Soluções para melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos
Congestionamentos, barulho, poluição, problemas de saúde e baixa produtividade são algumas das consequências do caos nos sistemas de transportes urbanos, que atinge metrópoles do mundo inteiro.
Alternativas de transporte urbano para a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos serão apresentadas a partir de quarta-feira, 2 de fevereiro, na exposição “As Cidades Somos Nós – Desenhando a mobilidade do futuro” e em seminários organizados pelo ITDP – Institute for Transportation and Development Policy (Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento). A iniciativa tem apoio do Secovi-SP e acontece até o dia 11 de março, no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro.
A exposição traz projetos urbanísticos criados por dez escritórios de arquitetura de diversos países, com base nos princípios de design urbano elaborados pelo Instituto. Vista pela primeira vez em Nova Iorque, em setembro último, a exposição multimídia será exibida agora, simultaneamente no Rio de Janeiro e na Cidade do México.
A iniciativa é resultado da parceira entre o ITDP, arquitetos e urbanistas que se uniram para “ajudar a imaginar como seriam as nossas cidades e ruas projetadas para as necessidades das pessoas, e não as dos automóveis,” afirma Walter Hook, diretor executivo do Instituto. “Até 2030, 60% da população mundial viverão nas cidades, que precisarão de amplas transformações para lidar com este novo fluxo de pessoas. Sistemas sustentáveis de transporte permitem que todos os elementos da vida urbana – habitação, desenvolvimento econômico e espaços públicos – atendam às necessidades de populações, sem aumentar o aquecimento global”, finaliza.
Soluções sustentáveis
Junto à exposição, serão realizados eventos paralelos, incluindo palestra de Richard Rogers, arquiteto britânico que projetou o Centro Pompidou, em Paris, o Lloyd’s Building e Millenium Dome, em Londres, e ganhador do Pritzker Prize, o mais importante prêmio da área de arquitetura. Rogers é conhecido mundialmente por sua dedicação à sustentabilidade na arquitetura e no desenho urbano.
Especialistas de várias nacionalidades vão discutir os temas Renovação Urbana (10/2); Nossas Cidades – Visões para 2030 (24/2); Revitalizando Centros Urbanos e Investimento Sustentável – Transporte urbano como uma questão essencial (3/3); e A Forma das Cidades e a Linguagem da Arquitetura (11/3).
As Cidades Somos Nós
Local: Centro Cultural Correios -Rio de Janeiro
Informações: www.ourcitiesourselves.org
Entrada franca