IREM® e a profissionalização internacional em administração de propriedades
O IREM® (Institute of Real Estate Management), entidade americana com atuação internacional na administração de propriedades, reúne profissionais interessados em práticas éticas nos negócios, em atualizar o conhecimento e em ampliar a experiência e intercâmbio de informações com membros de vários países, além de maximizar o preço dos imóveis e do investimento imobiliário.
Uma das frentes de atuação da entidade é na certificação do profissional. São diversos canais de profissionalização, por meio da educação e do compartilhamento da informação. Em 2014, o tradicional curso de Administração de Condomínios (módulos 1 e 2), da Universidade Secovi, foi reestruturado de forma a obter a equivalência com os cursos do IREM® necessários à obtenção da designação internacional ARM (Accredited Residential Manager, ou Administrador de Propriedades Residenciais Credenciado).
Na entrevista a seguir, a presidente do Capítulo de São Paulo, Fernanda Lisboa, fala sobre a importância do IREM® para o mercado imobiliário, suas frentes de atuação e, especialmente, sobre a certificação profissional.
Fale da importância do IREM® para o mercado de administração de propriedades.
Por mais de 80 anos, o IREM® tem estabelecido as melhores práticas de administração imobiliária. Atualmente, congrega mais de 19 mil pessoas e 550 empresas em vários países e em diversos capítulos internacionais. No Brasil, mais especificamente no Estado de São Paulo, trabalhamos para mostrar ao mercado e, sobretudo, aos clientes – proprietários, inquilinos e usuários – o quanto é importante uma boa administração, realizada por profissionais éticos e detentores de conhecimentos, pois propriedades bem administradas rendem dividendos em termos de valor e qualidade de vida.
Quais são as principais atividades desenvolvidas pelo Capítulo de São Paulo do IREM® em prol deste segmento?
O Capítulo que presido promove eventos para os membros, mantendo-os atualizados com as práticas internacionais. Também incentiva e promove a troca de experiências entre os profissionais certificados, por meio de palestras com temas e destaques de empreendimentos internacionais. O IREM® também estimula a pesquisa acadêmica e tem estruturado vários grupos de estudos a fim de identificar tendências do mercado. Muitos trabalhos transformam-se em artigos científicos, que são publicados em revistas especializadas. Podem ser citados artigos já publicados sobre a administração de empreendimentos mixed-use, assembleias virtuais etc. Atualmente, estão em produção pesquisas a respeito de propriedades que passaram por retrofit, condomínios industriais, logísticos etc. Entendemos que, nos dias atuais, se o profissional não estiver preparado para administrar empreendimentos com múltiplos usos, nichos de atuação e especificidades dentro de um padrão internacional de serviços e clientes cada vez mais exigentes, corre o risco de ser excluído da administração de imóveis de determinado padrão. Esse é o desafio: atender essa complexidade e gerar oportunidade de valorização da propriedade. O IREM® é a porta de entrada para o profissional que pretende adquirir conhecimentos neste mercado cada vez mais globalizado.
Como está estruturado o Capítulo de São Paulo?
Com a atuação estadual, estamos desenvolvendo trabalhos voltados ao mercado de administração regional. Foram produzidos materiais com nova identidade, planejados e realizados eventos nacionais e internacionais, além de visitas e viagens técnicas, além de participação e apoio em eventos do setor. Houve aumento no número de membros do Capítulo e já estamos em tratativas para a realização de uma visita técnica ao Capítulo do Japão.
Fale sobre a equivalência do curso de Administração Condominial da Universidade Secovi para obtenção do certificado internacional ARM® dos alunos.
A parceria de 15 anos celebrada com o Secovi-SP consolidou-se com o “Equivalency Program”, que certifica profissionais brasileiros de acordo com os critérios americanos. Nossos profissionais realizam na Universidade Secovi os cursos, que são validados e certificados profissionalmente pelos Estados Unidos (Chicago). Essa aproximação representou um ganho expressivo para o Capítulo, que se empenhou para que os cursos fossem adaptados ao padrão brasileiro de administração de propriedades imobiliárias residenciais, o ARM®. Há, ainda, a possibilidade de bititularidade, ou seja, o profissional pode obter a certificação em Especialista em Administração Condominial (eAC) e Accredited Residential Manager (ARM®) do IREM®, após o cumprimento dos respectivos programas.
Em sua opinião, qual é a importância para um profissional atuante no segmento de administração condominial ser certificado ARM®?
Além da ética e da possibilidade de troca de informações internacionais, o profissional com certificado IREM® pode impulsionar sua carreira desenvolvendo habilidades de liderança, analíticas e gerenciais ao tomar conhecimento das últimas mudanças e tendências do setor que afetam os seus negócios. Para isso, ele contará com uma série de recursos disponibilizados pela entidade, como cursos, congressos, site e publicações.
Que diferencial esse certificado traz para a carreira e para a empresa onde o profissional trabalha?
Ter a certificação ARM® mostra ao mercado que o profissional valoriza a educação e é confiável, capacitado e segue padrões e um código de ética. Os empregadores valorizam e têm mais confiança naqueles que optam por desenvolver suas habilidades e se especializar, desenvolvendo relacionamento com profissionais que atuam na mesma área e enfrentam situações similares. Acreditamos que obter a certificação ARM® coloca o profissional em uma posição avançada na carreira de administração imobiliária, independentemente do seu nível atual. Para se ter uma ideia, uma pesquisa do IREM®, nos Estados Unidos, mostrou que a remuneração média dos que têm a certificação ARM® aumentou 162% ao longo dos últimos dez anos, o que confirma a nossa convicção a respeito da valorização da atividade profissional.