Data: A confirmar.
Objetivo: Do ponto de vista do acadêmico, participar do debate sobre sustentabilidade significa, para o aluno, investigar e entender a natureza, as causas, os objetivos, as limitações e a relevância que ela assume nos contextos econômico, político, social, cultural, filosófico, científico, tecnológico e ambiental da atualidade, bem como as implicações desses contextos, no futuro.
Do ponto de vista empresarial, ampliar e aprofundar, sob a perspectiva do ESG, a compreensão sobre os desafios ambientais, sociais e econômicos e como eles podem representar riscos e ameaças e, ao mesmo tempo, o caminho para a viabilidade, perenidade e legado das organizações.
Do ponto de vista profissional, inspirar líderes e gestores para o exercício do protagonismo na construção de soluções inovadoras que promovam a regeneração dos negócios e um novo sentido para o trabalho.
Público-alvo: Colaboradores das empresas associadas às Entidades do Movimento Reformar para Mudar, alunos de graduação, alunos de pós-graduação, gestores, dirigentes, empresários, demais interessados.
Pré-requisitos:
- Ser um entusiasta do tema
- Ter interesse sobre esta nova pauta nas organizações e/ou atuar na área de sustentabilidade
- Ter interesse e/ou conhecer os programas/ações de ESG desenvolvidas pelas organizações
Programação
Ao final do curso o participante deverá obter competências para ações nas seguintes áreas:
- Ambiental/Sustentabilidade
- Impacto Social/Inclusão
- Negócios e Lucro sustentável
- Gestão e Tecnologia
- Marketing de causa
Entendemos que a sustentabilidade deve ser compreendida como uma ação interdisciplinar. Como tal, requer uma atitude transversal correspondente para toda a comunidade acadêmica. Em se tratando de pesquisa (teórica e aplicada) e de ensino e aprendizagem, privilegia, em diferentes espaços de aprendizagem, o diálogo e a parceria, a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas e áreas do conhecimento, a articulação da teoria com a prática, o desenvolvimento de habilidades necessárias à atuação consciente em contextos empresariais, cotidianos e de trabalho.
Módulo 1 – Apresentação/ Aquecimento – (1h)
- Docentes
- Participantes
- Identificação e explanação do formato do curso
- Exercícios colaborativos e estudo de caso
- Fontes de referência
Módulo 2 – As transformações e pressões da sociedade e os Princípios ESG – (3h)
- As transformações da sociedade e das organizações
- Cenários Globais e a Sustentabilidade
- A sociedade 5.0 e o seu impacto no ESG
- Conceitos de Sustentabilidade e do ESG
Módulo 3 – Sustentabilidade e Instrumentos de Gestão -Diretrizes estratégicas e Governança Corporativa – (3h)
- A importância do ESG como instrumento de Gestão
- Os pilares do ESG e as Diretrizes estratégicas
- Como implantar e gerenciar o ESG nas organizações
- Governança Corporativa como instrumento de gestão e controle do ESG
Módulo 4 – ESG no ambiente empresarial – (6h)
- ATITUDE Sustentável: a nova corrente do bem da sociedade
- O pilar E: Ações Ambientais de impacto e modelo de atuação, interno e externo
- O pilar S: Ações Sociais de impacto e modelo de atuação, interno e externo
- O pilar G: Ações internas de Governança, modelo de captação de investimentos externos e ações na Bolsa de Valores (ISE)
- Reputação:
- Pessoal
- Profissional
- Empresarial
- Marca
Módulo 5 – ESG – Compliance, Indicadores de ESG e cadeia de valor – (6h)
- Modelo de atuação em compliance, de acordo com o ESG: código de ética, matriz de risco e plano de contingência
- Comunicação institucional e metodologia de preparação do Relatório ESG (Global Reporting Initiative-GRI)
- Modelo de indicadores de ESG e formas de acompanhamento e tomada de decisão
- Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) e as organizações: como desenvolver ações que promovam melhoria/impacto na cadeia de valor
Módulo 6 – Modelo ESG: os impactos externos e a geração de valor junto ao mercado – (2h)
- Movimentos internacionais e reconhecimento (Pacto Global e ODS’s)
- Agentes financeiros envolvidos
- Fundos verdes e financiamentos específicos
- Valorização na mídia e exemplaridade
Os eixos de formação do curso ESG são pensados de modo a permitir que a sustentabilidade seja realmente abordada como tema transversal e, assim, sob diferentes perspectivas, permear os processos de formação dos indivíduos, dos cidadãos e dos profissionais, de forma a promover uma maior compreensão do mundo contemporâneo e a preparar os alunos para os desafios da atualidade e do futuro, os quais impactam diretamente as instituições de ensino superior, a sociedade, as empresas, o governo e o ambiente.
Sendo assim, os eixos principais de atuação são:
- Ambiental/Sustentabilidade
- Impacto Social/Inclusão
- Negócios e Lucro sustentável
- Gestão e Tecnologia
Metodologia:
Aulas expositivas, reflexões em grupo e plenária, apresentação de cases práticos, painel com convidados.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem se dará pela análise das atividades desenvolvidas durante os encontros (exercícios específicos – 50%), leitura de material bibliográfico (10%) e avaliação formal no final do curso (40%).
- ESTY, Daniel C; CORT, Todd (ed.). Values at Work: sustainable investing and esg reporting. London: Palgrave Macmillan, 2020.
- HITCHCOCK, Darcy. The Business Guide to Sustainability: practical strategies and tools for organizations. New York: Earthscan Publications Ltd., 2009.
- KOTLER, Philip. Marketing 3.0. São Paulo: Campus, 2010.
- NAKAGAWA, Marcus Hyonai. 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo. Rio de Janeiro: Editora Labrador, 2018.
- VOLTOLINI, Ricardo. Sustentabilidade no Coração do Negócio: como as empresas estão inserindo o conceito na estratégia. São Paulo: Ideia Social, 2015.
- MACKEY, John; SISODIA, Raj. Capitalismo consciente: como libertar o espírito heroico dos negócios. São Paulo: Alta Books, 2018.
- Textos diversos de jornais, revistas, publicações e sites
Certificado
Serão emitidos certificados online aos alunos aprovados na avaliação e que tiverem frequência mínima de 75%.
Carga horária: 21 horas
Pontuação:
Informações Importantes:
Observação: (MODALIDADE DE TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA – AO VIVO)
- A transmissão Simultânea é feita pela plataforma zoom no formato reunião, que possibilita o aluno habilitar câmera e microfone, melhorando assim a interação docente x aluno.
- Após a realização da aula ao vivo, o conteúdo permanece gravado e disponível aos alunos até 10 dias corridos após a data final do curso, possibilitando que o mesmo possa assistir em outro horário – sem prejudicar a presença, e rever o que foi apresentado em aula.
- A qualidade do vídeo depende da conexão da internet e do equipamento utilizado pelo aluno.
- O áudio pode conter ruídos do ambiente.
- Mesmo havendo microfones na sala e orientações para utilizá-los, os alunos da aula presencial podem acabar não usando o aparelho no momento de fazer perguntas ou comentários.
- Perguntas sobre o conteúdo das aulas devem ser enviadas para o e-mail uni@secovi.com.br, e serão respondidas de acordo com a disponibilidade do docente. Alunos podem utilizar o chat online para informações técnicas sobre a transmissão.
- Formação de turma para transmissão simultânea dependerá do número mínimo de interessados.
DIREITO E USO DA IMAGEM E VOZ
- Diante do conteúdo programático, sendo o curso transmitido via plataforma de Streaming (Zoom, Google Meet ou similar) e permitindo a depender do formato (webinar ou reunião), a habilitação do microfone e câmera/vídeo, aumentando a interatividade entre os participantes, na necessidade de regular questões oriundas do direito e uso da imagem e voz, bem como o consentimento necessário no âmbito da Legislação de Proteção de Dados, o ALUNO adquirente declara estar ciente que:
- As aulas serão gravadas e arquivadas por prazo indeterminado pela UniSecovi;
- As gravações das aulas referidas acima serão disponibilizadas aos demais alunos que desejarem assistí-las em qualquer momento depois da aula ao vivo, até que os acessos sejam bloqueados pela UniSecovi depois do término do curso;
- No que pese o conteúdo ser gravado e reproduzido, a plataforma de transmissão permite ao participante desativar seu próprio microfone e câmera/vídeo, permanecendo em aula, podendo participar através do chat disponível.
- Ciente dos termos descritos no item 1, neste ato, o ALUNO que espontaneamente decidir habilitar seu vídeo e/ou microfone, concede ao SECOVI-SP a captura de sua IMAGEM e VOZ, durante a participação das aulas online, para gravação, reprodução, bem como comercialização do conteúdo captado durante a aula, autorizando o uso de sua imagem e voz, para os fins descritos no presente. A PRESENTE AUTORIZAÇÃO É CONCEDIDA A TÍTULO GRATUITO.
Observação: Modalidade presencial
- Para viabilização das aulas no formato presencial é necessário no mínimo 15 alunos nesta modalidade, se ficar abaixo desta quantidade, os alunos inscritos no presencial serão transferidos para o módulo de transmissão e reembolsados no valor da diferença entre os módulos. Vale ressaltar que, caso algum docente não se sinta confortável com a aula presencial, em virtude do momento da pandemia vigente, o mesmo pode solicitar a realização desta por transmissão simultânea.
- Vale ressaltar que, a depender da fase emergencial em que a cidade de são Paulo estiver, as aulas presenciais podem acontecer no formato de transmissão, retornando no formato presencial com a flexibilização do mesmo.
Observação: Investimento
- Os valores para associados do Secovi-SP são concedidos para funcionários de empresas associadas – com o consentimento dessas, de acordo com o CNPJ indicado no ato da inscrição.
Consequentemente a nota fiscal de prestação de serviço do mesmo será em nome da empresa que tem o benefício do valor com desconto. - Os pagamentos parcelados no boleto só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
- Em casos de cancelamento ou adiamento do curso: O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;
- Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária vinculada ao CNPJ/CPF do campo SACADO, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 30 (trinta) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da uni@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome do SACADO – Caso a compra tenha sido paga pelo aluno, o mesmo deverá encaminhar carta de anuência da empresa assinada pelo procurador legal da mesma e, uma cópia do contrato social da empresa, para verificação de poderes da assinatura do procurador.
- Em caso de desistência por opção do aluno do curso presencial ou da transmissão simultânea, será retido 10% do valor pago, a título de compensação por despesas administrativas, além da retenção do valor proporcional relativo às aulas realizadas ou às Notas Fiscais emitidas até o momento da solicitação do aluno.
Observação: Diversos
- Inclui material didático fornecido pelos docentes (disponibilizado online na área do aluno) e certificado em formato digital da Universidade Secovi.
- Por conta de possíveis imprevistos, a Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários, local das aulas e docentes previamente programados.
- Água e bebidas disponíveis na máquina de café do mezanino serão oferecidas gratuitamente aos alunos da modalidade presencial. Outras bebidas e alimentos podem ser comprados na máquina de autoatendimento.
Mais informações e inscrições:
Contato: (11) 5591-1300
E-mail: uni@secovi.com.br
Local: Secovi-SP – Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100
Detalhes do Curso
- Leituras 0
- Quizzes 0
- Duração 50 horas
- Nível de Habilidade All levels
- Linguagem Inglês
- Alunos 0
- Critérios de avaliação Sim