Data: 2 a 11/6/2025 (segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h)
Objetivo: O Brasil possui uma das mais complexas legislações tributárias do mundo e os condomínios, equiparados a pessoas jurídicas, são sujeitos ao cumprimento de uma série de obrigações, com destaque para o pagamento de impostos associados às notas de serviços. Adotar gestão competente é medida fundamental para administradoras e síndicos evitarem a criação de passivo tributário para o condomínio. Exigências legais devem ser cumpridas para que não haja autuações e multas por parte da Receita Federal e demais órgãos governamentais.
Público-alvo: Administradores de condomínios, síndicos, gerentes de condomínio, Coordenadores, contas a pagar, responsáveis pela área financeira e demais profissionais da área condominial.
Pré-requisitos:
Ter cursado ensino médio e ter conhecimentos básicos da rotina condominial.
Programação
Preparar os participantes a conferir os documentos fiscais e a proceder à retenção de impostos e/ou contribuições, valendo-se de conhecimentos sobre a legislação tributária federal e municipal e aplicação das normas vigentes, de modo a assegurar que o condomínio esteja em conformidade com as obrigações tributárias. Preparar os participantes para preenchimento da EFD REINF – Escrituração fiscal digital de retenções e outras informações e DCTF – Declaração de débitos e créditos tributários federais WEB e evitar multas.
- Do condomínio como tomador de serviços
- Da obrigatoriedade das retenções
- Das retenções (ISS, INSS, CSRF)
- Dos tipos de empresas prestadores de serviços (MEI, Simples Nacional, etc.)
- Da EFD REINF
- Da DCTF WEB
- Das aplicações práticas
- Do PERDCOMP
- Natureza jurídica do condomínio
- Obrigações do tomador de serviços
- Obrigações tributárias
- Fatos geradores das obrigações tributárias
- Tipos de empresas e a influência nas retenções
- Enquadramentos efetuados pelos prestadores em CNAE divergentes do serviço oferecido
Das retenções na fonte (INSS, IRRF, ISS, PIS, COFINS, CSLL)
- Conceitos básicos
- Pessoa Jurídica e Pessoa Física
- Dos serviços sujeitos
- Mão de obra e empreitada
- Hipóteses de retenção
- Alíquotas, códigos e vencimentos
- Dispensa da retenção
- Apuração da base de cálculo
- Exercícios práticos de cálculos de retenções
Da EFD REINF
- O que é EFD REINF
- Obrigatoriedade de entrega
- Prazos
- Eventos
- Aplicação prática
Da DCTF WEB
- O que é DCTF WEB
- Obrigatoriedade
- Substituição de obrigações acessórias (GFIP, DIRF, etc.)
- Multas e penalidades
- Aplicação prática
Da PERDCOMP WEB
- O que é PERDCOMP
- Aplicação prática
Exposição dialogada e práticas de retenção de impostos e contribuições, preenchimento das declarações acessórias buscando estabelecer o aprendizado. Convivência com situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um.
Avaliação da Aprendizagem
Não haverá avaliação.
Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos que tiverem uma frequência mínima de 75% e quitarem o pagamento. A emissão do certificado online será feita em até 45 dias após o término do curso.
Carga horária: 12 horas
- LEI Nº 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE 1966. – Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.
- Receita Federal do Brasil – Instrução normativa RFB nº 971, de 13 dezembro de 2009
- Receita Federal do Brasil – IN 459 DE 2004
- Lei 13.137/15
- Thomson Reuters – Retenções na fonte de impostos e contribuições
Formatos:
On-line – Transmissão ao vivo via Zoom – no formato reunião, que possibilita aos alunos que acompanham a aula ao vivo, habilitarem câmera e microfone para a participação.
O conteúdo das aulas será gravado e ficará à disposição do aluno até 15 dias corridos do final do curso, ou seja, o curso encerra dia 11/06/25, as aulas gravadas ficam acessíveis somente até o dia 26/06/25, possibilitando que o aluno possa assistir em outro horário – sem prejuízo de marcação de presença e com a possibilidade de rever quantas vezes for necessário o material apresentado em aula.
Pontuação:
50 PONTOS
Promoção Novembro Black: (Até 30/11/2024)
Curso – Transmissão Simultânea | ||||||
Participantes | À vista com desconto | Parcelado | ||||
Sócios Secovi | R$ 467,00 | 2x R$ 246,00 | 3x R$ 164,00 | 4x R$ 123,00 | 5x R$ 98,00 | 8x R$ 61,00 (Somente cartão de crédito) |
Representados | R$ 525,00 | 2x R$ 277,00 | 3x R$ 184,00 | 4x R$ 138,00 | 5x R$ 110,00 | 8x R$ 69,00 (Somente cartão de crédito) |
Demais Interessados | R$ 583,00 | 2x R$ 307,00 | 3x R$ 205,00 | 4x R$ 153,00 | 5x R$ 123,00 | 8x R$ 76,00 (Somente cartão de crédito) |
Investimento:
Curso – Transmissão Simultânea | ||||||
Participantes | À vista com desconto | Parcelado | ||||
Sócios Secovi | R$ 583,00 | 2x R$ 307,00 | 3x R$ 205,00 | 4x R$ 153,00 | 5x R$ 123,00 | 8x R$ 76,00 (Somente cartão de crédito) |
Representados | R$ 656,00 | 2x R$ 346,00 | 3x R$ 230,00 | 4x R$ 173,00 | 5x R$ 138,00 | 8x R$ 86,00 (Somente cartão de crédito) |
Demais Interessados | R$ 729,00 | 2x R$ 384,00 | 3x R$ 256,00 | 4x R$ 192,00 | 5x R$ 153,00 | 8x R$ 96,00 (Somente cartão de crédito) |
Informações Importantes:
REGISTRO DE PRESENÇA
Online – de acordo com o registro de acesso na plataforma Zoom – ao vivo ou gravado
TRANSMISSÃO
- A qualidade do vídeo depende da conexão da internet e do equipamento utilizado pelo aluno.
- O áudio pode conter ruídos do ambiente.
- O aluno poderá utilizar-se do microfone para a sua participação interativa nas aulas ao vivo, porém poderá optar por fazer a sua comunicação através do Chat, a fim de interagir com perguntas ou comentários.
DIREITO E USO DA IMAGEM E VOZ
- Diante do conteúdo programático, sendo o curso transmitido via plataforma de Streaming (Zoom, Google Meet ou similar) e permitindo a depender do formato (webinar ou reunião), haverá a habilitação do microfone e câmera/vídeo, aumentando a interatividade entre os participantes.
- Na necessidade de regular questões oriundas do direito e uso da imagem e voz, bem como o consentimento necessário no âmbito da Legislação de Proteção de Dados (LGPD), o ALUNO adquirente declara estar ciente que:
- As aulas serão gravadas e arquivadas por prazo indeterminado pela UniSecovi;
- As gravações das aulas referidas acima serão disponibilizadas aos demais alunos que desejarem assisti-las em qualquer momento depois da aula ao vivo, até que os acessos sejam bloqueados pela UniSecovi, passados 15 dias corridos do término do curso;
- No que pese o conteúdo ser gravado e reproduzido, a plataforma de transmissão permite ao participante desativar seu próprio microfone e câmera/vídeo, permanecendo em aula, podendo participar através do chat disponível.
- Ciente dos termos descritos no item 1, neste ato, o ALUNO que espontaneamente decidir habilitar seu vídeo e/ou microfone, concede ao SECOVI-SP a captura de sua IMAGEM e VOZ, durante a participação das aulas online, para gravação, reprodução, bem como, para comercialização do conteúdo captado durante a aula, autorizando o uso de sua imagem e voz para os fins descritos no presente.
A PRESENTE AUTORIZAÇÃO É CONCEDIDA A TÍTULO GRATUITO.
INVESTIMENTO
- Os valores para associados/Representados do Secovi-SP são concedidos para funcionários de empresas (em dia c/ as contribuições), com o consentimento dessas, de acordo com o CNPJ indicado no ato da inscrição.
Consequentemente o Documento de Cobrança, referente a inscrição será SEMPRE EMITIDO EM NOME daquele que possui o benefício (valor c/ desconto).
- Procedimento de emissão de Documento de cobrança ou Notas Fiscais de Prestação de Serviços:
- A emissão do documento de cobrança (p/ associados/Representados do Secovi-SP) ou da NF. (p/ o público demais), ocorre após a prestação de serviço, portanto não temos como proceder com a emissão dos mesmos antes que o curso aconteça. As emissões são efetuadas de forma rateada entre os meses em que ocorre o curso, e de acordo com a quantidade de aulas que o mesmo teve no mês, com base na Legislação do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), Decreto: 53.151 de 17 de maio de 2012.
- Emissão do Documento de cobrança para o público Associado e/ou Representado:
O Documento de cobrança relativo a atividades que compõem o objeto social do SECOVI-SP, desenvolvidas em benefício de seus associados/Representados. De acordo com a Solução de Consulta SF/DJUG N. 17/2021, tais atividades não constituem prestação de serviço, de modo que não devem ser objeto da emissão de nota fiscal de serviço.
- Emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviços para o público Não Associado/Representado:
Os valores para aqueles que não fazem parte da categoria representada sindicalmente pela entidade, implica em emissão da NFs-e
- Os pagamentos parcelados no boleto só serão aceitos desde que a primeira parcela seja quitada antes da data de início do curso e a última parcela quitada até a data de término do curso
- Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
O curso poderá ser cancelado ou adiado pela UniSecovi por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;- Serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária vinculada ao CNPJ/CPF do campo SACADO, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- O reembolso será feito única e exclusivamente em nome do SACADO. Caso a compra tenha sido paga pelo aluno, o mesmo deverá encaminhar carta de anuência da empresa assinada pelo procurador legal da mesma e, uma cópia do contrato social da empresa, para verificação de poderes da assinatura do procurador;
- Em caso de desistência por opção do aluno, será retido 10% do valor da inscrição, a título de compensação por despesas administrativas, além da retenção do valor proporcional relativo as aulas realizadas ou as Notas Fiscais emitidas até o momento da solicitação do aluno.
Diversos
- Inclui material didático fornecido pelos docentes e certificado da Universidade Secovi (disponibilizados online).
- Por conta de possíveis imprevistos, a Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários e docentes previamente programados.
- A viabilização do curso dependerá de um número mínimo de inscritos em cada modalidade.
Mais informações e inscrições:
Contato: (11) 5591-1300
WhatsApp: (11) 97098-0858
E-mail: uni@secovi.com.br
Local: Secovi-SP – Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100
Detalhes do Curso
- Leituras 0
- Quizzes 0
- Duração 12 horas
- Nível de Habilidade All levels
- Linguagem Português
- Alunos 0
- Critérios de avaliação Sim