Manuais de Escopo de Projetos são revisados
Na última sexta-feira, 14/1, representantes de dez associações de projeto do mercado imobiliário se reuniram na sede do Secovi-SP para dar início ao trabalho de revisão dos Manuais de Escopo de Projetos, trabalho coordenado pela vice-presidência de Tecnologia e Qualidade da entidade, sob a supervisão dos diretores Marcos Velletri e Ricardo Bunemer. “O objetivo desse trabalho é garantir a implantação de uma política de melhoria contínua da qualidade na cadeia produtiva do nosso segmento e de relações éticas entre os seus diversos intervenientes”, diz Velletri.
Iniciado há dez anos, o trabalho visa o desenvolvendo de melhores projetos, cumprindo assim todas as etapas necessárias ao atendimento de elevados padrões de qualidade, sempre alinhados às novas práticas do mercado e à atualização da normalização que rege o setor. Nesta primeira década de existência, o grupo já produziu 13 manuais que estão disponíveis para download no portal www.manuaisdeescopo.com.br. O próximo documento, a ser lançado ainda este ano, é o manual de luminotécnica.
A representatividade e importância dos manuais no mercado imobiliário são notadas pelos altos índices estatísticos. Entre 2006 e 2010, foram realizados 85.635 downloads dos documentos e 24.183 de checklists, alcançando cerca de 20 mil usuários.
Os interessados em apresentar sugestões devem encaminhá-las por email ao engenheiro Ronaldo Sá, assessor da VP de Tecnologia do Secovi-SP: ronaldo@secovi.com.br. A recomendação é que as colaborações sejam embasadas tecnicamente e sejam encaminhadas em forma de tabela com nome do manual, item, redação atual, redação proposta e justificativas técnicas. As sugestões serão analisadas durante a revisão dos manuais.