Intercâmbio entre UniSecovi e Columbia University oferece programa exclusivo a profissionais brasileiros
Universidade Secovi e Columbia University realizaram, pela segunda vez, um intercâmbio para o aperfeiçoamento de profissionais e estudantes brasileiros atuantes no setor imobiliário. Foi preparada uma programação exclusiva de aulas e visitas técnicas desenvolvidas dentro e fora da universidade, localizada em Nova York.
“Foi uma experiência única. Além de ampliar conhecimento, os participantes desenvolveram um olhar individual e diferenciado a partir de todas as visitas a empreendimentos e aulas especiais. Estou feliz com o resultado”, disse Fernanda Lisboa, da empresa 1 Size, presidente do Capítulo do IREM® em São Paulo nº 111 e coordenadora do intercâmbio.
O programa de pós-graduação em Real Estate da Columbia está entre os cinco melhores do mundo. Renomados professores da universidade, como Jesse Keenan, Patrice Derrington, Kate Ascher e Shawn Amsler, ministraram aulas especiais para o grupo de dez brasileiros.
Um dos participantes, o arquiteto Kim Diego Azevedo fez faculdade em Londres, atua na área de incorporação e pretende fazer MBA ou mestrado no exterior. “Estou considerando fazer minha pós-graduação na Columbia. O intercâmbio foi importante para conhecer a universidade, os professores, os programas de MBA e mestrado e, inclusive, ter aconselhamento sobre qual curso fazer”, disse Azevedo, que não poupou elogios ao corpo docente, que demonstrou profundo conhecimento do setor e dos mercados nova-iorquino e brasileiro.
As visitas técnicas foram realizadas em empreendimentos residenciais de sucesso, ícones e referências que impactaram o mercado nova-iorquino. A seleção foi feita pela equipe de Relações Internacionais do Secovi-SP e a coordenação do intercâmbio, com apoio e parceria internacional de empresas americanas, Fiabci-SP e Fiabci-NY.
“A finalização da programação foi feita no empreendimento icônico de NY, o One 57, viabilizada por Daniela Sassoun, da Douglas Elliman. Nosso encerramento foi uma grata surpresa para o grupo, que ficou fascinado com a vista e a aula sobre o mercado imobiliário de luxo nova-iorquino, proporcionadas pela executiva”, comentou Fernanda Lisboa.
O engenheiro Vilieri Caramel, diretor da Construtora Lorenzini Ltda, ficou muito satisfeito com o formato do programa. “Existem poucas oportunidades de se absorver tanto conhecimento em tão pouco tempo, especialmente no exterior. Em geral, os cursos são de três semanas ou mais, tornando-se oneroso, além de atrapalhar a agenda de trabalho”, disse. “Considerei a programação boa, bem dividida entre aulas, visitas a empreendimentos e contato com os profissionais, muito qualificados e com pleno domínio do mercado e do produto que vendem”, afirmou Vilieri. Ele também destacou o respaldo do Sindicato. “Ir pelo Secovi-SP fez toda a diferença. É a maior entidade do setor no Brasil. Fomos recebidos com status diferente.”