, Marco Gubeissi, define um condomínio. ”As coisas mudam muito e, mesmo para profissionais com vivência prática, os cursos acabam sendo interessantes porque oferecem base teórica”, justifica.
A gestão condominial está tão complexa e sofisticada que há certificações para profissionais especializados: eAC – Especialista em Administração Condominial, emitido pela UniSecovi, é um reconhecimento formal aos profissionais que estão capacitados a exercer a função, e com um diferencial competitivo; e ARM – Accredited Residencial Manager, mantido pelo IREM® (Institute of Real Estate Management), um reconhecimento internacional voltado para profissionais que concluíram os módulos 1 e 2 do curso de Administração de Condomínios e atendido às exigências do Application IREM®.
Até pouco tempo, os condomínios raramente investiam em treinamento. Com o passar dos anos, foram surgindo questões de segurança, jurídicas, administrativas, de gestão e os antigos zeladores começaram a querer se aprimorar por incentivo de síndicos e administradoras e até por iniciativa própria. O curso de Aperfeiçoamento em Técnicas de Zeladoria, o mais antigo do segmento condominial, já formou 1.031 zeladores em 40 turmas ao longo de 15 anos. “O curso permite ao profissional entender melhor como funciona o empreendimento, quem é quem, quais as regras, como o condomínio é gerido, como uma assembleia se desenvolve e a importância de entregar o edital dentro do prazo”, exemplifica Gubeissi.
Também proprietário da Verti Administradora e Assessoria Imobiliária, ele enfatiza a importância da capacitação para o desenvolvimento de profissionais do setor, que adquirem conhecimento e autonomia para resolver problemas. “Não adianta exigir conhecimento do profissional se não lhe é oferecido treinamento. Com investimento na qualificação, ganham os dois lados: o funcionário, que gosta e se sente valorizado, e as administradoras e condomínios ficam satisfeitos com o aprimoramento do seu corpo profissional.”
Fonte: Revista Secovi Condomínios – Edição 270 / Abril 2016