Autorregulamentação é destaque no Enacon 2011
A autorregulamentação de administradoras de condomínios foi um dos assuntos discutidos no primeiro dia do Enacon Secovi-SP 2011, quinta-feira, 11/8, na sede da entidade. Empresários e representantes de diversas entidades participaram do debate e mostraram o estágio atual do projeto, que pode entrará em vigor ainda este ano em São Paulo.
Coordenado por Juraci Baena Garcia, o painel contou com a participação dos empresários e integrantes da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, Paulo Bom, da Adaplan; Marcelo Duarte, da Sigecon; e Hubert Gebara, vice-presidente daquela vice-presidência e da Hubert, além de Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi Rio e da Apsa do Rio de Janeiro.
Todos concordaram que a solução para a competição predatória é a autorregulamentação do setor, experiência bem sucedida em outros países como foi mostrada pelo presidente do IREM (Institute of Real Estate Management), Ronald Goss.
No Brasil, outros setores já passaram por igual processo e obtiveram resultados positivos, como por exemplo, ABIC e Conar, com ações focadas na ética, no aumento de certificações, na qualificação profissional e padrão de serviço.
Segundo Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi-SP, o projeto de autorregulamentação no Rio de Janeiro está mais avançado e praticamente pronto para entrar em prática.