Evento reúne mais de 1.200 funcionários de condomínios e administradoras
Mais de 1.200 funcionários de condomínios e administradoras estiveram no Dia da Ação Social dos Condomínios, realizado pelo Secovi-SP e Sesc São Paulo, no último domingo, 5/6, na unidade Pinheiros. Destes, aproximadamente 150 pessoas vieram em caravanas de Sorocaba, São José do Rio Preto, Jundiaí e Guarulhos.
Durante o dia todo o evento ofereceu diversas atividades voltadas à promoção da saúde, cidadania e qualidade de vida e lazer com barracas de comidas e bebidas típicas, quadrilha, jogos e brincadeiras, além de shows musicais e de dança com Trio Vitalino, Grupo Cupuaçu e Mariângela Zan.
Foram realizados quase 600 atendimentos, sendo 500 testes de glicemia, acuidade visual e aferição de pressão arterial; 18 orientações odontológicas com profissionais do Sesc; 50 massagens expressas, além de 265 atendimentos do Projeto Ampliar (148 tranças e 117 maquiagens). Cerca de 50 de pessoas prestigiaram as palestras sobre Segurança Condominial com a tenente coronel Lilian da Silva, subdiretora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM; e sobre Primeiros Socorros com o tenente coronel Wilson Leite, do Comando do Corpo de Bombeiros Metropolitano.
“Uma das atrações que fez mais sucesso no evento, formando fila desde o início, foi o estande da Karicaturando, cuja equipe de quatro profissionais produziu cerca de 400 caricaturas durante todo o evento. “
Espaço Saúde
A área se dividiu em dois tipos de atendimento. A quick massage foi feita pela empresa Vitalitá, que levou dois massagistas e atendeu durante toda a programação 50 pessoas.
Já os exames de saúde foram feitos pelo Seconci-SP. Testes de acuidade visual, glicemia e exame de pressão foram feitos por três enfermeiras da entidade. “As pessoas fazem um ‘mini check-up’ e saem com um cartãzinho com todos os resultados. Aqueles que apresentam alguma alteração e precisam de cuidados, levam orientações básicas e a recomendação de procurarem um médico”, explicou Fátima Cardoso, gerente de comunicação do Seconci-SP. Ao todo, foram atendidas 500 pessoas.
Ampliar embeleza participantes
Dez alunas dos cursos de Maquiagem e Assistente de Cabeleireiro do Projeto Ampliar participaram do evento, fazendo penteados e maquiagem no público. Foram feitos ao todo 265 atendimentos, divididos em 148 tranças e 117 pessoas maquiadas. Crianças, adolescentes e adultos aproveitaram o mini-salão de beleza para se caracterizar e entrar no clima de festa junina que foi o tema da segunda edição da iniciativa. “Espero que todos aproveitem muito tudo o que foi preparado especialmente para o nosso público. O Dia da Ação Social veio para ficar no calendário do Secovi-SP”, disse Maria Helena Mauad, presidente do Projeto Ampliar, idealizadora do evento.
Primeiros Socorros
O tenente coronel da Polícia Militar do Comando de Bombeiros Metropolitanos, Wilson de Oliveira Leite, ministrou palestra sobre primeiros socorros aos participantes. O tenente falou das principais emergências para o organismo – como AVC e infarto – e externos ao organismo – hemorragias, fraturas, fraturas na coluna e choque elétrico –, suas características, o que desencadeiam e o atendimento mais adequado num primeiro momento.
“Qualquer pessoa, com um mínimo de treinamento, pode fazer primeiros socorros”, afirmou Leite. Ele falou sobre o uso do desfibrilador para casos de parada cardio-respiratória, mostrou um kit de primeiros socorros e como usar cada equipamento. “Sugiro que cada condomínio tenha um kit desses e os funcionários sejam treinados para utilizá-lo.”
Por último, o tenente explicou a diferença entre o atendimento feito pelo Resgate, do Corpo de Bombeiros, e o Samu, da Prefeitura. Para casos que não há necessidade de manobras para acessar as vítimas, deve-se telefonar para o Samu (telefone 192), do contrário, o Resgate deve ser acionado (telefone 193). “Quando telefonar, é importante manter-se calmo, saber o endereço correto do local e descrever o que está acontecendo com a vítima.”
Depoimentos
Aparecido Ribeiro, porteiro de um condomínio em Sorocaba, veio com a esposa, o filho bebê, a cunhada e a sogra na caravana organizada pela regional do Secovi de sua cidade. “Trabalhei no turno da noite e vim direto”, contou, sem um pingo de sono. Todos eles fizeram os exames médicos oferecidos pelo Seconci-SP (glicemia, pressão, acuidade visual) e, enquanto Aparecido assistia a palestra de Segurança, as mulheres curtiam o som do Trio Vitalino no ginásio, que se transformou numa verdadeira quermesse.
Acompanhado da esposa Márcia, Antonio Carlos Favaro, zelador de um prédio da Vila Madalena, na Capital, fez a quick massage. “Esse é o tipo de atividade que não temos tempo de fazer e aqui tivemos a oportunidade. Nunca tinha feito massagem antes. Minha esposa insistiu e valeu a pena. Saí novo”, comentou. Ele recebeu o cartaz com o convite do evento da administradora de seu prédio e aproveitou seu dia de folga para participar do Dia da Ação Social.
Waldemar da Silva Rocha, zelador de um condomínio nos Jardins, também soube do evento do Secovi-SP pela administradora. Chegou às 10h30 com a esposa Maria Célia e os dois filhos para aproveitar ao máximo. “Fizemos os exames médicos e eu preciso apenas controlar um pouco a glicemia”, disse Maria Célia.