Data: 10/02 a 07/07/2025 (Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h)
Objetivo: Proporcionar aos participantes conhecimentos gerais sobre a atividade de incorporação imobiliária, desde a prospecção e aquisição do terreno até a construção e entrega do empreendimento, passando pelos aspectos relacionados ao Direito Imobiliário, à gestão da inovação no setor, à contabilidade específica para incorporadoras, à sustentabilidade, ao Plano Diretor Estratégico e à Lei de Zoneamento, aos conceitos básicos de arquitetura e à estimativa de áreas de projeto, à comercialização das unidades e análise econômica e financeira de empreendimentos, além do compartilhamento de casos reais vivenciados por convidados e pelo corpo docente, composto por experientes profissionais do setor.
Público-alvo:Este curso destina-se a empresários, gerentes de incorporação, engenheiros, arquitetos, advogados, gerentes de vendas, investidores e qualquer outro profissional interessado em conhecer a atividade de incorporação imobiliária.
Pré-requisitos:Ter conhecimentos básicos de operação de planilha eletrônica Excel e trazer notebook com este software instalado para uma aula prática de análise econômica e financeira.
Competência: Ao final deste curso, o participante terá adquirido conhecimentos gerais sobre a atividade de incorporação imobiliária, de acordo com os temas descritos no programa abaixo.
Programação
Introdução a atividade de incorporação imobiliária (1 aula)
- Visão geral de um empreendimento imobiliário
Prospecção, aquisição de terrenos (1 aula)
- Estudo da vocação do terreno
- Análise preliminar da Legislação Urbana (restrições e potenciais)
- Análise do terreno (infraestrutura, topografia, solo, contaminação/lençol freático, documentação)
- Estudo das exigências e restrições dos órgãos públicos envolvidos (zoneamento, uso e ocupação do solo, enquadramento em Operação Urbana e Outorga, exigências em outras instâncias )
- Pesquisa de mercado e Estudo da vocação do terreno
- Estudos de arquitetura
- Aspectos da negociação com proprietários
- Formas de Pagamento: dinheiro ou permutas
- Reutilização de áreas contaminadas na incorporação imobiliária
- Contextualização, arcabouço legal e aprovações
- Investigações Ambientais, remediação e a viabilidade no negócio
- Gerenciamento da área contaminada no ciclo da incorporação: da aquisição do terreno ao Habite-se
- A reutilização de áreas como ferramenta no crescimento sustentável do município
Definição de produto e lançamento (1 aula)
- Pesquisa de mercado, definição de produto e projeto legal e preparativos para o lançamento
Cases (1 aula)
- Apresentações de dois cases por dois incorporadores convidados
Aspectos contábeis para incorporadoras (1 aula)
- Apresentação de aspectos contábeis específicos para empresas incorporadoras
Inovação (1 aula)
- Como se preparar para a indústria da construção 0
Coordenação de projetos e BIM (1 aula)
- Como realizar a coordenação de todos os projetos. Noções básicas sobre o Building Information Modeling (BIM)
Gestão do empreendimento (4 aulas)
- Contratos de Serviços
- Contratação da construtora
- Desenvolvimento de projetos técnicos
- Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos
- Montagem do canteiro de obras
- Acompanhamento da obra
- Acompanhamento da obra (previsto x realizado)
- Revisão de projetos em razão de imposições técnicas
- Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos
- Regularização da construção com vistas ao “habite-se”
- Elaboração do orçamento da obra
- Cronograma físico financeiro
- Qualidade e responsabilidades na construção civil – normalização, garantias, vida útil e normas de desempenho
- Finalização e entrega do empreendimento
- Emissão de certidões necessárias ao “habite-se”
- Vistorias pelos órgãos públicos
- Emissão de alvarás diversos
- Vistoria pelos adquirentes
- Entrega das chaves
- Assembleia de instalação do condomínio
- Outros aspectos relacionados a gestão do empreendimento
- Relacionamento com os clientes
- Compliance e governança corporativa
Fontes de Financiamento e Mercado (3 aulas)
- Fontes Alternativas de Recursos
- Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
- Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)
- Sistemas de financiamento para famílias de baixa renda
- Operações de financiamento na Caixa Econômica Federal
- Mercado imobiliário e economia
Plano Diretor e Zoneamento (3 aulas)
- Evolução histórica
- Conceitos norteadores do Plano Diretor Estratégico e da Lei de Zoneamento
- Zonas e categorias de uso
- Parâmetros urbanísticos
- Quota ambiental
- Retrofit e reforma / Código de Obras
- Áreas de interesse social
- Exemplos práticos de busca
- Estudo de viabilidade técnico-legal e estimativa de áreas de projeto
Sustentabilidade no Setor Imobiliário (2 aulas)
- Conceitos de sustentabilidade
- Problemas socioambientais e econômicos no planeta e no desenvolvimento imobiliário
- Possíveis soluções para um desenvolvimento imobiliário sustentável
- Custos adicionais e benefícios econômicos da construção sustentável
- Apresentações sobre as principais certificações ambientais de edifícios existentes no país
Aprovações e licenciamentos (1 aula)
- Aprovações e licenciamentos de incorporações imobiliárias
Direito imobiliário (7 aulas)
- Lei 4591/64 de Incorporações Imobiliárias
- Patrimônio de afetação
- Alienação fiduciária
- Modelos de aquisição de terrenos para incorporação
- Montagem jurídica e registro do Memorial de Incorporação
- Registro Imobiliário e documentações
- Contrato de alienação de unidades sob a ótica da Lei 786/18
- Elaboração e registro da Convenção de Condomínio
- Estruturação societária e tributação
- Responsabilidades dos envolvidos numa incorporação imobiliária
- Gestão de Prevenção e Solução de Conflitos Imobiliários
Mercado de capitais (1 aula)
- Instrumentos do mercado de capitais para o setor imobiliário
Registro eletrônico de imóveis (1 aula)
- Visão geral sobre as ferramentas disponíveis para interação com o Registro de Imóveis Eletrônico, por meio das centrais registradoras.
Lançamento e comercialização (2 aulas)
- Definição de produto, da campanha e das peças de marketing
- Treinamento da equipe de vendas e abertura do processo de comercialização
- Dados de mercado
Marketing digital para incorporadoras imobiliárias (3 aulas)
- Utilização de Big Data, redes sociais, ferramentas e mídias digitais
Análise econômica e financeira de incorporações imobiliárias (3 aulas)
- Composição do VGV, dos custos e despesas do empreendimento (obra, propaganda e marketing, juros, administração da incorporação, jurídicas, administrativas da SPE, impostos, corretagem, outorga )
- Conceitos básicos dos principais indicadores econômicos e financeiros utilizados nas análises de empreendimentos imobiliários (Valor Presente Líquido, Taxa interna de Retorno- TIR, Pay- Back, Margem Estática, Investimentos, Retornos, Fluxo de Caixa, )
- Exercícios práticos de análise econômica e financeira de incorporações imobiliárias em planilha Excel fornecida pelo docente
Será realizada prova de avaliação online ao término do curso com a finalidade de identificar o nível de aprendizagem conforme os objetivos estabelecidos*
A avaliação é realizada considerando os seguintes critérios:
- Nota: de 0 a 10 pontos
- Média de aprovação: 6,0 (Seis)
- Frequência mínima para aprovação: 75%
*Importante: Caso o aluno não realize a prova no período definido ao término do curso, o mesmo poderá solicitar uma prova substitutiva, a qual será cobrada uma taxa fixa de R$ 100,00.
Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos que: tiverem uma frequência mínima de 75%, forem aprovados na avaliação e quitarem o pagamento. A emissão do certificado online será feita em até 45 dias após o término do curso.
Carga horária: 117 horas de aulas expositivas (39 aulas)
Pontuação:
150 PONTOS
Formato:
Presencial – A UNISECOVI está localizada na sede do Secovi-SP, na Rua Dr. Bacelar, 1043 – Vila Clementino – São Paulo/SP – 04026-002 – Onde serão realizadas todas as aulas presenciais.
On-line – Transmissão ao vivo via Zoom – no formato reunião, que possibilita aos alunos que acompanham a aula ao vivo, habilitarem câmera e microfone para a participação.
O conteúdo das aulas será gravado e ficará à disposição do aluno até 15 dias corridos do final do curso, ou seja, o curso encerra dia 07/07/2025, as aulas gravadas ficam acessíveis apenas até o dia 22/07/2025 possibilitando que o aluno possa assistir em outro horário – sem prejuízo de marcação de presença e com a possibilidade de rever quantas vezes for necessário o material apresentado em aula.
Promoção Novembro Black: (Até 30/11/2024)
Presencial | ||||||
Participantes | À vista com desconto | Parcelado | ||||
Sócios Secovi | R$ 2.816,00 | 2x R$ 1.486,00 |
3x R$ 991,00 |
4x R$ 743,00 |
5x R$ 595,00 |
8x R$ 372,00 (somente cartão de crédito – com juros) |
Representados | R$ 3.168,00 | 2x R$ 1.672,00 |
3x R$ 1.115,00 |
4x R$ 836,00 |
5x R$ 669,00 |
8x R$ 418,00 (cartão de crédito – com juros) |
Demais Interessados | R$ 3.520,00 | 2x R$ 1.857,00 |
3x R$ 1.238,00 |
4x R$ 929,00 |
5x R$ 743,00 |
8x R$ 465,00 (cartão de crédito – com juros) |
Transmissão Simultânea | ||||||
Participantes | À vista com desconto | Parcelado | ||||
Sócios Secovi | R$ 2.535,00 | 2x R$ 1.337,00 |
3x R$ 892,00 |
4x R$ 669,00 |
5x R$ 535,00 |
8x R$ 334,00 (somente cartão de crédito – com juros) |
Representados | R$ 2.852,00 | 2x R$ 1.504,00 |
3x R$ 1.003,00 |
4x R$ 752,00 |
5x R$ 602,00 |
8x R$ 376,00 (cartão de crédito – com juros) |
Demais Interessados | R$ 3.168,00 | 2x R$ 1.672,00 |
3x R$ 1.115,00 |
4x R$ 836,00 |
5x R$ 669,00 |
8x R$ 418,00 (cartão de crédito – com juros) |
Investimento:
Presencial | ||||||
Participantes | À vista com desconto | Parcelado | ||||
Sócios Secovi | R$ 3.520,00 | 2x R$ 1.857,00 |
3x R$ 1.138,00 |
4x 929,00 |
5x R$ 743,00 |
8x R$ 465,00 (somente cartão de crédito – com juros) |
Representados | R$ 3.960,00 | 2x R$ 2.089,00 |
3x R$ 1.393,00 |
4x R$ 1.045,00 |
5x R$ 836,00 |
8x R$ 523,00 (cartão de crédito – com juros) |
Demais Interessados | R$ 4.400,00 | 2x R$ 2.321,00 |
3x R$ 1.548,00 |
4x R$ 1.161,00 |
5x R$ 929,00 |
8x R$ 581,00 (cartão de crédito – com juros) |
Transmissão Simultânea | ||||||
Participantes | À vista com desconto | Parcelado | ||||
Sócios Secovi | R$ 3.168,00 | 2x R$ 1.672,00 |
3x R$ 1.115,00 |
4x R$ 836,00 |
5x R$ 669,00 |
8x R$ 418,00 (somente cartão de crédito – com juros) |
Representados | R$ 3.564,00 | 2x R$ 1.880,00 |
3x R$ 1.254,00 |
4x R$ 940,00 |
5x R$ 752,00 |
8x R$ 470,00 (cartão de crédito – com juros) |
Demais Interessados | R$ 3.960,00 | 2x R$ 2.089,00 |
3x R$ 1.393,00 |
4x R$ 1.045,00 |
5x R$ 836,00 |
8x R$ 523,00 (cartão de crédito – com juros) |
Informações Importantes:
FORMATOS
No ato da inscrição o aluno deverá escolher UMA das modalidades disponíveis (presencial OU online) e fica ciente que terá acesso apenas a modalidade selecionada.
REGISTRO DE PRESENÇA
Presencial – de acordo com a assinatura na lista.
Online – de acordo com o registro de acesso na plataforma Zoom – ao vivo ou gravado
TRANSMISSÃO
- A qualidade do vídeo depende da conexão da internet e do equipamento utilizado pelo aluno.
- O áudio pode conter ruídos do ambiente.
- Mesmo havendo microfones na sala e orientações para utilizá-los, os alunos da aula presencial podem acabar não usando o aparelho no momento de fazer perguntas ou comentários.
- O aluno poderá utilizar-se do microfone para a sua participação interativa nas aulas ao vivo, porém poderá optar por fazer a sua comunicação através do Chat, a fim de interagir com perguntas ou comentários
DIREITO E USO DA IMAGEM E VOZ
- Diante do conteúdo programático, sendo o curso transmitido via plataforma de Streaming (Zoom, Google Meet ou similar) e permitindo a depender do formato (webinar ou reunião), haverá a habilitação do microfone e câmera/vídeo, aumentando a interatividade entre os participantes.
- Na necessidade de regular questões oriundas do direito e uso da imagem e voz, bem como o consentimento necessário no âmbito da Legislação de Proteção de Dados (LGPD), o ALUNO adquirente declara estar ciente que:
- As aulas serão gravadas e arquivadas por prazo indeterminado pela UniSecovi;
- As gravações das aulas referidas acima serão disponibilizadas aos demais alunos que desejarem assisti-las em qualquer momento depois da aula ao vivo, até que os acessos sejam bloqueados pela UniSecovi, passados 15 dias corridos do término do curso;
- No que pese o conteúdo ser gravado e reproduzido, a plataforma de transmissão permite ao participante desativar seu próprio microfone e câmera/vídeo, permanecendo em aula, podendo participar através do chat disponível.
- Ciente dos termos descritos no item 1, neste ato, o ALUNO que espontaneamente decidir habilitar seu vídeo e/ou microfone, concede ao SECOVI-SP a captura de sua IMAGEM e VOZ, durante a participação das aulas online, para gravação, reprodução, bem como, para comercialização do conteúdo captado durante a aula, autorizando o uso de sua imagem e voz para os fins descritos no presente.
A PRESENTE AUTORIZAÇÃO É CONCEDIDA A TÍTULO GRATUITO.
INVESTIMENTO
- Os valores para associados/Representados do Secovi-SP são concedidos para funcionários de empresas (em dia c/ as contribuições), com o consentimento dessas, de acordo com o CNPJ indicado no ato da inscrição.
Consequentemente o Documento de Cobrança, referente a inscrição será SEMPRE EMITIDO EM NOME daquele que possui o benefício (valor c/ desconto).
- Procedimento de emissão de Documento de cobrança ou Notas Fiscais de Prestação de Serviços:
- A emissão do documento de cobrança (p/ associados/Representados do Secovi-SP) ou da NF. (p/ o público demais), ocorre após a prestação de serviço, portanto não temos como proceder com a emissão dos mesmos antes que o curso aconteça. As emissões são efetuadas de forma rateada entre os meses em que ocorre o curso, e de acordo com a quantidade de aulas que o mesmo teve no mês, com base na Legislação do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), Decreto: 53.151 de 17 de maio de 2012.
- Emissão do Documento de cobrança para o público Associado e/ou Representado:
O Documento de cobrança relativo a atividades que compõem o objeto social do SECOVI-SP, desenvolvidas em benefício de seus associados/Representados. De acordo com a Solução de Consulta SF/DJUG N. 17/2021, tais atividades não constituem prestação de serviço, de modo que não devem ser objeto da emissão de nota fiscal de serviço.
- Emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviços para o público Não Associado/Representado:
Os valores para aqueles que não fazem parte da categoria representada sindicalmente pela entidade, implica em emissão da NFs-e
- Os pagamentos parcelados no boleto só serão aceitos desde que a primeira parcela seja quitada antes da data de início do curso e a última parcela quitada até a data de término do curso
- Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
O curso poderá ser cancelado ou adiado pela UniSecovi por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;- Serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária vinculada ao CNPJ/CPF do campo SACADO, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- O reembolso será feito única e exclusivamente em nome do SACADO. Caso a compra tenha sido paga pelo aluno, o mesmo deverá encaminhar carta de anuência da empresa assinada pelo procurador legal da mesma e, uma cópia do contrato social da empresa, para verificação de poderes da assinatura do procurador;
- Em caso de desistência por opção do aluno, será retido 10% do valor da inscrição a título de compensação por despesas administrativas, além da retenção do valor proporcional relativo as aulas realizadas ou as Notas Fiscais emitidas até o momento da solicitação do aluno.
Diversos
- Inclui material didático fornecido pelos docentes e certificado da Universidade Secovi (disponibilizados online).
- Por conta de possíveis imprevistos, a Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários e docentes previamente programados.
- A viabilização do curso dependerá de um número mínimo de inscritos em cada modalidade.
- Água e bebidas disponíveis na máquina de café do mezanino serão oferecidas gratuitamente aos alunos da modalidade presencial. Outras bebidas e alimentos podem ser comprados na máquina de autoatendimento.
Webinar: A nova lei dos distratos
Mais informações e inscrições:
Contato: (11) 5591-1300
WhatsApp: (11) 9*7098-0858
E-mail: universidade@secovi.com.br
Local: Secovi-SP – Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100
Detalhes do Curso
- Leituras 0
- Quizzes 0
- Duração 50 horas
- Nível de Habilidade All levels
- Linguagem Inglês
- Alunos 0
- Critérios de avaliação Sim